STF afasta Aécio Neves do mandato; Fachin nega pedido de prisão

Marcos Oliveira / Agência Senado

-

Além da gravação que coloca o presidente Michel Temer na mira da justiça pela compra de silêncio de Eduardo Cunha, Joesley Batista entregou à PGR áudio que piora de forma descomunal a tempestade que já cai sobre a cabeça de Aécio Neves. O ministro Edson Fachin mandou afastar o senador do mandato e Janot fez um pedido de prisão, que foi negado por Fachin.

Agora, para que o pedido de prisão seja levado ao plenário do STF, Rodrigo Janot teria que recorrer da decisão do ministro Edson Fachin.

De acordo com o jornal O Globo, no áudio, o presidente do PSDB pede nada menos que R$ 2 milhões ao empresário. A justificativa é de que precisava da quantia para pagar despesas com sua defesa na Lava Jato.

De acordo com o Portal de Notícias, o diálogo gravado durou cerca de 30 minutos. Aécio e Joesley se encontraram no dia 24 de março no Hotel Unique, em São Paulo. Quando Aécio citou o nome de Alberto Toron como o criminalista que o defenderia, não pegou o dono da JBS de surpresa.

A menção ao advogado já havia sido feita pela irmã e braço-direito do senador, Andréa Neves. Ela foi responsável pela primeira abordagem ao empresário, por telefone e via WhatsApp (as trocas de mensagens estão com os procuradores). As investigações, contudo, mostrariam para a PGR que esse não era o verdadeiro objetivo de Aécio.

Um dos pontos mais chocantes das revelações recentes é o fato do senador ter falado em “matar” a pessoa que buscaria as malas com dinheiro.

Segundo O Globo, ao ser questionado por Joesley se seria o próprio Aécio a buscar a quantia ou alguém de confiança, o senador tucano teria dito: “Tem que ser um que a gente mata ele antes de fazer delação. Vai ser o Fred com um cara seu. Vamos combinar o Fred com um cara seu porque ele sai de lá e vai no cara. E você vai me dar uma ajuda do caralho”.

Fred, indicação para receber o dinheiro, é primo de Aécio. Frederico Pacheco de Medeiros foi diretor da Cemig, nomeado pelo senador, e um dos coordenadores de sua campanha a presidente em 2014.

Irmã foi presa em BH

Andréa Neves, irmã do senador tucano, foi presa por agentes da Polícia Federal (PF) nesta manhã em Nova Lima, região metropolitana de Belo Horizonte. Além disso, o G1 noticia que a PF cumpre mandados de buscas em endereços ligados a Aécio em vários estados.

No Rio de Janeiro, um chaveiro chegou a ser chamado para que os agentes cumprissem mandado de busca e apreensão em um apartamento de Andréa em Copacabana.

Além da irmã do senador, um procurador da República foi preso, em Brasília, e há mandados contra pessoas ligadas ao ex-deputado federal Eduardo Cunha. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Companhia aérea adota copos comestíveis para substituir descartáveis

A redução do uso de plástico como medida de combate à poluição é necessidade urgente e, ainda que cada um de nós seja parte desse destrutivo consumo, é sabido que a diferença se dá de …

Senado votará pacote anticrime nesta quarta-feira, diz Alcolumbre

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que vai pautar para esta quarta-feira (11) a votação do pacote anticrime. O projeto foi aprovado na semana passada pela Câmara dos Deputados e passou nesta terça-feira (10) …

Vacina contra gastroenterite pode ser eficaz contra câncer, mostra pesquisa

O estudo, realizado por um grupo de cientistas franceses do Centro de Pesquisa em Cancerologia de Lyon, mostrou que a vacina usada para prevenir a gastroenterite em crianças pode provocar a morte de células cancerígenas …

Famosa na internet, a falecida gata Lil Bub terá suas cinzas enviadas ao espaço

Visitar pessoalmente o espaço sideral é uma oportunidade que pouquíssimas pessoas têm em vida, mas enviar suas cinzas ao espaço pode se tornar uma nova forma de passar a eternidade entre as estrelas. E, assim …

Câmara dos EUA formaliza acusações contra Trump

Democratas dizem ter provas suficientes para acusar o presidente americano de abuso de poder e obstrução do Congresso. Votação sobre o impeachment no plenário da Câmara deve ocorrer na próxima semana. Congressistas democratas na Câmara dos …

Cientistas criam pele artificial que é flexível se cura como a de verdade

Cientistas da Universidade Nacional da Austrália criaram um hidrogel que funciona como a pele de verdade, com a mesma força e durabilidade. “Com a química especial que desenvolvemos no hidrogel, ele pode se reparar após ser …

Putin e Zelenski anunciam cessar-fogo na Ucrânia

Em cúpula em Paris, presidentes concordam em retomar processo de paz e prometem troca de todos os prisioneiros até o fim deste ano. Apesar de avanços, divergências sobre eleições em regiões separatistas permanecem. Os presidentes ucraniano, …

Aung San Suu Kyi vai defender Mianmar na ONU de acusações de genocídio

A prêmio Nobel da Paz defenderá seu país das acusações de genocídio da minoria muçulmana rohingya no tribunal internacional da ONU, em Haia. A Corte Penal Internacional (CPI) autorizou em novembro que Mianmar, antiga Birmânia, seja …

Em meio a "emergência climática", UE aposta em Acordo Verde

Com a UE prestes a fracassar em suas metas de redução de CO2 até 2030, todos os olhos se voltam para os planos de longo prazo da Comissão Europeia para combater a mudança climática. A nova …

Kim Jong-un "tem tudo a perder" se agir de maneira hostil, diz Trump

O presidente americano Donald Trump também disse neste domingo (8) que a Coreia do Norte tem potencial econômico, mas deve manter "boas relações" com os Estados Unidos. A mensagem de Trump foi publicada no Twitter …