Militares abrem fogo contra manifestantes em Mianmar

Kaung Zaw Hein / EPA

Forças de segurança reforçam repressão aos protestos contra golpe de Estado e deposição do governo democraticamente eleito. Relatos de mortes surgem de várias cidades. ONU condena violência e o uso de força excessiva.

As forças de segurança de Mianmar abriram fogo contra manifestantes neste domingo (28/02), no dia mais violento desde o início dos protestos contra o golpe de Estado no país, há quatro semanas.

Relatos de mortes em razão da violência policial surgem de diferentes cidades do país. A agência da ONU para os direitos humanos afirma que ao menos 18 pessoas foram mortas durante a repressão às manifestações.

O país do Sudeste Asiático vem sendo palco de manifestações populares desde que a chefe de governo Aung San Suu Kyi foi removida do poder e presa durante o golpe perpetrado pelos militares. Centenas de milhares participam de protestos e várias centenas de pessoas foram presas.

A junta militar assumiu o controle do país tenta conter o movimento popular que pede o retorno da democracia e a libertação da líder deposta. Neste domingo, as tensões se agravaram com o recrudescimento da repressão, com registros de pessoas mortas a tiros em ao menos quatro cidades do país.

O Escritório do Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos afirmou ter informações de fontes confiáveis que confirmam a morte de ao menos 18 pessoas neste domingo. “Condenamos o agravamento da violência contra os protestos em Mianmar e pedimos que os militares suspendam imediatamente o uso da força contra manifestantes pacíficos”, disse uma porta-voz da agência.

Policiais disparam contra multidões

“Durante o dia, em várias locações no país, a polícia e os militares confrontaram as manifestações pacíficas com o uso de força letal e não-letal”, afirmou o órgão em nota. “As mortes resultam do disparo de munições contra multidões em Yangon, Dawei, Mandalay, Myeik, Bago e Pokokku. Gás lacrimogêneo também foi utilizado em vários locais, assim como granadas de luz e de atordoamento.”

Se confirmada, esta já é a maior contagem de óbitos ocorridos em um dia em razão da violência policial. No sábado, as forcas de segurança passaram a utilizar táticas mais brutais e agiram para dispersar os protestos logo de início, prendendo um grande número de pessoas.

A Associação de Assistência a Prisioneiros Políticos em Mianmar relatou a prisão, acusação ou condenação de 854 pessoas até este sábado. Outras 771 estavam detidas ou sendo procuradas pelas autoridades. O grupo havia documentado 75 novas prisões, mas alertou que centenas de cidadãos já havia sido detidos em Yangon e outras cidades.

Golpe encerra curto período de democracia em Mianmar

A violência deste domingo teve início pela manhã, quando estudantes marchavam pelas ruas de Yangon, rumo a um cruzamento que se tornou ponto de encontro de manifestantes. Imagens de vídeo e fotografias mostram a polícia investindo contra as pessoas e prendendo dezenas delas.

O golpe de Estado em 1º de fevereiro reverteu a lenta transição do país para a democracia, após um regime militar de cinco décadas. O Exército tomou o poder depois de alegar fraude nas eleições de 8 de novembro, vencidas por ampla margem pela legenda governista Liga Nacional pela Democracia (NLD).

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …