Gravação revela desespero e choro de crianças imigrantes nos EUA

Um registro de áudio com o choro de crianças imigrantes chamando pelos pais, retidas pela polícia de imigração dos EUA, foi tornado público, agravando o descontentamento com Donald Trump, que acusa os democratas pela lei que permite a situação.

A gravação reproduzida acima foi divulgada pela empresa de jornalismo investigativo norte-americana ProPublica que assegura: foi feita no interior de uma instalação da alfândega norte-americana, na fronteira dos EUA.

As vozes ouvidas são de crianças que choram e chamam pelos pais, depois de terem sido separadas deles na fronteira entre o México e os EUA, como revela a ProPublica.

Mais de 2.300 crianças migrantes foram separadas dos pais desde maio, quando entrou em vigor a política de imigração de Trump de “tolerância zero”, de acordo com dados da ProPublica. “Mais de 100 crianças têm menos de 4 anos”, refere o veículo.

A entidade nota que a gravação foi feita na semana passada por alguém não identificado, que a entregou à advogada dos direitos civis Jennifer Harbury. Foi ela que enviou o áudio à ProPublica, aponta a CNN, frisando que não conseguiu confirmar os dados.

Na gravação, é possível ouvir o que seria um agente de imigração comparando o choro das crianças a uma “orquestra”. “Só falta o maestro”, disse enquanto o choro infantil continua.

A nova gravação dá uma nova intensidade à polêmica que já levou até Melania Trump, a mulher do presidente dos EUA, a confessar seu desagrado com a situação.

Mas Trump continua firme na sua política de imigração e até culpa os democratas pela lei que permite separar pais e filhos, “alegando que se concordarem com um compromisso de imigração, a prática pode acabar”, refere a CNN.

“Nenhuma Lei exige que as famílias sejam separadas”

O discurso da administração Trump vai no sentido de que a separação de crianças dos pais seria motivada por uma lei aprovada por Bill Clinton, em 1997, e que teria sido mantida pela administração de Barack Obama.

Mas o New York Times reforça que, “contrariamente aos testemunhos públicos do presidente, nenhuma lei exige que as famílias sejam necessariamente separadas na fronteira”.

O que acontece é que a política de “tolerância zero” imposta por Trump coloca “todos os imigrantes ilegais como criminosos“, o que leva à remoção das crianças de seus cuidados e à sua entrega à custódia do Estado.

O chamado “Acordo Flores”, aprovado por Bill Clinton em 1997, define que “as crianças sem acompanhamento que sejam flagradas na fronteira só podem ser retidas em detenção imigrante até 20 dias (o que foi, mais tarde, expandido para incluir crianças acompanhadas dos pais)”, refere o canal ABC7 Chicago. Após esse período, as crianças devem ser entregues aos pais, a familiares ou a outros cuidadores.

Em 2008, George W. Bush aprovou a Lei de Reautorização da Proteção às Vítimas do Tráfico, determinando que os menores sem acompanhamento deveriam ficar sob a tutela do Estado até serem “realocados”, em um período de três dias.

Em 2016, durante a administração de Barack Obama, um tribunal determinou que todas as crianças imigrantes retidas na fronteira com os pais deveriam ser libertadas,  destaca o ABC7 Chicago.

Apesar disso, Trump tem insistido que não pode fazer nada contra a separação de crianças e pais, frisando que só o Congresso tem esse poder – algo que não impediu o presidente norte-americano de conseguir reverter outras leis aprovadas pelos democratas, como a do Serviço Nacional de Saúde de Obama (o Obamacare) e o Princípio da Neutralidade da Rede.

Enquanto isso, “dois terços dos norte-americanos reprovam” a política, enquanto 28% aprova, segundo uma pesquisa realizada pela CNN antes da divulgação do áudio.

Entre os republicanos, 58% estão com Trump na questão da separação das crianças dos pais, destaca a emissora.

Apesar disso, há quem alerte Trump de que “ninguém gosta dessa política”, como é o caso da sua conselheira Kellyanne Conway, que declarou isso publicamente, “como mãe, como católica, como alguém com uma consciência”.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …