México revela possível gravação com voz de Frida Kahlo

Saed de los Santos / Wikimedia

Retrato de Frida Kahlo a óleo sobre madeira, Saed de los Santos

Um áudio inédito, contendo uma voz que se acredita ser de Frida Kahlo lendo um texto que ela escreveu para seu marido, o pintor Diego Rivera, está sendo analisado no México para determinar se seria realmente o primeiro arquivo sonoro da pintora surrealista.

A ministra da Cultura mexicana, Alejandra Frausto, anunciou nesta quarta-feira (12/06) que o arquivo de áudio com duração de 90 segundos foi encontrado na coleção de Álvaro Gálvez y Fuentes, conhecido como “El Bachiller”, um personagem famoso da chamada “idade de ouro” do rádio mexicano.

“A voz de Frida tem sido um grande enigma, uma busca constante. Até agora não havia uma gravação de Frida Kahlo”, afirmou Pavel Granados, diretor da Fonoteca Nacional, que abriga a mais importante coleção sonora do México. “É uma gravação que está sendo estudada, uma voz que poderíamos chegar a uma conclusão próxima, sem dar 100% de certeza, que poderia ser de Frida Kahlo”.

Com acordes de violão ao fundo, no áudio gravado em 1953 ou 1954 é possível ouvir Kahlo presumivelmente lendo um fragmento do texto que ela escreveu em 1949 para celebrar os 50 anos da carreira artística de Rivera.

“Com sua cabeça asiática, no qual nasce um cabelo escuro, tão fino que parece flutuar no ar, é uma criança grande, imensa, com um rosto gentil e um olhar triste”, diz na gravação uma voz de timbre suave.

De acordo com Granados, uma das provas do que seria a voz de Kahlo é uma descrição captada pela fotógrafa francesa Gisele Freund em um artigo onde ela escreve que “Frida fuma, ri, fala com uma voz melodiosa e quente”. Outra prova, acrescentou Granados, é que o fragmento do texto ouvido na gravação é parte de outro recuperado pela historiadora e crítica argentina Raquel Tibol, que morreu em 2015.

O diretor explicou ainda que a gravação faz parte de um dos programas que “El Bachiller” produziu nos anos 1950 para a emissora XEW, de propriedade do conglomerado de mídia mexicano Televisa, e que os testes realizados no áudio mostram que ele foi gravado com um gravador portátil e fora de um estúdio profissional.

A análise do som descarta a possibilidade de que se trate de uma “locutora profissional”, pois é possível ouvir a respiração em diferentes ocasiões, bem como um ligeiro ceceio [fenômeno linguístico da língua espanhola no qual pessoas pronunciam o “s” com som de “z”], contou Granados.

“Frida é um dos personagens mais emblemáticos que temos na cultura”, afirmou a ministra da Cultura mexicana. O próximo passo será continuar com a análise da coleção de “El Bachiller” e consultar outras fontes que confirmem que a voz da gravação é realmente de Frida Kahlo.

Frida Kahlo é considerada uma das grandes pintoras surrealistas do século 20 e, no México, um símbolo nacional. Filha do fotógrafo alemão Carl Wilhelm Kahlo, ela nasceu em 1907 em Coyoacán, na atual Cidade do México. Aos seis anos, ela adoeceu de pólio e, aos 18 anos, sofreu um grave acidente de trânsito que quase custou a vida.

Ela foi operada mais de 20 vezes e teve que usar um espartilho de aço durante anos. Kahlo refletiu sua dor em suas pinturas. Respondendo às constantes infidelidades do seu marido, Kahlo teve suas próprias aventuras amorosas, algumas das quais com mulheres.

A artista expressou sua vida turbulenta em quadros coloridos. Porém, até sua morte aos 47 anos de idade, não teve reconhecimento artístico. Hoje, ela é um símbolo do feminismo latino-americano, e um ícone tão conhecido quanto Che Guevara.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Escolas de samba adiam desfile de Carnaval no Rio de Janeiro

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa) decidiu adiar os desfiles das escolas de samba do grupo especial, que aconteceriam em fevereiro, devido à pandemia de covid-19. A decisão foi tomada, …

Governo brasileiro publica portaria sobre aborto retirando obrigatoriedade de informar polícia

Nova portaria publicada nesta quinta-feira (24) no Diário Oficial retira a obrigatoriedade de que a polícia seja avisada sobre a realização de abortos previstos em lei. O texto é assinado pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello. …

Asteroide passa ‘raspando’ pela Terra e chega mais perto de nós do que satélites de TV

Por pouco não tivemos a ‘visita‘ de um asteroide na manhã desta quinta-feira (24). O evento era, basicamente, a cereja do bolo do que está sendo o anos de 2020. Quase! O objeto, chamado de ‘2020 …

Sarcófago de 'supervisor dos tronos' é desenterrado no Egito

Um sarcófago de pedra calcária e várias estatuetas funerárias ushebti foram descobertas na cidade egípcia de Minya, por uma missão arqueológica do país, liderada por Mostafa al-Waziry, o secretário-geral do Conselho Supremo de Antiguidades do …

Trump não se compromete com transferência pacífica de poder

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, recusou-se a se comprometer com uma transferência pacífica de poder caso seja derrotado na eleição presidencial de 3 de novembro. "Vamos ver o que vai acontecer", disse Trump, ao …

TikTok impõe restrições em anúncios de emagrecimento para combater gordofobia

O TikTok anunciou nesta quarta-feira (23) uma série de novas regras que restringem a veiculação de anúncios de aplicativos e suprimentos de emagrecimento dentro da plataforma. Segundo o comunicado oficial da rede social, o objetivo das …

Volkswagen vai indenizar ex-trabalhadores que denunciaram ditadura militar no Brasil

A subsidiária da montadora alemã Volkswagen anunciou que vai indenizar ex-trabalhadores por violações de direitos humanos no Brasil. Como reconhecido pela própria empresa, seus serviços de segurança interna colaboraram com a ditadura militar brasileira …

Coreia do Sul acusa Norte de ter matado brutalmente um de seus funcionários desaparecido

A Coreia do Sul afirmou que um dos funcionários de seu Ministério dos Oceanos e Pesca foi morto e queimado após ter desaparecido durante o serviço no mar. O funcionário de 47 anos teria desaparecido nesta …

Pedaço de gelo quase do tamanho do Recife se descola da última plataforma do Ártico

Um pedaço de quase 110 quilômetros quadrados de gelo se desprendeu da última plataforma de gelo da Groenlândia, chamada de Nioghalvfjerdsfjorden ou 79N. A título de comparação, o tamanho da parte que se soltou equivale …

Blue Origin quer criar habitats espaciais comerciais já na década de 2020

Parece que a Blue Origin, empresa de Jeff Bezos focada em voos espaciais comerciais, está mesmo querendo entrar no novíssimo e vindouro mercado de habitats na órbita da Terra — e pode ter a NASA …