DNA antigo revela povo nativo americano completamente desconhecido

Eric S. Carlson / Ben A. Potter

Na língua do povo local, o nome dela significa algo como “menina nascer do sol”, e mesmo que apenas tenha vivido por apenas seis semanas, já revelou mais aos cientistas sobre os nativos norte-americanos do que qualquer outro achado.

A “menina nascer do sol” viveu há cerca de 11.500 anos no que é agora conhecido como Alasca, e seu DNA revela não só a origem da sociedade nativa norte-americana, como lembra o mundo de toda uma população esquecida pela história.

Não sabíamos da existência desta população“, diz o antropólogo Ben Potter. “Seria difícil exagerar a importância destas pessoas recém-reveladas para a nossa compreensão de como antigas populações vieram habitar a América”.

Dá-se como sabido que os primeiros colonos americanos atravessaram o Alasca, a partir da Sibéria, através da “ponte” natural formada no Estreito de Bering, que já ligou a Ásia à América do Norte, apesar de os cientistas continuarem a debater como estes antigos viajantes fizeram sua jornada.

O que não é tão claro é quem eram estas pessoas, quantos grupos formaram a viagem e como se estabeleceram no novo continente. E é aí que entra a “menina nascer do sol”.

Seus restos, e os de outra criança conhecida como “menina crepúsculo do amanhecer”, foram encontrados por Potter e outros pesquisadores em um sítio arqueológico chamado Upward Sun River, no Alasca, durante escavações em 2013.

Em um novo estudo publicado esta semana na revista Nature, a equipe explica que análises genéticas ao DNA da “menina nascer do sol” mostram que ela pertenceu a um povo esquecido conhecido como os Antigos Beringians, desconhecido da ciência até agora.

Antes disto, havia apenas dois ramos de nativos americanos reconhecidos (referidos como do Norte e do Sul). Mas quando os cientistas sequenciaram o genoma da “menina nascer do sol”, para sua surpresa, não encaixava em nenhum desses povos.

Usando análise genética e modelação demográfica, a equipe concluiu que um único grupo fundador ancestral de grupos nativos americanos se separou de asiáticos do leste há cerca de 35 mil anos, muito provavelmente em algum lugar no nordeste asiático.

Em algum momento, suspeita-se que essas pessoas teriam se movido como uma só, em uma migração em massa para a América do Norte, antes – cerca de 15 mil anos – do povo ter se dividido em dois grupos.

Um desses grupos se tornou nos Antigos Beringians – o outro grupo continha os ancestrais de todos os nativos americanos –, embora ainda seja possível que essa divisão tenha ocorrido antes de a ponte do estreito ter sido cruzada. “Conseguimos mostrar que o povo entrou no Alasca há 20 mil anos”, disse o geneticista evolucionário Eske Willerslev da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

“É a primeira vez que que temos provas genômicas diretas de que todos os nativos americanos pode ser rastreada até uma população-fonte, através de um único evento de migração fundacional”, declarou.

Inúmeras gerações depois dessa caminhada, a “menina nascer do sol” e a “menina crepúsculo do amanhecer”, que se acredita serem primas de primeiro grau, nasceram em uma população isolada na região selvagem do Alasca durante a era geológica do Pleistoceno.

A vida não teria sido fácil, mas a população como um todo durou milhares de anos, antes de eventualmente ser absorvida por outros povos nativos americanos.

Dada a natureza deste campo de pesquisa, é pouco provável que a nova teoria permaneça sem questionamentos por muito tempo. Mas à luz das novas evidências que os pesquisadores revelam, é claro que os primeiros colonos da América carregavam uma linhagem bem mais diversa do que inicialmente se pensava.

“Esta é a primeira prova da fundação inicial dos povos nativos americanos. É muito mais complexa do que inicialmente pensávamos”, disse Potter.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …