A filha mais velha de Donald Trump vai encerrar a marca de roupas e acessórios que leva o seu nome, mais de um ano depois de ter se afastado da administração da empresa, porque quer se dedicar a tempo integral ao seu trabalho como uma das principais conselheiras da Casa Branca.
De acordo com o um porta-voz de Ivanka Trump, em declarações ao New York Times, as encomendas não serão renovadas e os funcionários das lojas deverão começar já na próxima semana a abandonar seus postos de trabalho. O anúncio do encerramento da marca teria pego de surpresa o pessoal da empresa.
Em comunicado, a filha do presidente dos EUA disse que tinha decidido alienar o negócio por completo por não saber se regressaria ao ramo de atividade. “Depois de 17 meses em Washington, não sei quando ou se algum dia voltarei ao meu negócio, mas sei que meu foco, no futuro imediato, é no trabalho que faço em Washington, por isso essa decisão é a única justa para meus sócios e para a minha equipe”, referiu.
No entanto, segundo o Expresso, as razões não ficam por aqui e podem também ter a ver com os possíveis conflitos de interesse que surgiram quando Donald Trump apresentou sua candidatura, devido ao seu passado como empresário e proprietário de interesses imobiliários.
Apesar de ter sempre afastado esse cenário e mesmo se retirando da chefia, Ivanka continuava a retirar da sua atividade dividendos econômicos e sua folha de rendimentos mostra que seus ganhos diretos rondaram os 5 milhões de dólares no ano passado, adianta o semanário.
Embora seja “admirável”, esse é um passo que “chega tarde demais” para o grupo de defesa da transparência na política Cidadãos para a Ética e Responsabilidade dos EUA. Além disso, sugere o grupo, a decisão dá a confirmação de que havia conflitos de interesse que surgia do fato de ser umas das conselheiras do presidente norte-americano.
O jornal Público informa ainda que as restrições estabelecidas pela própria Ivanka quando foi trabalhar com o pai (como o impedimento de a marca se expandir para o exterior, por exemplo) limitavam as operações da empresa e, consequentemente, seu crescimento.
Ao mesmo tempo, a marca foi um autêntico foco em nível de polêmicas, com a família Trump sendo acusada de se aproveitar do seu poder político para beneficiar resultados a nível comercial.
Ciberia // ZAP