Morre Inuka, o único urso polar nascido nos trópicos

O único urso polar nascido nos trópicos, Inuka, morreu na terça-feira (24) em Singapura, aos 27 anos, por problemas relacionados com sua idade avançada, anunciou a organização Wildlife Reserves Singapore.

“Com grande pesar, dizemos adeus ao nosso querido urso polar Inuka. Apesar dos maiores esforços da equipe veterinária, o estado de Inuka se agravou e foi adotada a decisão, difícil mas necessária, de não reanimá-lo”, adiantou a entidade em comunicado.

Um exame médico feito no último dia 3 confirmou que a saúde do urso polar, ou Ursus maritimus, nascido no dia 26 de dezembro de 1990 no zoológico de Singapura, onde foi acolhido como um presente natalino, tinha se deteriorado acentuadamente.

Os pais de Inuka eram Cheeba, nascida em cativeiro e que chegou a Singapura procedente de um zoológico alemão, e Nanook, nascido em liberdade e que acabou no zoológico canadense Winnipeg.

A expectativa de vida de um urso polar macho em liberdade oscila entre 15 e 18 anos. Aos 27 anos, a idade de Inuka correspondia à de um humano com 70 anos.

With a heavy heart, we bade farewell to our beloved senior polar bear Inuka this morning. Despite the best efforts of…

Posted by Wildlife Reserves Singapore on Tuesday, April 24, 2018

A morte de Inuka, o quarto e último urso polar na reserva de Singapura, encerra uma era no zoológico da cidade asiática. A direção anunciou que Inuka não será substituído, e que o zoológico de Singapura não terá mais ursos polares.

A exposição do animal gerava críticas de grupos de ativistas dos direitos dos animais, que desde sempre se manifestaram contra a presença da espécie nos trópicos.

Os ursos polares vivem em países de clima frio, como a Groenlândia, o Canadá e a Rússia. As temperaturas em Singapura, arquipélago de clima tropical próximo à linha do Equador, quase nunca descem a valores inferiores aos 25 graus Celsius.

Ciberia // EFE / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …

Cingapura é primeiro país a aprovar venda de carne de laboratório

Empresa californiana obteve autorização da cidade-Estado para usar sua carne de frango produzida a partir de cultura celular em chicken nuggets e garante que preço será competitivo. Cingapura é o primeiro país do mundo a aprovar …

Relatório da ONU aponta que 2020 deve ser um dos 3 anos mais quentes já registrados

A Organização Meteorológica Mundial (OMM) publicou um relatório que aponta que o ano de 2020 deve ser um dos três anos mais quentes desde o início dos registros de temperatura. O secretário-geral da OMM, Petteri Taalas, …

Documentos oficiais mostram que a China escondeu informações sobre a Covid-19

Relatórios oficiais chineses teriam sido transmitidos à rede de TV americana CNN por meio de um informador anônimo. A investigação se chama “Wuhan files” e tem como foco o começo da pandemia de Covid-19, em …

Jovem que filmou morte de George Floyd por policiais brancos ganha prêmio por bravura

A mulher que filmou o assasinato de George Floyd pelo policial Derek Chauvin vai ser condecorada com um prêmio por sua coragem. Darnella Frazier, de 17 anos, fez o registro enquanto ia com o primo …

Remédio experimental reverteu o declínio mental da idade avançada em dias

Apenas algumas doses de um medicamento experimental podem reverter o declínio relacionados à idade na memória e flexibilidade mental em ratos, de acordo com um novo estudo realizado por cientistas da UC San Francisco. A droga, …