DNA antigo revela povo nativo americano completamente desconhecido

Eric S. Carlson / Ben A. Potter

Na língua do povo local, o nome dela significa algo como “menina nascer do sol”, e mesmo que apenas tenha vivido por apenas seis semanas, já revelou mais aos cientistas sobre os nativos norte-americanos do que qualquer outro achado.

A “menina nascer do sol” viveu há cerca de 11.500 anos no que é agora conhecido como Alasca, e seu DNA revela não só a origem da sociedade nativa norte-americana, como lembra o mundo de toda uma população esquecida pela história.

Não sabíamos da existência desta população“, diz o antropólogo Ben Potter. “Seria difícil exagerar a importância destas pessoas recém-reveladas para a nossa compreensão de como antigas populações vieram habitar a América”.

Dá-se como sabido que os primeiros colonos americanos atravessaram o Alasca, a partir da Sibéria, através da “ponte” natural formada no Estreito de Bering, que já ligou a Ásia à América do Norte, apesar de os cientistas continuarem a debater como estes antigos viajantes fizeram sua jornada.

O que não é tão claro é quem eram estas pessoas, quantos grupos formaram a viagem e como se estabeleceram no novo continente. E é aí que entra a “menina nascer do sol”.

Seus restos, e os de outra criança conhecida como “menina crepúsculo do amanhecer”, foram encontrados por Potter e outros pesquisadores em um sítio arqueológico chamado Upward Sun River, no Alasca, durante escavações em 2013.

Em um novo estudo publicado esta semana na revista Nature, a equipe explica que análises genéticas ao DNA da “menina nascer do sol” mostram que ela pertenceu a um povo esquecido conhecido como os Antigos Beringians, desconhecido da ciência até agora.

Antes disto, havia apenas dois ramos de nativos americanos reconhecidos (referidos como do Norte e do Sul). Mas quando os cientistas sequenciaram o genoma da “menina nascer do sol”, para sua surpresa, não encaixava em nenhum desses povos.

Usando análise genética e modelação demográfica, a equipe concluiu que um único grupo fundador ancestral de grupos nativos americanos se separou de asiáticos do leste há cerca de 35 mil anos, muito provavelmente em algum lugar no nordeste asiático.

Em algum momento, suspeita-se que essas pessoas teriam se movido como uma só, em uma migração em massa para a América do Norte, antes – cerca de 15 mil anos – do povo ter se dividido em dois grupos.

Um desses grupos se tornou nos Antigos Beringians – o outro grupo continha os ancestrais de todos os nativos americanos –, embora ainda seja possível que essa divisão tenha ocorrido antes de a ponte do estreito ter sido cruzada. “Conseguimos mostrar que o povo entrou no Alasca há 20 mil anos”, disse o geneticista evolucionário Eske Willerslev da Universidade de Cambridge, no Reino Unido.

“É a primeira vez que que temos provas genômicas diretas de que todos os nativos americanos pode ser rastreada até uma população-fonte, através de um único evento de migração fundacional”, declarou.

Inúmeras gerações depois dessa caminhada, a “menina nascer do sol” e a “menina crepúsculo do amanhecer”, que se acredita serem primas de primeiro grau, nasceram em uma população isolada na região selvagem do Alasca durante a era geológica do Pleistoceno.

A vida não teria sido fácil, mas a população como um todo durou milhares de anos, antes de eventualmente ser absorvida por outros povos nativos americanos.

Dada a natureza deste campo de pesquisa, é pouco provável que a nova teoria permaneça sem questionamentos por muito tempo. Mas à luz das novas evidências que os pesquisadores revelam, é claro que os primeiros colonos da América carregavam uma linhagem bem mais diversa do que inicialmente se pensava.

“Esta é a primeira prova da fundação inicial dos povos nativos americanos. É muito mais complexa do que inicialmente pensávamos”, disse Potter.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …