Senadora e ex-ministra francesa Nicole Bricq morre ao cair de escada

A senadora do partido governante na França, Em Movimento, Nicole Bricq, que foi ministra do ex-presidente socialista François Hollande, morreu neste domingo, aos 70 anos, depois de cair acidentalmente ontem à noite de uma escada, informaram fontes do governo.

A ex-ministra francesa Nicole Bricq – uma das primeiras parlamentares socialistas a se unir ao Em Movimento – liderou a pasta de Ecologia e depois a de Comércio Exterior no Executivo de Jean-Marc Ayrault.

A política estava de férias quando sofreu o acidente e morreu nesta manhã (horário local) no Hospital de Poitiers, na região oeste da França. Ela será enterrada nos próximos dias em La Rochefoucauld, onde nasceu.

Bricq foi eleita deputada pelo Partido Socialista em 1997 pelo departamento de Seine-et-Marne, nos arredores de Paris, mas perdeu sua cadeira cinco anos depois para o conservador Jean-François Copé.

Em 2004, se tornou senadora por esse mesmo departamento. No mês passado, ela decidiu que não se candidataria para as próximas eleições ao Senado, por ter surgido uma candidatura alternativa à sua no mesmo partido.

No Twitter, o presidente do grupo parlamentar do Em Movimento, Richard Ferrand, expressou sua “imensa tristeza” pelo falecimento de Bricq, “envolvida desde cedo” na nova formação política.

O Partido Socialista destacou em comunicado que ela foi uma pessoa próxima a Jean-Pierre Chevènement e Dominique Strauss-Kahn e que, como especialista em finanças públicas, se caracterizou por sua “competência, defesa de convicções e inteligência“.

“Tinha uma ideia elevada da política e do serviço aos nossos cidadãos. Uma mulher que sempre se expressava com franqueza e coragem. Uma mulher admirável”, acrescentou.

// EFE

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …

2.300 maneiras de prevenir o Covid-19 foram mapeadas por universidade brasileira

Está disponível online a Plataforma das Universidades contra COVID-19 organizada pelo Projeto Ciência Popular e desenvolvida em parceria com a Empresa Júnior de Sistemas de Informação da EACH/USP (Síntese Jr.). Em setembro havia sido publicado o …

Debate nos EUA: Trump não disse nada de novo para reverter vantagem de Biden, diz historiador

O segundo e último debate entre o presidente americano, Donald Trump, e seu rival democrata Joe Biden, nesta quinta-feira (22), em Nashville, foi mais civilizado do que a primeira confrontação entre os dois candidatos …

Mais humanos estão evoluindo para ter três artérias nos braços; entenda porquê

Não se engane ao achar que o corpo humano não está em constante evolução. Pesquisadores australianos descobriram recentemente que o nosso organismo parece estar, aos poucos, desenvolvendo uma nova artéria no braço: a artéria mediana. Esse …

Tesla supera expectativas e apresenta quinto trimestre consecutivo de lucros

A Tesla divulgou nesta quarta-feira (21) seus resultados financeiros relativos ao terceiro trimestre de 2020. E as notícias foram boas: além de apresentar lucros pelo quinto trimestre consecutivo, a montadora elétrica apresentou os três meses …

Bitcoin alcança valor máximo anual após anúncio do PayPal

Nesta quarta-feira (21), o PayPal anunciou que vai lançar um sistema que permite efetuar compras e vendas em moedas digitais. Nesta quarta-feira (21), o bitcoin alcançou seu valor máximo neste ano, acima de US$ 13.200 (R$ …

Papa Francisco defende união civil homossexual

Pela primeira vez desde que assumiu a liderança da Igreja Católica, pontífice se manifesta a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo. "Gays têm direito a ter família, são filhos de Deus", diz …