Morre Pierre Cardin, pioneiro da globalização da moda francesa

O estilista francês Pierre Cardin, um costureiro visionário e pioneiro do prêt-à-porter, morreu nesta terça-feira (29) aos 98 anos. Ele estava internado no hospital americano de Neuilly-sur-Seine, a oeste de Paris.

A família de Pierre Cardin divulgou uma nota sobre seu falecimento na qual presta uma homenagem calorosa.

“Dia de grande tristeza para toda a nossa família, Pierre Cardin se foi. O grande costureiro que ele foi, atravessou o século deixando à França e ao mundo uma herança artística única na moda, mas não só”, diz o texto.

“Todos temos orgulho da sua ambição tenaz e da ousadia que demonstrou ao longo da vida. Homem moderno de muitos talentos e energia inesgotável, ele aderiu cedo ao fluxo da globalização de bens e das trocas comerciais”, continua a nota.

“Suprema consagração, ele (foi) o primeiro costureiro a entrar na Academia de Belas Artes francesa, fazendo com que a moda fosse reconhecida como arte. A espada [do traje] de acadêmico que ele mesmo criou [para a ocasião], traz gravados os símbolos do seu sucesso”, conclui o comunicado da família.

Filho de imigrantes italianos, Cardin começou sua carreira como assistente de Christian Dior, antes de lançar sua marca em 1950. Pioneiro no mercado global, ele foi o primeiro estilista da alta-costura a abrir um “corner” em uma loja de departamento e a colocar homens na passarela, além de apresentar suas criações no Japão desde 1957, quando o continente asiático ainda era um mistério para os estilistas ocidentais.

Com seu estilo futurista, Cardin licenciou sua marca em larga escala, garantindo a distribuição de suas roupas e de sua visão sobre a moda em todo o mundo. Ele inscreveu seu nome em produtos tão diversos como gravatas, cigarros, perfumes ou água mineral. A estratégia chegou a ser criticada pelos puristas, que não apreciavam a banalização de um nome ligado à alta-costura.

Em 1994, o jornalista Silvano Mendes, da RFI, entrevistou Pierre Cardin. O estilista ainda estava em plena atividade e, diariamente, visitava os ateliês de criação situados ao lado do Palácio do Eliseu, sede da presidência francesa.

Além de sua longa carreira na moda, Cardin era muito ativo no mundo das artes, mecenas de diversos eventos, entre eles um festival de teatro, dança e música clássica que ele fundou na cidade de Lacoste, no sul da França. O espaço cultural que ele criou em Paris e que levava seu nome também acolheu grandes nomes do mundo de espetáculo.

“Ele era um gênio da moda, capaz de uma audácia criativa maravilhosa, um príncipe que revolucionou o mundo da costura”, disse o ex-ministro da Cultura, Jack Lang. Seu último desfile de alta costura aconteceu em julho de 2016.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …