Macron bate boca com policiais israelenses em Jerusalém

Stephane Mahe / EPA

O presidente francês, Emmanuel Macron

O presidente francês, Emmanuel Macron, discutiu nesta quarta-feira com agentes do serviço de segurança de Israel (Shabak) que faziam sua segurança durante uma visita à Cidade Velha de Jerusalém. Macron foi filmado dizendo em inglês aos policiais que eles não podiam entrar com ele na Igreja de Santa Ana, já que o local é de propriedade francesa desde o século 19.

“Todos sabem as regras. Não gostei do que vocês fizeram na minha frente. Podem sair, por favor!”, disse Macron. “Todos sabem as regras, que ninguém faça provocações, ok? Vamos ficar calmos”.

Macron elogiou a organização israelense, dizendo aos responsáveis que “fizeram um trabalho excelente” na visita à Cidade Velha. Mas depois voltou a pedir: “Por favor, respeitem as regras que existem há centenas de anos e não vão mudar comigo aqui”.

A Igreja de Santa Ana é de propriedade francesa desde que foi doada ao Imperador francês Napoleão III pelo Império Otomano, em 1856, em agradecimento pelo apoio francês aos turco-otomanos na Guerra da Crimeia.

O desentendimento foi muito parecido com o que aconteceu em 1996, quando o ex-presidente francês, Jacques Chirac, visitou Jerusalém. Chirac se recusou a entrar na igreja até que os agentes de segurança israelenses saíssem. Na visita pelas ruelas da Cidade Velha, o ex-presidente ficou furioso quando os policiais o envolveram, afirmando que foi pressionado a andar mais rápido. Chirac chamou o tratamento de “provocação” e ameaçou deixar o país.

Fórum Mundial do Holocausto

Emmanuel Macron está em Jerusalém para participar da 5° Fórum Mundial do Holocausto, que começa hoje e termina nesta quinta-feira no Yad Vashem (Museu do Holocausto de Israel).

Mais de 45 chefes de Estado e delegações internacionais são esperadas em Israel para o evento, o maior da História do país, que lembrará os 75 anos da liberação do campo de extermínio Auschwitz-Birkenau. Entre outros, participarão do evento o presidente russo Vladimir Putin, o vice-presidente americano Mike Pence e o Príncipe Charles.

Emmanuel Macron desembarcou em Israel para dois dias de visita na madrugada desta quarta-feira e, desde então, cumpre intenso cronograma. Ele tomou café da manhã com o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, quando discutiu assuntos geopolíticos como Irã, Líbano e Síria. Depois, se encontrou com o presidente Reuven (Ruvi) Rivlin.

O presidente também se encontrou com Benny Gantz, do partido de centro-esquerda Azuel e Branco, o maior de oposição ao Likud, de Netanyahu. Está programado também um encontro com o presidente da Autoridade Palestina (AP), Mahmoud Abbas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Uma cidade brasileira pode ter atingido imunidade de grupo ao Covid-19 a um terrível custo

Um surto explosivo de COVID-19 em Manaus pode ter contaminado pessoas suficientes para que a imunidade coletiva tenha se manifestado, sugerem estudos iniciais. Exames de anticorpos mostram que até dois terços da população pode ter contraído …

O raro pedido de desculpas de Kim Jong-un pela morte de sul-coreano na Coreia do Norte

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, divulgou um raro pedido de desculpas pessoal pelo assassinato de um cidadão sul-coreano, segundo o governo da Coreia do Sul. Kim disse a seu colega sul-coreano, Moon Jae-in, …

Esses são os preparativos finais para a NASA coletar amostras do asteroide Bennu

A NASA já iniciou a contagem regressiva para o grande momento da missão OSIRIS-REx: a coleta de amostras do asteroide Bennu, que acontecerá no dia 20 de outubro. Será uma manobra complicada para a sonda …

Trump volta a lançar dúvida sobre processo eleitoral nos EUA

Após recusar comprometimento com transição pacífica de poder, presidente americano diz não saber se é possível um pleito "honesto". Líder republicano no Senado diz que transferência de mandato presidencial será ordenada. O presidente dos EUA, Donald …

Criador do Novichok aponta falta de principais sintomas da substância em Navalny

Leonid Rink não considera convincente a evidência apresentada pela Alemanha sobre o alegado uso do Novichok contra o opositor russo, pois, se isso tivesse acontecido, os efeitos teriam sido diferentes. Podem ter sido encontrados vestígios de …

Este pode ser o 1º planeta descoberto em outra galáxia, a 23 milhões de anos-luz

Astrônomos encontraram um candidato a planeta localizado em outra galáxia, bem longe da Via Láctea, em uma região de intensa atividade caótica. Este mundo distante parece ser um pouco menor do que Saturno e orbita um …

EUA: Trump causa alvoroço ao recusar transição pacífica caso perca as eleições

Donald Trump tensionou a classe política nos Estados Unidos ao se recusar a garantir uma passagem pacífica do poder se perder a eleição presidencial dos Estados Unidos para Joe Biden, em 3 de novembro. Bastou uma …

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …