Moedas árabes do século XVII podem ajudar a desvendar mistério de famoso criminoso britânico

Whydah Pirate Museum / Facebook

Várias moedas árabes foram encontradas em uma zona rural no estado de Rhode Island e na região da Nova Inglaterra, ambos nos EUA, e podem ajudar a resolver um mistério muito antigo.

O mistério é o caso de Henry Every, um pirata e assassino inglês que teria se convertido no criminoso mais procurado do mundo após saquear uma embarcação que transportava peregrinos muçulmanos desde Meca, na atual Arábia Saudita, até a Índia, em 7 de setembro de 1695, fazendo-se passar por um traficante de escravos, informa a agência AP.

O navio pirata Fancy, comandado por Every, teria então emboscado a embarcação real Ganj-i-Sawai, pertencente ao imperador indiano Aurangzeb, um dos homens mais poderosos da época. No navio, não só se encontravam os peregrinos, mas também dezenas de milhões de dólares em ouro e prata, e assim se deu um dos maiores e mais violentos furtos de toda a história.

Segundo registros históricos, o bando de Henry Every teria não só roubado o navio, como também torturado e abusado dos seus passageiros antes de escaparem para as Bahamas, consideradas um paraíso seguro para piratas. As notícias sobre tamanho crime correram rapidamente, e assim, o rei inglês William III lançou um prêmio generoso pela captura de suas cabeças.

Sobre o malvado capitão, apenas se sabe que ele teria navegado para a Irlanda no ano seguinte, em 1696, tendo seu rastro perdido desde então. Contudo, agora com a descoberta destas moedas na América no Norte, os historiadores e arqueólogos poderão tentar descobrir como o capitão Every desapareceu.

Pesquisas confirmaram que as moedas encontradas teriam sido cunhadas em 1693 no Iêmen. Uma vez que os colonos das Américas ainda não estariam fazendo trocas com o Oriente Médio nessa época, o círculo de suspeitas começou a apertar. Adicionalmente, outras moedas árabes dessa mesma época teriam sido encontradas nos estados de Massachusetts, Connecticut e na Carolina do Norte onde, por sua vez, foram encontrados registros do desembarque de membros da tripulação de Every.

De acordo com Sarah Sportman, arqueóloga estadual de Connecticut, “parece que alguns membros de sua tripulação teriam sido capazes de chegar à Nova Inglaterra e de se integrarem”, disse Sportman citada pela mídia.

No final do século XVII, teria sido fácil para Every se fazer passar por um traficante de escravos, uma profissão que estaria em crescimento na Nova Inglaterra. Em sua rota para as Bahamas, consta que o capitão inglês teria feito uma paragem na ilha francesa de Reunion, comprando alguns escravos negros para que seu disfarce parecesse mais realista, de acordo com Jim Bailey, historiador e detectorista de metais amador.

Bailey afirma que “existe uma extensa fonte de documentação primária que mostra que as colônias americanas eram bases de operações para piratas”, disse o historiador citado pela AP. Por hora, o mistério do capitão Henry Every e as posteriores vidas de seus membros de tripulação são apenas uma peça de toda a evidência que ainda pode vir a ser descoberta sobre esse tempo.

Ciberia // Sputnik

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …