Mais de 1 milhão de anos: dentes de mamutes siberianos trazem à tona DNA mais antigo do mundo

Com a descoberta, os pesquisadores podem ser capazes de acessar as primeiras histórias de outros mamíferos e espécies extintas e entender melhor processos evolutivos e de cruzamento de espécies.

Equipe de cientistas descobriu que dentes de mamute preservados no permafrost (solo continuamente congelado adequado para a conservação de material genético), da Sibéria, de até 1,6 milhão de anos, retêm o DNA mais antigo já encontrado. Foram recuperadas as sequências do DNA dos restos mortais de três animais preservados na camada de gelo.

Os restos mortais dos animais foram descobertos na década de 70, quando os cientistas ainda não tinham métodos científicos para extrair o DNA. Agora os pesquisadores podem acessar as primeiras histórias de outros mamíferos e de espécies extintas. Os resultados da pesquisa foram publicados na revista Nature.

“Estou esperando há oito anos este estudo”, confessa Ludovic Orlando, especialista em DNA do Centro de Antropobiologia e Genômica de Toulouse, na França, que codirigiu em 2013 um estudo que sequenciou o DNA mais antigo até então: o genoma de um osso de uma perna de cavalo de 560 mil a 780 mil anos. “Estou feliz por perder este recorde”, brincou.

Os pesquisadores acreditavam na possibilidade de DNA sobreviver a mais de um milhão de anos, e agora puderam comprovar. Love Dalen, geneticista evolutivo do Museu Sueco de História Natural, que investiga DNA de mamutes desde 2007, analisou com sua equipe uma amostra de mamute-lanoso primitivo (Mammuthus primigenius) e duas amostras de mamutes-da-estepe (Mammuthus trogontherii), escavados pelo paleontólogo russo Andrei Sher.

Dalen esperava que o DNA nas amostras pudesse revelar a evolução dos mamutes e outras espécies em ação na época, mas, após experiências frustradas anteriores, o geneticista estava um pouco cético. Graças aos avanços na tecnologia de sequenciamento e bioinformática, sua equipe conseguiu decifrar milhões de pares de bases de DNA das três amostras.

A equipe de Dalen descobriu que o mamute da espécie encontrada na cidade de Krestovka pertencia a uma linhagem inteiramente nova. “Não podemos dizer que é uma espécie diferente, mas com certeza é semelhante”, explicou o cientista. Embora a amostra de Krestovka venha da Rússia, Dalen suspeita que essa linhagem foi isolada de outros mamutes-da-estepe que habitavam a América do Norte.

A equipe descobriu que os mamutes colombianos remontam metade de seus ancestrais à linhagem do mamute de Krestovka, e a outra metade aos mamutes-lanosos. As duas linhagens se misturaram há mais de 420 mil anos. A ideia de que novas espécies podem ser formadas por meio da mistura ganhou força entre biólogos evolucionistas. Mas este é o primeiro teste de especiação de híbrido de DNA antigo, diz Ludovic Orlando.

As diferentes espécies de mamutes provavelmente se misturaram na época da expansão glacial, diz Hendrik Poinar, um especialista em DNA da Universidade McMaster de Hamilton, Canadá. Sua equipe revelou evidências de que mamutes-lanudos e mamutes colombianos cruzaram posteriormente.

Tom van der Valk, bioinformático da Universidade de Uppsala, na Suécia, que liderou o trabalho sobre dentes de mamute com os biólogos evolucionistas Patricia Pecnerova e David Díez del Molino do Museu Sueco de História Natural, espera que este estudo incentive outros cientistas a seguirem esta linha de pesquisa.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …