Marca de roupas de Ivanka Trump chega ao fim

Jim Lo Scalzo / EPA

Ivanka Trump

A filha mais velha de Donald Trump vai encerrar a marca de roupas e acessórios que leva o seu nome, mais de um ano depois de ter se afastado da administração da empresa, porque quer se dedicar a tempo integral ao seu trabalho como uma das principais conselheiras da Casa Branca.

De acordo com o um porta-voz de Ivanka Trump, em declarações ao New York Times, as encomendas não serão renovadas e os funcionários das lojas deverão começar já na próxima semana a abandonar seus postos de trabalho. O anúncio do encerramento da marca teria pego de surpresa o pessoal da empresa.

Em comunicado, a filha do presidente dos EUA disse que tinha decidido alienar o negócio por completo por não saber se regressaria ao ramo de atividade. “Depois de 17 meses em Washington, não sei quando ou se algum dia voltarei ao meu negócio, mas sei que meu foco, no futuro imediato, é no trabalho que faço em Washington, por isso essa decisão é a única justa para meus sócios e para a minha equipe”, referiu.

No entanto, segundo o Expresso, as razões não ficam por aqui e podem também ter a ver com os possíveis conflitos de interesse que surgiram quando Donald Trump apresentou sua candidatura, devido ao seu passado como empresário e proprietário de interesses imobiliários.

Apesar de ter sempre afastado esse cenário e mesmo se retirando da chefia, Ivanka continuava a retirar da sua atividade dividendos econômicos e sua folha de rendimentos mostra que seus ganhos diretos rondaram os 5 milhões de dólares no ano passado, adianta o semanário.

Embora seja “admirável”, esse é um passo que “chega tarde demais” para o grupo de defesa da transparência na política Cidadãos para a Ética e Responsabilidade dos EUA. Além disso, sugere o grupo, a decisão dá a confirmação de que havia conflitos de interesse que surgia do fato de ser umas das conselheiras do presidente norte-americano.

O jornal Público informa ainda que as restrições estabelecidas pela própria Ivanka quando foi trabalhar com o pai (como o impedimento de a marca se expandir para o exterior, por exemplo) limitavam as operações da empresa e, consequentemente, seu crescimento.

Ao mesmo tempo, a marca foi um autêntico foco em nível de polêmicas, com a família Trump sendo acusada de se aproveitar do seu poder político para beneficiar resultados a nível comercial.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Relíquia do Jurássico: descoberto animal marinho cuja espécie vive há 180 milhões de anos

Um grupo de pesquisadores descreveu uma nova espécie de ofíuros – um animal marinho parecido com as estrelas-do-mar, que recebeu o nome de Ophiojura, informou nesta quinta-feira (17) Tim O’Hara, curador dos Museus Victoria (Austrália) …

Projeto de estrada cortando parque das cataratas de Iguaçu ameaça outras áreas de proteção pelo Brasil

Uma das paisagens naturais mais impressionantes do Brasil e reconhecida pela Unesco, o Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as cataratas, no Paraná, pode ser cortado ao meio por uma rodovia asfaltada – em …

Por que a imunidade de rebanho está longe de ser realidade

Embora costume ser apresentada como simples cálculo matemático, alcançar a imunidade de rebanho não é tarefa fácil. Ela não só depende da infecciosidade das variantes, como da adoção de medidas sanitárias pela população. Apesar das campanhas …

Uso de maconha na adolescência pode atrapalhar o desenvolvimento do cérebro

O consumo de maconha pode ser prejudicial ao cérebro humano durante a adolescência, de acordo com estudo publicado na última quarta-feira (16). Segundo a pesquisa, realizada em regiões da Europa, o uso recreativo da planta pode …

EUA terão feriado para comemorar fim da escravidão

Data já celebrada na maioria dos estados vai se tornar feriado federal. O "Juneteenth" lembra dia em que os últimos escravos negros foram libertados no país, em 1865. Após aprovação pelo Congresso dos Estados Unidos na …

5 perguntas sobre os denisovanos, 'parentes' extintos dos humanos modernos que viveram na Terra há 50 mil anos

Desde que os primeiros vestígios dos denisovanos foram descobertos em 2008, os cientistas não descansaram tentando obter mais informações sobre eles. A tarefa, no entanto, não tem sido fácil, porque até agora só foram encontrados pequenos …

Calheiros anuncia nome das 14 pessoas que passaram de testemunhas a investigados na CPI da Covid

Segundo senador, é preciso mudar o "patamar" da investigação pois já há provas e indícios concretos contra as pessoas inseridas na lista, que agora será encaminhada ao presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM). Nesta sexta-feira (18), …

Turistas “madrugam” para visitar Disneyland Paris, que reabre após oito meses por causa da pandemia

Depois de oito meses de portas fechadas, o parque Disneyland Paris reabriu para o público nesta quinta-feira (17). A atração, um dos principais destinos turísticos da Europa, volta a funcionar, mas mantém medidas sanitárias …

Cientistas desvendam mistério de 'apagamento' de estrela gigante Betelgeuse

Astrônomos dizem que solucionaram o mistério sobre por que uma das mais conhecidas estrelas que iluminava o céu à noite começou a perder o brilho há cerca de um ano. Betelgeuse, uma supergigante vermelha da …

Portugal isola Lisboa para conter disseminação de variante

Em meio a alta de casos e difusão da variante delta do coronavírus, detectada inicialmente na Índia, governo português restringe circulação para dentro e para fora da região metropolitana da capital no fim de semana. Em …