O Periferia Inventando Moda (PIM) nasceu na comunidade de Paraisópolis, em São Paulo, com o objetivo de capacitar os moradores interessados em entrar no mundo da moda, com aulas de modelagem, maquiagem e fotografia.
A partir de março de 2018, a coisa fica ainda mais bonita – e profissionalizada. A comunidade de Paraisópolis ganha a UniPIM, uma escola gratuita de moda em parceria com a Escola de Comunicações e Artes da USP e a Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem).
Sob curadoria acadêmica de Clotilde Perez, chefe do Departamento de Publicidade e Relações Públicas da ECA-USP, a escola oferece cursos de Marketing e Branding, Gestão de Conteúdo para Mídias Sociais Digitais e Fotografia de Moda.
Em sala, professores do mercado e da academia ministram cursos profissionalizantes para ensinar a dinâmica de algumas profissões da indústria da moda, passando pelas áreas da comunicação, criação e dos negócios.
Um dos objetivos da escola é alcançar mais de 2 mil jovens já neste primeiro ano. No mês de março, começam algumas atividades, como as oficinas de imersão “Start”, com duração de 8 horas e foco em uma atuação mais prática do mercado.
Já o ciclo de encontros “Pensando Moda” traz profissionais para conversas com os alunos. As inscrições devem ser feitas presencialmente, na secretaria do PIM.
O lançamento está marcado para esta terça-feira (13), no Auditório do CEU Paraisópolis e contará com apresentação de Clotilde Perez, além da professora Kathia Castilho, presidente da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda (Abepem), e que entra como coordenadora educacional da UniPIM, e demais organizadores.
Ciberia // Hypeness