O núcleo do Sol gira quase quatro vezes mais rápido que a sua superfície

NASA

O núcleo do Sol gira quase quatro vezes mais rápido do que a superfície da estrela. A nova descoberta, publicada na revista Astronomy and Astrophysics, surpreendeu os cientistas.

A ideia de que o núcleo solar pudesse girar mais rápido do que a sua superfície era motivo de especulação há mais de duas décadas, mas o fenômeno nunca tinha sido medido.

“A explicação mais plausível é que a rotação do núcleo seja um vestígio da época em que o Sol se formou, há cerca de 4,6 bilhões de anos”, afirma Roger Ulrich, da Universidade da Califórnia em Los Angeles, nos EUA, e um dos autores do estudo.

“É muito emocionante pensar que descobrimos uma relíquia da formação do Sol“, destaca o cientista, que estuda o interior do astro há mais de 40 anos.

De acordo com Ulrich, após o nascimento do Sol, o vento solar provavelmente desacelerou a rotação da parte mais externa da estrela.

A rotação do núcleo solar pode dar pistas sobre o processo de formação da estrela e também pode ter impacto sobre as manchas solares – áreas com uma temperatura mais baixa e atividade magnética elevada.

Para chegarem a estas conclusões, os cientistas analisaram as ondas acústicas na superfície da atmosfera solar – algumas penetram no núcleo e interagem com outras ondas. Ao medir as ondas sonoras, determinaram com precisão o tempo que as ondas demoram para ir e voltar da superfície para o centro do Sol.

Os cientistas também descobriram que a temperatura do núcleo é de cerca de 27 milhões de graus Fahrenheit ou 15 milhões de graus Celsius. Já a superfície do Sol é menos quente, com aproximadamente 10 mil graus Fahrenheit ou 5,5 mil graus Celsius.

Os cálculos foram baseados em dados recolhidos durante 16 anos de observações com um instrumento chamado Golf – Global Oscillations at Low Frequency (Oscilações Globais de Baixa Frequência).

O instrumento se encontra em uma sonda especial chamada SoHo – Solar and Heliospheric Observatory (Observatório Solar e Heliosférico), que foi enviada para o espaço no dia 2 de dezembro de 1995 pela NASA e pela Agência Espacial Europeia para estudar o núcleo do Sol, a atmosfera solar e os ventos solares.

// ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Egito descobre cemitério de 2 mil anos com 600 cães e gatos

Pesquisadores poloneses encontraram cerca de 600 restos mortais de animais em um cemitério de dois mil anos, no Egito. De acordo com os cientistas, os corpos encontrados na necrópole são de gatos (cerca de 90% deles), …

Nova superterra encontrada pode dar pistas sobre vida fora do Sistema Solar

Um novo exoplaneta detectado orbitando uma estrela relativamente perto do nosso Sistema Solar, pode potencialmente ajudar a resolver enigmas sobre vida alienígena. Um exoplaneta com uma massa 2,8 maior do que a da Terra designado Gliese …

China anuncia meta de crescimento econômico mais modesta na abertura do Congresso Nacional do Povo

A reunião anual do Congresso Nacional do Povo da China foi aberta nesta sexta-feira (5), em Pequim, com o tradicional discurso do primeiro-ministro do país, Li Keqiang. O líder anunciou um objetivo de crescimento …

Análogo de Buraco negro de laboratório se comporta como Stephen Hawking previu

Pesquisadores do Instituto de Tecnologia Technion-Israel tentaram confirmar duas das previsões mais importantes de Hawking, que a radiação hawking surge do nada e que não muda de intensidade ao longo do tempo, o que significa …

SP concentra 40% dos feminicídios com 200 mortes, diz estudo do Observatório de Segurança

A Rede de Observatórios da Segurança publicou seu relatório de dados sobre a violência contra a mulher do ano de 2020. O boletim, que traz números de cinco estados (SP, RJ, PE, CE e BA), mostrou …

Em pior momento da pandemia, Bolsonaro critica 'mimimi' e diz que brasileiro tem que enfrentar vírus

Um dia após o registro de novo recorde diário de mortes pela covid-19 no país, o presidente Jair Bolsonaro deu uma série de declarações dando a entender que o choro pelas vítimas é "frescura" e …

89% dos norte-americanos veem a China como inimiga ou concorrente

A maioria dos norte-americanos não vê a China como parceira e expressa preocupações crescentes sobre o histórico de direitos humanos e as práticas econômicas de Pequim, revelou uma nova pesquisa do Pew Research Center nesta …

Governadores pedem a Bolsonaro maior esforço por vacinas

Em meio ao pior momento da epidemia de covid-19 no Brasil, os governadores de 14 estados brasileiros enviaram nesta quinta-feira (04/03) uma carta ao presidente Jair Bolsonaro pedindo um maior esforço para a compra de …

Nova Zelândia lança alerta de tsunami e ordena retirada de habitantes da costa nordeste

Um alerta de tsunami foi emitido após um forte terremoto de magnitude 7,8 nas remotas ilhas Kermadec, na Nova Zelândia, no oceano Pacífico. As autoridades determinaram a retirada de todos os habitantes do litoral …

União Europeia começa exame contínuo da vacina russa Sputnik V

A Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês) deu início ao exame contínuo do dossiê de registo da vacina Sputnik V para verificar sua conformidade com as normas europeias de eficácia, segurança e …