STF afasta Aécio Neves do mandato; Fachin nega pedido de prisão

Marcos Oliveira / Agência Senado

-

Além da gravação que coloca o presidente Michel Temer na mira da justiça pela compra de silêncio de Eduardo Cunha, Joesley Batista entregou à PGR áudio que piora de forma descomunal a tempestade que já cai sobre a cabeça de Aécio Neves. O ministro Edson Fachin mandou afastar o senador do mandato e Janot fez um pedido de prisão, que foi negado por Fachin.

Agora, para que o pedido de prisão seja levado ao plenário do STF, Rodrigo Janot teria que recorrer da decisão do ministro Edson Fachin.

De acordo com o jornal O Globo, no áudio, o presidente do PSDB pede nada menos que R$ 2 milhões ao empresário. A justificativa é de que precisava da quantia para pagar despesas com sua defesa na Lava Jato.

De acordo com o Portal de Notícias, o diálogo gravado durou cerca de 30 minutos. Aécio e Joesley se encontraram no dia 24 de março no Hotel Unique, em São Paulo. Quando Aécio citou o nome de Alberto Toron como o criminalista que o defenderia, não pegou o dono da JBS de surpresa.

A menção ao advogado já havia sido feita pela irmã e braço-direito do senador, Andréa Neves. Ela foi responsável pela primeira abordagem ao empresário, por telefone e via WhatsApp (as trocas de mensagens estão com os procuradores). As investigações, contudo, mostrariam para a PGR que esse não era o verdadeiro objetivo de Aécio.

Um dos pontos mais chocantes das revelações recentes é o fato do senador ter falado em “matar” a pessoa que buscaria as malas com dinheiro.

Segundo O Globo, ao ser questionado por Joesley se seria o próprio Aécio a buscar a quantia ou alguém de confiança, o senador tucano teria dito: “Tem que ser um que a gente mata ele antes de fazer delação. Vai ser o Fred com um cara seu. Vamos combinar o Fred com um cara seu porque ele sai de lá e vai no cara. E você vai me dar uma ajuda do caralho”.

Fred, indicação para receber o dinheiro, é primo de Aécio. Frederico Pacheco de Medeiros foi diretor da Cemig, nomeado pelo senador, e um dos coordenadores de sua campanha a presidente em 2014.

Irmã foi presa em BH

Andréa Neves, irmã do senador tucano, foi presa por agentes da Polícia Federal (PF) nesta manhã em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, o G1 noticia que a PF cumpre mandados de buscas em endereços ligados a Aécio em vários estados.

No Rio de Janeiro, um chaveiro chegou a ser chamado para que os agentes cumprissem mandado de busca e apreensão em um apartamento de Andréa em Copacabana.

Além da irmã do senador, um procurador da República foi preso, em Brasília, e há mandados contra pessoas ligadas ao ex-deputado federal Eduardo Cunha. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Especialista pode ter encontrado a resposta para estátuas egípcias com nariz quebrado

Na arte e na simbologia religiosa do antigo Egito, a representação da figura humana era celebrada como possível receptáculo de nossas almas ou mesmo de um Deus, em estátuas que possuíam profunda função ritualística. Passados alguns …

Estrela massiva desapareceu sem deixar traços

Um objeto espacial integrante da galáxia anã Kinman desapareceu de nossas vistas, de acordo com uma pesquisa publicada na revista Monthly Notices of the Royal Astronomical Society. Essa estrela excepcionalmente grande foi descrita em 2001 …

Vacina da covid-19 produzida no Brasil será distribuída em dezembro, se aprovada

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) pode começar a distribuir a vacina contra a COVID-19 em dezembro deste ano, caso os testes finais se mostrem efetivos para evitar a propagação da doença. A vacina vem sendo …

Hong Kong: um dia após adoção da lei de segurança nacional, polícia prende 180 manifestantes

Um homem que carregava uma bandeira a favor da independência de Hong Kong se tornou nesta quarta-feira (1°) a primeira pessoa presa com base na nova lei de segurança do território, promulgada na véspera …

Brasil tem 1.280 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

A contagem das vítimas da epidemia do novo coronavírus no Brasil, divulgada pelo painel do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e pelo Ministério da Saúde, voltou a registrar mais de mil mortes pela …

Google compra startup de óculos inteligentes

Após um fim de semana de boatos, o Google confirmou na terça-feira (30) que é o novo proprietário da North. A startup canadense ficou conhecida por seus óculos de realidade aumentada Focals, que mais parecem …

Cientistas trazem à tona explicação por que chovem diamantes em Netuno

Uma equipe de cientistas teorizou que diamantes podem se formar através de metano em planetas como Netuno e Urano, que possuem temperaturas maiores que as esperadas em seus centros. As profundezas dos planetas mais afastados do …

França se despede de Fessenheim, sua mais antiga central nuclear

Após 43 anos de funcionamento, na noite desta segunda-feira (29) para terça-feira (30), a central nuclear francesa de Fessenheim, localizada no nordeste do país, deixará definitivamente de operar, antes de ser desmontada. Uma vitória para …

Inteligência artificial: robô real está sendo treinado para estrelar filme de ficção científica

Uma robô japonesa chamada Erica foi escalada para ser a protagonista de um filme de ficção científica chamado “b”. Criada por cientistas japoneses, a atriz não humana recebeu aulas de atuação seguindo o clássico método …

Ministro da Educação distorceu experiência acadêmica na Alemanha

O professor Carlos Decotteli mal havia sido anunciado como novo ministro da Educação quando passou a ter suas credenciais acadêmicas contestadas. Primeiro, foi revelado que ele nunca havia completado seu doutorado, ao contrário do que …