McDonald’s vai reduzir uso de antibióticos na produção da carne

A resistência aos antibióticos representa uma ameaça à saúde global e à segurança alimentar. Quanto mais antibióticos são dados ao gado, mais rapidamente as bactérias podem se adaptar e se tornar resistentes.

Quando se trata de reduzir o uso de antibióticos, tem havido muito progresso na indústria avícola. Em 2015, o McDonald’s anunciou um plano para proibir os fornecedores de frango de usar antibióticos que são importantes para o tratamento da saúde humana. Muitas outras cadeias alimentares fizeram o mesmo.

Agora, o McDonald’s diz que usará sua escala maciça para reduzir o uso de antibióticos em vacas que fazem parte da sua oferta global de carne. “Pessoalmente, acho que é o projeto mais ambicioso que o McDonald’s já adotou”, diz Bruce Feinberg, diretor sênior que supervisiona os sistemas globais de qualidade de proteínas e produtos lácteos.

A empresa medirá o uso de antibióticos nos seus dez principais mercados de carne bovina, incluindo EUA, Brasil e Nova Zelândia – e, em seguida, estabelecerá metas de redução até o final de 2020.

Ambientalistas aplaudem o compromisso. “O McDonald’s é a primeira grande cadeia de hambúrgueres a anunciar uma política abrangente de redução do uso de antibióticos para toda a carne vendida nos seus restaurantes – e a maior, de longe”, escreve Lena Brook, do Natural Resources Defense Council.

O NRDC diz que, em uma época em que cerca de 40% dos antibióticos medicamente importantes vendidos no setor pecuário nos EUA vão para a indústria de carne bovina, “abordar o uso excessivo na produção de carne bovina é fundamental para combater a resistência aos medicamentos“.

O Fundo de Educação dos EUA (PIRG), um grupo de defesa do consumidor e mais de 80 outros grupos de partes interessadas pediram que a cadeia cortasse o uso rotineiro de antibióticos. Em maio, alguns desses grupos entregaram uma petição ao McDonald’s durante uma reunião de acionistas com mais de 150 mil assinaturas.

Feinberg, do McDonald’s, explicou que tem sido difícil determinar quais antibióticos – e quantos – são usados ​​na produção de carne bovina. “Descobrimos que não há muita informação disponível globalmente”.

“A cadeia de fornecimento de carne bovina é bastante fragmentada e complexa“, diz Karin Hoelzer, do Pew Charitable Trusts. Com o frango, é comum que “a mesma entidade lide com tudo, desde a eclosão até o abate”, diz Hoelzer. Mas com o gado, “há muitas entidades diferentes envolvidas na produção de carne bovina, durante um longo período de tempo”.

Durante o processo de transporte, as vacas podem se tornar vulneráveis ​​ao que é conhecido na indústria como febre de transporte, o que justifica usar antibióticos.

O McDonald’s diz que o objetivo agora é monitorar os fornecedores de carne bovina e relatar seu uso de antibióticos. Depois, a empresa vai estabelecer metas de redução específicas de mercado para fornecedores em cada país.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças nos EUA, pelo menos 2 milhões de pessoas contraem uma infecção resistente a antibióticos a cada ano e pelo menos 23 mil pessoas morrem.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …