‘Estamos em guerra’: França confiscou 1 milhão de máscaras destinadas à Espanha e Itália

Stephane Mahe / EPA

O presidente francês, Emmanuel Macron

Os dois países se envolveram em uma disputa diplomática depois que parte das máscaras com destino a outros países vindas da China foram retidas em cidades francesas.

As autoridades francesas apreenderam milhões de máscaras que uma empresa sueca estava transportando da China para a Espanha e Itália em 5 de março. O incidente resultou em um escândalo diplomático que agora foi resolvido, revelou na quarta-feira (1º) a revista L’Express.

“Estamos em guerra, em uma guerra sanitária”, afirmou em 16 de março o presidente francês Emmanuel Macron, se referindo à COVID-19. “Não estamos lutando nem contra um exército, nem contra outra nação. Mas o inimigo está lá, invisível, imperceptível e [está] avançando. Isso exige nossa mobilização geral”.

Macron tinha assinado um decreto que autorizava o governo a requisitar qualquer produto necessário na luta contra a epidemia.

Assim, nesse 5 de março, o Secretariado Geral da Defesa e Segurança Nacional francês (SGDSN) apreendeu uma encomenda de quatro milhões de máscaras que a empresa de produtos descartáveis Molnycke estava transportando da China para a Espanha e Itália. As mercadorias fizeram escala no porto francês de Marselha e no centro logístico da cidade de Lyon, onde foram retidas de acordo com as instruções presidenciais.

O incidente causou atritos diplomáticos entre a França e a Suécia, cujo governo foi alertado pela Molnycke para intervir. Após semanas de cabo de guerra, o SGDSN concordou em permitir que metade das mercadorias chegasse aos seus destinos a “título excepcional”.

Assim, a França deixou finalmente chegar dois dos quatro milhões de máscaras à Espanha e Itália; os dois milhões restantes permaneceram em solo francês, relatou a fonte.

Na França ocorreram outros incidentes semelhantes, tais como a apreensão de 680.000 máscaras com destino à República Tcheca, que, por sua vez, apreendeu um lote semelhante com destino à Itália.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Júpiter é tão grande que quase virou um sol

Júpiter é o maior planeta do sistema solar. Assim, bem maior mesmo. Do tipo se você pegar todos os outros planetas e juntar suas massas, não chega nem aos pés dele. Nem mesmo metadinha. Esse gigante …

União Europeia pede que EUA reconsiderem sua decisão de cortar relações com a OMS

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o chefe de relações internacionais da União Europeia, Josep Borrell, pediram neste sábado (30) que os Estados Unidos “reconsiderem a decisão anunciada” de romper …

Astronautas da NASA chegam à ISS em nave da SpaceX e entram para a história

Depois de viajarem pelo espaço por 19 horas, os astronautas Bob Behnken e Doug Hurley chegaram à Estação Espacial Internacional (ISS) a bordo da nave Crew Dragon alguns minutos antes do previsto. O lançamento histórico aconteceu …

Nova Zelândia se encontra em cima de enorme bolha de lava, segundo pesquisa

Durante os anos 70, pesquisadores propuseram a teoria de que o interior do planeta se agita lentamente como uma bolha de lava. Estas bolhas flutuantes surgem como plumas do manto derretido do centro da Terra, onde …

Alemães usam criatividade para manter distanciamento social

Até final de junho, distância mínima está em vigor em espaços públicos. Instituições de cultura encontraram meios engenhosos para reunir grupos com segurança. Ideias vão de chapéu com boia até orações em estacionamento. Com medidas de …

YouTube exibe mais de 100 filmes de ‘Cannes’ e outros festivais de cinema durante quarentena

Assim como outros eventos do cinema em 2020, o ‘Festival de Cannes’ foi cancelado em função da pandemia do novo coronavírus. Já os festivais de Veneza e Toronto, previstos para setembro, ainda são incertos. Mas, …

Moradores do Catar compram novos celulares para escapar de aplicativo espião anti-Covid

Os aplicativos para smartphones destinados a rastrear pessoas infectadas com o novo coronavírus se tornaram instrumentos de controle das atividades de milhares de cidadãos, principalmente em países não democráticos. É o caso do emirado do Catar, …

Apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês, diz CNI

Levantamento realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) diz que apenas 22% das empresas têm recursos para manter atividades por mais um mês diante da crise do coronavírus. O relatório aponta que 45% das empresas podem …

Satélites podem ter problemas com o enfraquecimento do campo magnético da Terra

O campo magnético da Terra protege nosso planeta da radiação solar perigosa, mas ele não é estático. Nos últimos 200 anos ele ficou 9% mais fraco, e esse enfraquecimento pode causar problemas de funcionamento em …

Netflix não está enviando seus filmes para os festivais como costumava fazer

A pandemia de COVID-19 causou complicações em todas as áreas e festivais de todos os tipos tem sofrido intensamente com a impossibilidade de reunir pessoas. O Oscar 2021, um dos maiores festivais de cinema e, certamente, …