Médicos apresentam queixa contra Édouard Philippe e Agnès Buzyn

(cv) YouTube

Macron nomeia conservador Édouard Philippe como primeiro-ministro da França

Um colectivo de técnicos de saúde apresentou uma queixa contra o primeiro-ministro Edouard Philippe e a antiga ministra da Saúde Agnès Buzyn. Os dois políticos sāo acusados de nāo ter tomado medidas a tempo de travar a propagação da epidemia Covid-19 em França.

Os autores da denúncia acusam Édouard Philippe e Agnès Buzyn, médica de profissāo, de se terem abstido “voluntariamente de tomar ou implementar medidas que permitissem (…) combater um sinistro natural, o que criou um perigo para a segurança das pessoas”, nomeadamente a propagaçāo da epidemia de Covid-19, punida com dois anos de prisão e uma multa de 30 000 euros.

A partir de dia 13 de Março, o governo francês tomou medidas, entre elas o confinamento generalizado da população.

O ministro da Saúde francês anunciou esta sábado, 21 de Março, mais testes e uma encomenda de 250 milhões de máscaras depois das múltiplas denúncias de falta de máscaras no país e críticas à estratégia de testar apenas pessoas de alto risco ou já hospitalizadas.

As críticas têm chegado sobretudo de organizações de médicos e outros profissionais de saúde, que denunciaram não ter os meios necessários para lutar contra o novo coronavírus, que causa a doença covid-19, mesmo em meio hospitalar.

O Presidente da Comissão de Saúde da região de Paris, Ludovic Toro, acusa o Estado francês de ter demorado a reagir.

“É preciso que as medidas sejam rápidas porque temos dois meses de atraso. As medidas implementadas na China, na Itália, na Coreia do Sul têm por base três pontos fundamentais: o confinamento, testar rapidamente todas as pessoas e as máscaras. A França falhou a fase de testes e das máscaras”, afirmou o médico generalista.

O médico francês pede ao director-geral de Saúde, Jérôme Salomon, para sair às ruas e enfrentar a realidade.

“Como é que é que um director-geral da saúde se atreve dizer que as máscaras nāo servem para nada e que temos máscaras suficientes. É preciso que ele desça da direcção e que saia para as ruas, que vá ver os médicos, enfermeiros tanto os liberais como os que trabalham nos hospitais e verá a realidade da situação“, afirmou.

Em Marselha, Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica começou hoje um ensaio clínico para lutar contra a covid-19. Trata-se de um estudo engloba quatro tratamentos experimentais, incluindo a hidroxicloroquina, utilizada no tratamento da malária, e vai envolver 800 pacientes diagnosticados com a Covid-19 e em estado grave.

“É preciso agir rápido”, lembra Ludovic Toro.

“O problema de um ensaio clínico é o tempo que demora em ser validado pelas autoridades. O problema é que nāo temos tempo. Este medicamento que conhecemos o anti-paludismo e este antibiótico que também conhecemos provocam efeitos secundários. Entre os efeitos secundários e um óbito programado prefiro os efeitos secundários, sobretudo porque os conhecemos bem”, descreve o médico.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Superlua Rosa: satélite atinge proximidade máxima com a Terra

Na próxima terça-feira (7), os entusiastas da astronomia vão poder testemunhar um conhecido e belo fenômeno dos céus que acontece anualmente. A Superlua Rosa é o momento em que o satélite atinge proximidade máxima com a …

Empresas brasileiras lançam manifesto contra demissões

Dezenas de empresas assinam texto pedindo que companhias se comprometam a não demitir nos próximos dois meses, mesmo diante dos impactos econômicos provocados pelas medidas de isolamento para conter o coronavírus. Um grupo de 41 empresas …

Bill Gates vai financiar sete pesquisas de vacina contra COVID-19

Bill Gates, o fundador, ex-CEO e atual filantropo, anunciou durante entrevista no talk show norte-americano Daily Show With Trevor Noah que, por meio de sua própria fundação, estará financiando sete pesquisas clínicas que buscam descobrir …

Bolsonaro é denunciado no TPI por “crime contra a humanidade”

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia (ABJD) denunciou o presidente Jair Bolsonaro por crime contra a humanidade no Tribunal Penal Internacional.  A denúncia foi protocolada nesta quinta-feira (2) na corte de Haia. Segundo …

O primeiro ‘autor’ do mundo era uma mulher

Enheduanna viveu no século 23 antes da nossa era na Mesopotâmia. Princesa, sacerdotisa e poeta, ela pode se orgulhar de ter sido a primeira autora do mundo a ter seu nome conhecido em uma época …

Maduro envia carta ao povo dos EUA pedindo "cessação das sanções"

Nicolás Maduro enviou uma carta ao povo dos Estados Unidos expressando uma mensagem de solidariedade e paz, e pedindo fim das ameaças militares e das sanções contra Venezuela. No documento, o chefe de Estado venezuelano exprime …

Governo dos EUA alerta população para novo "11 de Setembro" devido à covid-19

Chefe da Saúde Pública do país prevê que próxima semana será "a mais difícil e mais triste da vida da maioria dos americanos". Ele compara repercussão a dois dos maiores traumas da história dos Estados …

Quarentena em todo o mundo deixou a crosta terrestre mais "silenciosa"

As medidas de isolamento social adotadas para conter o novo coronavírus (SARS-CoV-2) estão deixando a Terra mais silenciosa - ao menos para os “ouvidos” sensíveis dos sismógrafos. É que as atividades humanas, tais como a circulação …

IA sincronizada com música cria rostos falsos, o resultado pode se aterrorizante

As pessoas ainda aprendem a melhor forma de empregar as redes neurais artificiais, aprendizado de máquina e avanços em inteligência artificial. Entre as pesquisas práticas há a busca por empregar essas técnicas de forma a …

Coronavírus: 92% das mães nas favelas dizem que faltará comida após um mês de isolamento

"Muitas pessoas entraram na linha de pobreza da noite para o dia. O casal que trabalhava no shopping na semana retrasada, que recebia por semana, fez a compra da semana passada e nesta semana já …