Morre Pierre Cardin, pioneiro da globalização da moda francesa

O estilista francês Pierre Cardin, um costureiro visionário e pioneiro do prêt-à-porter, morreu nesta terça-feira (29) aos 98 anos. Ele estava internado no hospital americano de Neuilly-sur-Seine, a oeste de Paris.

A família de Pierre Cardin divulgou uma nota sobre seu falecimento na qual presta uma homenagem calorosa.

“Dia de grande tristeza para toda a nossa família, Pierre Cardin se foi. O grande costureiro que ele foi, atravessou o século deixando à França e ao mundo uma herança artística única na moda, mas não só”, diz o texto.

“Todos temos orgulho da sua ambição tenaz e da ousadia que demonstrou ao longo da vida. Homem moderno de muitos talentos e energia inesgotável, ele aderiu cedo ao fluxo da globalização de bens e das trocas comerciais”, continua a nota.

“Suprema consagração, ele (foi) o primeiro costureiro a entrar na Academia de Belas Artes francesa, fazendo com que a moda fosse reconhecida como arte. A espada [do traje] de acadêmico que ele mesmo criou [para a ocasião], traz gravados os símbolos do seu sucesso”, conclui o comunicado da família.

Filho de imigrantes italianos, Cardin começou sua carreira como assistente de Christian Dior, antes de lançar sua marca em 1950. Pioneiro no mercado global, ele foi o primeiro estilista da alta-costura a abrir um “corner” em uma loja de departamento e a colocar homens na passarela, além de apresentar suas criações no Japão desde 1957, quando o continente asiático ainda era um mistério para os estilistas ocidentais.

Com seu estilo futurista, Cardin licenciou sua marca em larga escala, garantindo a distribuição de suas roupas e de sua visão sobre a moda em todo o mundo. Ele inscreveu seu nome em produtos tão diversos como gravatas, cigarros, perfumes ou água mineral. A estratégia chegou a ser criticada pelos puristas, que não apreciavam a banalização de um nome ligado à alta-costura.

Em 1994, o jornalista Silvano Mendes, da RFI, entrevistou Pierre Cardin. O estilista ainda estava em plena atividade e, diariamente, visitava os ateliês de criação situados ao lado do Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa.

Além de sua longa carreira na moda, Cardin era muito ativo no mundo das artes, mecenas de diversos eventos, entre eles um festival de teatro, dança e música clássica que ele fundou na cidade de Lacoste, no sul da França. O espaço cultural que ele criou em Paris e que levava seu nome também acolheu grandes nomes do mundo de espetáculo.

“Ele era um gênio da moda, capaz de uma audácia criativa maravilhosa, um príncipe que revolucionou o mundo da costura”, disse o ex-ministro da Cultura, Jack Lang. Seu último desfile de alta costura aconteceu em julho de 2016.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …