Motor espacial “impossível” funciona em teste da NASA

NASA

O protótipo da EM Drive de Roger Shawyer

O protótipo da EM Drive de Roger Shawyer

O EM Drive foi inventado pelo engenheiro aeroespacial Roger Shawyer e, na teoria, não deveria funcionar. No entanto, os resultados do teste realizado em 2015 pela NASA foram agora divulgados e revelam que o motor consegue, realmente, criar propulsão no vácuo.

O engenheiro aeroespacial britânico Roger Shawyer ficou conhecido em 2014 quando anunciou o EM Drive, um motor que é não-newtoniano (não segue a lei da ação e reação), funciona sem combustível e cria impulso sem necessidade de expulsão de gases.

Para funcionar, este propulsor utiliza um magnétron – um tubo de vácuo de alta potência que produz micro-ondas a partir da interação entre um campo magnético e elétrons.

O magnétron envia as micro-ondas para uma estrutura que, segundo os defensores desta tecnologia, acaba por gerar o misterioso impulso, produzido, aparentemente, do nada.

De acordo com os especialistas, no papel este motor não deveria funcionar, mas quando colocado em prática, funciona. Aliás, o EM Drive criou uma propulsão de 1,2 milinewtons por quilowatt no vácuo, o que é bem melhor do que o esperado.

O teste foi realizado no Centro Espacial Lyndon Johnson, no Texas, e os cientistas utilizaram um pêndulo de baixa propulsão.

“O teste incluiu um impulso nulo para identificar qualquer fonte de impulso, mas nenhuma foi identificada”, refere o documento da agência espacial norte-americana.

No entanto, os pesquisadores vão realizar mais estudos para eliminar a possibilidade de a dilatação térmica estar a influenciar os resultados.

Os resultados do estudo ainda não foram publicados em revistas científicas e não passaram pela revisão por pares, mas os cientistas dizem que um artigo deverá ser publicado nos próximos meses na Journal of Propulsion and Power.

O motor “impossível” EM Drive vai ser testado no espaço em breve. Caso realmente funcione, este sistema poderá ultrapassar as grandes barreiras da exploração espacial, permitindo que uma viagem a Marte demore apenas 70 dias.

BZR, Ciberia / HypeScience

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sri Lanka escava fosso para manter elefantes longe de lixão

Um fosso está sendo cavado ao redor de um lixão no Sri Lanka para impedir que elefantes invadam o local à procura de comida entre montes de resíduos plásticos. Os animais vão regularmente até o …

Pela primeira vez, Trump admite deixar a Casa Branca

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou pela primeira vez que deixará a Casa Branca caso o Colégio Eleitoral vote no democrata Joe Biden, embora mantenha sua tese de que houve fraude na eleição …

Mutação da Covid-19: Premiê da Dinamarca chora e se desculpa por massacre de visons

A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, 43 anos, se desculpou pessoalmente nesta quinta-feira por sua gestão da pandemia. Enxugando as lágrimas, ela reconheceu que seu governo errou ao determinar o massacre de milhares de …

Herdeira da Disney diz que "tinha vergonha do sobrenome" ao falar de doação milionária

Abigail Edna Disney cresceu com muita vergonha do sobrenome que ostentava. Desde pequena, mais precisamente depois que completou dez anos, percebeu que o tamanho do patrimônio da família não condizia com a realidade da maioria …

Arqueólogos revelam restos mortais de cachorro de 8.400 anos descoberto na Suécia

Após vários meses de meticulosos trabalhos de escavação, foram finalmente revelados os restos mortais de um cachorro, de uma raça há muito tempo desaparecida, enterrado há mais de 8.400 anos na Suécia ao lado de …

“Cogumelos mágicos” são 4x melhores do que antidepressivos, descobre estudo

Quando a psilocibina, a molécula psicodélica descoberta nos cogumelos mágicos (Psilocybe cubensis), é usada durante a psicoterapia, parece possuir efeitos antidepressivos rápidos, substanciais e duradouros contra a depressão maior, de acordo com um novo ensaio …

Sem Trump, Putin e Bolsonaro ensaiam aproximação

Moscou sabe que a troca de poder na Casa Branca abre brecha na política externa brasileira. O elogio do presidente russo às "qualidades masculinas" de Bolsonaro pode ser apenas o primeiro sinal de uma aproximação. "O …

Crimes por preconceito de cor, raça ou orientação sexual podem ter punição maior

Projeto passa no Senado e vai à Câmara, mas falta definir tamanho da pena. Proposta entrou na pauta a pedido de Paulo Paim para "dar uma resposta" ao assassinato de João Alberto Silveira Freitas. Falta a …

Vacinação contra a Covid-19 será obrigatória em voos da companhia aérea australiana Qantas

A vacina contra a Covid-19 ainda não está pronta, mas as companhias aéreas já começam a se preparar. É o caso da australiana Qantas, que anunciou a futura exigência de um certificado de vacinação …

Galinhas substituem agrotóxicos em ação contra veneno na agricultura

A presença de insetos é uma frequente preocupação para agricultores. Os animais são capazes de prejudicar plantações e, para evitá-los, é comum que fazendeiros recorram a pesticidas. A utilização de produtos químicos, no entanto, é nociva …