Maior chuva dos últimos 68 anos em São Paulo causa alagamentos e mata uma mulher

A capital paulista registrou, nas últimas 24 horas. a maior chuva dos últimos 68 anos no mês de janeiro, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Uma mulher morreu afogada em Guarulhos, na Grande São Paulo, após seu carro ser arrastado pela enchente e cair no Córrego Taboão.

A queda d’água chegou a 115 milímetros (mm) na madrugada deste domingo (16). O volume, registrado pela estação meteorológica convencional do Mirante de Santana, é o maior registrado em 24 horas desde 12 de janeiro de1949, com 127,4 mm (cada milímetro de chuva equivale a um litro por metro quadrado).

Considerando todos os meses, foi a maior chuva em 24 horas desde 25 de maio de 2005, que registrou 140,4 mm. O recorde absoluto de chuvas em 24 horas, no Mirante de Santana, foi 151,8 mm, em 21 de dezembro de 1988.

Com a chuva de hoje, o acumulado deste mês totaliza 271, 2 mm, superando em 10 mm a média histórica de janeiro, iniciada em 1943.

Em Guarulhos, o Córrego Taboão transbordou e atingiu vários bairros, principalmente o Jardim Santa Emília. Uma mulher morreu afogada após seu carro ser arrastado pela enchente e cair no Córrego Taboão. Após buscas, o Corpo de Bombeiros encontrou o veículo com o corpo da vítima às 4h30 deste domingo (16).

A capital paulista registrou o transbordamento do Córrego Paciência, zona norte, às 23h, do Córrego Tremembé, zona norte, à meia-noite; e do Córrego Franquinho, zona leste, à meia-noite e meia.

No município de São Paulo, os Bombeiros atenderam 34 chamadas de ocorrências relacionadas à chuva, como pessoas ilhadas. O Centro de Gerenciamento de Emergências registrou seis pontos de alagamento intransitáveis.

A cidade de Francisco Morato teve, às 22h30, chuva de forte intensidade e curta duração, que alagou o centro e os bairros Cento e Vinte, Jardim Silvia e Jardim Alegria, segundo a Defesa Civil.

Houve deslizamento de terra na Rua Moacir Flex, onde os Bombeiros resgataram quatro moradores, que ficaram presos dentro de casa. O imóvel foi interditado e a família está em casa de parentes.

Em Itapevi, a enxurrada provocou erosão do solo às 19h30, na Chácara Vitápolis, que atingiu um veículo e uma casa abaixo do nível da rua. Os quatro moradores foram alojados na casa de parentes.

Na região de Campinas, a cidade de Cabreúva, registrou forte chuva às 21h, que alagou ruas e 10 residências. Segundo a Defesa Civil, 45 pessoas tiveram de deixar suas casas. Na cidade de Jaú, 10 casas ficaram alagadas e pessoas ficaram ilhadas.

A Defesa Civil interditou três casas no bairro Chácara Flora, pois sofreram avarias na estrutura. As famílias foram para casas de parentes.

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Uai, sô! A capital paulista não tem Plano Diretor de Macrodrenagem Urbana?
    E mais… Este plano já não foi contratado três vezes seguidas com a mesma empresa?
    E o que dizer das obras de contenção de cheias previstas e que já foram grande parte executadas?
    Estranho… Não é?

  2. Temos também, a população mais ” porca ” e desleixada desse País.
    Tudo é abandonado nas ruas de São Paulo. Até mesmo sofás inteiros.
    Se esses objetos tivessem o destino adequado, talvez não tivessemos tantos pontos de alagamento dentro da Capital. Parte (grande) dessas enchentes, é da população, dos cidadãos que tomam esse tipo de atitude, e depois vêm falar de prefeituras e Estado que não fazem nada.
    Os governantes têm sim sua dose de culpa, mas por mais que seja feito, o lixo descartado de forma inadequada, vai contribuir para que isso permaneça indefinidamente.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …