Médicos apresentam queixa contra Édouard Philippe e Agnès Buzyn

(cv) YouTube

Macron nomeia conservador Édouard Philippe como primeiro-ministro da França

Um colectivo de técnicos de saúde apresentou uma queixa contra o primeiro-ministro Edouard Philippe e a antiga ministra da Saúde Agnès Buzyn. Os dois políticos sāo acusados de nāo ter tomado medidas a tempo de travar a propagação da epidemia Covid-19 em França.

Os autores da denúncia acusam Édouard Philippe e Agnès Buzyn, médica de profissāo, de se terem abstido “voluntariamente de tomar ou implementar medidas que permitissem (…) combater um sinistro natural, o que criou um perigo para a segurança das pessoas”, nomeadamente a propagaçāo da epidemia de Covid-19, punida com dois anos de prisão e uma multa de 30 000 euros.

A partir de dia 13 de Março, o governo francês tomou medidas, entre elas o confinamento generalizado da população.

O ministro da Saúde francês anunciou esta sábado, 21 de Março, mais testes e uma encomenda de 250 milhões de máscaras depois das múltiplas denúncias de falta de máscaras no país e críticas à estratégia de testar apenas pessoas de alto risco ou já hospitalizadas.

As críticas têm chegado sobretudo de organizações de médicos e outros profissionais de saúde, que denunciaram não ter os meios necessários para lutar contra o novo coronavírus, que causa a doença covid-19, mesmo em meio hospitalar.

O Presidente da Comissão de Saúde da região de Paris, Ludovic Toro, acusa o Estado francês de ter demorado a reagir.

“É preciso que as medidas sejam rápidas porque temos dois meses de atraso. As medidas implementadas na China, na Itália, na Coreia do Sul têm por base três pontos fundamentais: o confinamento, testar rapidamente todas as pessoas e as máscaras. A França falhou a fase de testes e das máscaras”, afirmou o médico generalista.

O médico francês pede ao director-geral de Saúde, Jérôme Salomon, para sair às ruas e enfrentar a realidade.

“Como é que é que um director-geral da saúde se atreve dizer que as máscaras nāo servem para nada e que temos máscaras suficientes. É preciso que ele desça da direcção e que saia para as ruas, que vá ver os médicos, enfermeiros tanto os liberais como os que trabalham nos hospitais e verá a realidade da situação“, afirmou.

Em Marselha, Instituto Nacional da Saúde e da Pesquisa Médica começou hoje um ensaio clínico para lutar contra a covid-19. Trata-se de um estudo engloba quatro tratamentos experimentais, incluindo a hidroxicloroquina, utilizada no tratamento da malária, e vai envolver 800 pacientes diagnosticados com a Covid-19 e em estado grave.

“É preciso agir rápido”, lembra Ludovic Toro.

“O problema de um ensaio clínico é o tempo que demora em ser validado pelas autoridades. O problema é que nāo temos tempo. Este medicamento que conhecemos o anti-paludismo e este antibiótico que também conhecemos provocam efeitos secundários. Entre os efeitos secundários e um óbito programado prefiro os efeitos secundários, sobretudo porque os conhecemos bem”, descreve o médico.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …