Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana.

Esse vaso sanguíneo se desenvolve em todos os seres humanos ainda no útero. Ele leva sangue rico em oxigênio para os nossos membros superiores, o que ajudando desenvolvimento das nossas mãos.

Acontece que, na esmagadora maioria das vezes, essa via sanguínea para de se desenvolver e se deteriora depois de cerca de dois meses, deixando apenas as artérias radial e ulnar para irrigar a área. Em raros casos, ela pode permanecer por mais alguns meses ou pouco tempo após o nascimento.

O que cientistas observaram agora é que algumas pessoas adultas ainda apresentam a artéria mediana mais desenvolvida. A pesquisa foi feita avaliando a anatomia de 80 cadáveres de ascendência europeia que tinham entre 50 e 100 anos quando morreram.

“Desde o século XIII, pesquisadores têm estudado a existência desta artéria em adultos e nosso estudo mostra que ela está claramente aumentando”, afirmou o Dr. Teghan Lucas, da Flinders University. “A prevalência era de cerca de 10% nas pessoas nascidas em meados da década de 1880 em comparação com 30% nas nascidas no final do século XX, de modo que é um aumento significativo em um período bastante curto de tempo, quando se trata de evolução.”

Apesar da artéria mediana ser um fator de risco para a síndrome do túnel do carpo — que provoca formigamentos e dores nas mãos —, pesquisadores têm motivos para serem otimistas com relação a existência cada vez mais frequente dela em adultos. Uma artéria a mais ajudaria no suprimento de sangue e poderia ser mais uma alternativa em procedimentos cirúrgicos em outros locais do corpo humano.

Não se sabe ao certo o porque desse traço evolutivo — especula-se que seja fruto de uma mutação genética ou de problemas de saúde nas mães durante a gravidez — mas, se a tendência continuar, haverá mais seres humanos adultos com as artérias medianas em 2100 do que sem.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sri Lanka escava fosso para manter elefantes longe de lixão

Um fosso está sendo cavado ao redor de um lixão no Sri Lanka para impedir que elefantes invadam o local à procura de comida entre montes de resíduos plásticos. Os animais vão regularmente até o …

Pela primeira vez, Trump admite deixar a Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou pela primeira vez que deixará a Casa Branca caso o Colégio Eleitoral vote no democrata Joe Biden, embora mantenha sua tese de que houve fraude na eleição …

Mutação da Covid-19: Premiê da Dinamarca chora e se desculpa por massacre de visons

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, 43 anos, se desculpou pessoalmente nesta quinta-feira por sua gestão da pandemia. Enxugando as lágrimas, ela reconheceu que seu governo errou ao determinar o massacre de milhares de …

Herdeira da Disney diz que "tinha vergonha do sobrenome" ao falar de doação milionária

Abigail Edna Disney cresceu com muita vergonha do sobrenome que ostentava. Desde pequena, mais precisamente depois que completou dez anos, percebeu que o tamanho do patrimônio da família não condizia com a realidade da maioria …

Arqueólogos revelam restos mortais de cachorro de 8.400 anos descoberto na Suécia

Após vários meses de meticulosos trabalhos de escavação, foram finalmente revelados os restos mortais de um cachorro, de uma raça há muito tempo desaparecida, enterrado há mais de 8.400 anos na Suécia ao lado de …

“Cogumelos mágicos” são 4x melhores do que antidepressivos, descobre estudo

Quando a psilocibina, a molécula psicodélica descoberta nos cogumelos mágicos (Psilocybe cubensis), é usada durante a psicoterapia, parece possuir efeitos antidepressivos rápidos, substanciais e duradouros contra a depressão maior, de acordo com um novo ensaio …

Sem Trump, Putin e Bolsonaro ensaiam aproximação

Moscou sabe que a troca de poder na Casa Branca abre brecha na política externa brasileira. O elogio do presidente russo às "qualidades masculinas" de Bolsonaro pode ser apenas o primeiro sinal de uma aproximação. "O …

Crimes por preconceito de cor, raça ou orientação sexual podem ter punição maior

Projeto passa no Senado e vai à Câmara, mas falta definir tamanho da pena. Proposta entrou na pauta a pedido de Paulo Paim para "dar uma resposta" ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas. Falta a …

Vacinação contra a Covid-19 será obrigatória em voos da companhia aérea australiana Qantas

A vacina contra a Covid-19 ainda não está pronta, mas as companhias aéreas já começam a se preparar. É o caso da australiana Qantas, que anunciou a futura exigência de um certificado de vacinação …

Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura

A presença de insetos é uma frequente preocupação para agricultores. Os animais são capazes de prejudicar plantações e, para evitá-los, é comum que fazendeiros recorram a pesticidas. A utilização de produtos químicos, no entanto, é nociva …