Marca de roupas de Ivanka Trump chega ao fim

Jim Lo Scalzo / EPA

Ivanka Trump

A filha mais velha de Donald Trump vai encerrar a marca de roupas e acessórios que leva o seu nome, mais de um ano depois de ter se afastado da administração da empresa, porque quer se dedicar a tempo integral ao seu trabalho como uma das principais conselheiras da Casa Branca.

De acordo com o um porta-voz de Ivanka Trump, em declarações ao New York Times, as encomendas não serão renovadas e os funcionários das lojas deverão começar já na próxima semana a abandonar seus postos de trabalho. O anúncio do encerramento da marca teria pego de surpresa o pessoal da empresa.

Em comunicado, a filha do presidente dos EUA disse que tinha decidido alienar o negócio por completo por não saber se regressaria ao ramo de atividade. “Depois de 17 meses em Washington, não sei quando ou se algum dia voltarei ao meu negócio, mas sei que meu foco, no futuro imediato, é no trabalho que faço em Washington, por isso essa decisão é a única justa para meus sócios e para a minha equipe”, referiu.

No entanto, segundo o Expresso, as razões não ficam por aqui e podem também ter a ver com os possíveis conflitos de interesse que surgiram quando Donald Trump apresentou sua candidatura, devido ao seu passado como empresário e proprietário de interesses imobiliários.

Apesar de ter sempre afastado esse cenário e mesmo se retirando da chefia, Ivanka continuava a retirar da sua atividade dividendos econômicos e sua folha de rendimentos mostra que seus ganhos diretos rondaram os 5 milhões de dólares no ano passado, adianta o semanário.

Embora seja “admirável”, esse é um passo que “chega tarde demais” para o grupo de defesa da transparência na política Cidadãos para a Ética e Responsabilidade dos EUA. Além disso, sugere o grupo, a decisão dá a confirmação de que havia conflitos de interesse que surgia do fato de ser umas das conselheiras do presidente norte-americano.

O jornal Público informa ainda que as restrições estabelecidas pela própria Ivanka quando foi trabalhar com o pai (como o impedimento de a marca se expandir para o exterior, por exemplo) limitavam as operações da empresa e, consequentemente, seu crescimento.

Ao mesmo tempo, a marca foi um autêntico foco em nível de polêmicas, com a família Trump sendo acusada de se aproveitar do seu poder político para beneficiar resultados a nível comercial.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …