O Mar Mediterrâneo, que tem uma área de 2,5 milhões de quilômetros quadrados e está localizado entre a África e a Europa, pode vir a desaparecer da superfície da Terra dentro de 50 milhões de anos.
De acordo com um artigo publicado na segunda-feira (27) no The Economist, a deriva continental – teoria que descreve o movimento gradual dos continentes da Terra –, seria a principal responsável pelo eventual desaparecimento do Mar Mediterrâneo. Caso o mar desapareça, o mundo como o conhecemos será muito diferente no futuro.
O fenômeno geológico da deriva continental ocorre porque as placas tectônicas sob a superfície da Terra estão em constante movimento, à deriva sobre uma camada de rocha. Este movimento é impulsionado pelas correntes de calor provenientes do manto terrestre.
Neste momento, a África e a Europa se movem lentamente em direção um do outro ao longo do Mediterrâneo, em um movimento que levará a uma colisão intercontinental que, por consequência, dará origem a um megacontinente – a Eurafrica.
A maioria dos geólogos acredita que, quando se der a colisão entre os dois continentes, o Mediterrâneo irá se fechar, tornando-se montanhoso à medida que os grandes fragmentos dos continentes forem colidindo. No entanto, não há motivo para alarde: o fenômeno geológico só acontecerá em um futuro muito distante.
É inevitável associar a teoria à Pangeia, o supercontinente cercado por um só oceano que foi descrito pela primeira vez no século XX pelo alemão Alfred Wegener. A Pangeia teria se fragmentado depois em dois megacontinentes – Gondwana e Laurásia – que deram depois origem aos continentes que conhecemos hoje.
Os cientistas teorizam que os supercontinentes se formaram durante grandes ciclos ao longo da história da Terra. Pangeia teria sido o mais recente a ter se fragmentando, há 200 milhões de anos, ainda durante a era Paleozoica.
Alguns cientistas acreditam que estamos atravessando outro ciclo e, uma nova Pangeia, que incluirá montanhas na área agora ocupada pelo Mediterrâneo, pode estar no horizonte.
Ciberia // ZAP