Morre Karl Lagerfeld, o ninfomaníaco da moda que nunca atinge o orgasmo

O estilista Karl Lagerfeld morreu hoje aos 85 anos em Paris. Diretor artístico da Chanel desde 1983, o “Kaiser” ou “imperador” como era chamado no meio da moda, marcou a alta-costura e o prêt-à-porter.

O estilista tinha uma relação privilegiada com a modelo brasileira Gisele Bündchen, que admirava. Sempre vestido de preto, camisa branca e óculos escuros, sua marca registrada, Karl Lagerfeld tinha um jeito franco de falar.

A causa da morte não foi revelada, mas ele estava enfraquecido, provavelmente doente, e não participou dos recentes desfiles na capital francesa.

Fotógrafo, estilista e exímio desenhista, Lagerfeld nunca revelou sua idade ou data de aniversário, mas teria nascido em 10 de setembro de 1933, em Hamburgo, na Alemanha. Há fontes, no entanto, que dizem que ele nasceu em 1938. Ainda jovem, no início dos anos 50, mudou-se com a mãe para Paris.

Apaixonado por desenho, Lagerfeld começou a carreira como ilustrador de moda e foi contratado como assistente pelo costureiro Pierre Balmain. Depois, trabalhou como estilista para as marcas Jean Patou e Chloé. Em 1965, assumiu a direção artística da italiana Fendi; mais tarde, nos anos 1980, chegou à Chanel. Em 1984, ele criou sua própria marca.

Além de desenhar e criar as coleções de roupas, Lagerfeld também comandava campanhas publicitárias como fotógrafo. Em 2015, ele assinou as belas fotos em preto e branco da modelo brasileira Gisele Bündchen, em Paris, que lançaram a coleção primavera-verão da Chanel.

Lagerfeld vai deixar saudade no meio da moda. Ele só andava de Rolls Royce com motorista e era reconhecido por onde passava nas ruas de Paris. Seus comentários animavam as colunas de moda e sociais na França.

Eu sou um ninfomaníaco da moda que nunca atinge o orgasmo“, gostava de dizer. Também falava que os óculos escuros eram como “uma burca para os homens”. Sobre a homossexualidade, contava que sua mãe tinha explicado a ele, quando ainda era criança, que era “como uma cor de cabelo” – não era um problema.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Em maio, Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas — declaração dada pelo Twitter logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 …

As celebridades no esporte que adoram poker - 7 esportistas que jogam poker por lazer!

O poker está cada dia mais alcançando um status como esporte e poderá até mesmo se tornar um esporte olímpico. Desde 2009, o poker é considerado mundialmente como um esporte da mente pela International Mind Sports …

Tiro de PM causou morte da menina Ágatha no Rio, aponta inquérito

A Polícia Civil do Rio de Janeiro afirmou nesta terça-feira (19/11) que um cabo da Polícia Militar foi indiciado por homicídio doloso (quando há intenção de matar) pela morte de Ágatha Vitória Sales Félix, de …