Moedas árabes do século XVII podem ajudar a desvendar mistério de famoso criminoso britânico

Whydah Pirate Museum / Facebook

Várias moedas árabes foram encontradas em uma zona rural no estado de Rhode Island e na região da Nova Inglaterra, ambos nos EUA, e podem ajudar a resolver um mistério muito antigo.

O mistério é o caso de Henry Every, um pirata e assassino inglês que teria se convertido no criminoso mais procurado do mundo após saquear uma embarcação que transportava peregrinos muçulmanos desde Meca, na atual Arábia Saudita, até a Índia, em 7 de setembro de 1695, fazendo-se passar por um traficante de escravos, informa a agência AP.

O navio pirata Fancy, comandado por Every, teria então emboscado a embarcação real Ganj-i-Sawai, pertencente ao imperador indiano Aurangzeb, um dos homens mais poderosos da época. No navio, não só se encontravam os peregrinos, mas também dezenas de milhões de dólares em ouro e prata, e assim se deu um dos maiores e mais violentos furtos de toda a história.

Segundo registros históricos, o bando de Henry Every teria não só roubado o navio, como também torturado e abusado dos seus passageiros antes de escaparem para as Bahamas, consideradas um paraíso seguro para piratas. As notícias sobre tamanho crime correram rapidamente, e assim, o rei inglês William III lançou um prêmio generoso pela captura de suas cabeças.

Sobre o malvado capitão, apenas se sabe que ele teria navegado para a Irlanda no ano seguinte, em 1696, tendo seu rastro perdido desde então. Contudo, agora com a descoberta destas moedas na América no Norte, os historiadores e arqueólogos poderão tentar descobrir como o capitão Every desapareceu.

Pesquisas confirmaram que as moedas encontradas teriam sido cunhadas em 1693 no Iêmen. Uma vez que os colonos das Américas ainda não estariam fazendo trocas com o Oriente Médio nessa época, o círculo de suspeitas começou a apertar. Adicionalmente, outras moedas árabes dessa mesma época teriam sido encontradas nos estados de Massachusetts, Connecticut e na Carolina do Norte onde, por sua vez, foram encontrados registros do desembarque de membros da tripulação de Every.

De acordo com Sarah Sportman, arqueóloga estadual de Connecticut, “parece que alguns membros de sua tripulação teriam sido capazes de chegar à Nova Inglaterra e de se integrarem”, disse Sportman citada pela mídia.

No final do século XVII, teria sido fácil para Every se fazer passar por um traficante de escravos, uma profissão que estaria em crescimento na Nova Inglaterra. Em sua rota para as Bahamas, consta que o capitão inglês teria feito uma paragem na ilha francesa de Reunion, comprando alguns escravos negros para que seu disfarce parecesse mais realista, de acordo com Jim Bailey, historiador e detectorista de metais amador.

Bailey afirma que “existe uma extensa fonte de documentação primária que mostra que as colônias americanas eram bases de operações para piratas”, disse o historiador citado pela AP. Por hora, o mistério do capitão Henry Every e as posteriores vidas de seus membros de tripulação são apenas uma peça de toda a evidência que ainda pode vir a ser descoberta sobre esse tempo.

Ciberia // Sputnik

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …