Um brasileiro escreveu uma carta para a Rainha Elizabeth II e ficou surpreso ao receber uma resposta. O agente de organização escolar, Marcos Evaristo da Silva, escreveu a carta para a chefe de estado do Reino Unido para contar o quanto gostou de conhecer a história dela e da cultura do país, que sempre admirou.
Morador de Pedrinhas Paulista, interior de São Paulo, ele redigiu a mensagem com ajuda da professora de inglês Virginia Lucheta. “Eu tive essa ideia, queria muito falar o quanto eu a admiro, uma mulher há tanto tempo no poder, um reinado tão longo, quis falar tudo isso para ela”, conta.
“Mandei também cartões-postais da minha cidade, que é turística por ser uma colônia italiana. Não fiz esperando uma resposta, mas ela veio quatro meses depois e fiquei muito feliz”, conta Marcos.
A carta resposta foi escrita e assinada por uma das assessoras pessoais da rainha a pedido da própria Elizabeth II. Na mensagem, a assessora afirma que a rainha ficou muito comovida com as palavras do brasileiro e agradeceu por ter contado um pouco sobre ele, o trabalho e a cidade onde ele vive.
Marcos acredita que ter recebido uma resposta é um exemplo de que não devemos desistir de nossos objetivos e sonhos. Ele fez questão de dividir essa experiência com os alunos da escola onde trabalha.
“Hoje, a gente vê os jovens tão desacreditados de tudo, então um gesto simples como esse, mas que teve um reconhecimento de uma pessoa tão importante, acho que faz a gente refletir, ver que é possível se você acreditar”, finaliza.
Essa não é a primeira vez que a rainha responde uma carta enviada por moradores da região Centro-Oeste Paulista. Em 2015, ela enviou uma mensagem para os estudantes de uma escola municipal de Lençóis Paulista, que escreveram uma carta contando o que aprenderam sobre o país.
Ciberia // G1 / Só Notícia Boa