Múmia rara é descoberta intacta em “caixão” de algodão

Uma equipe de arqueólogos belga encontrou uma múmia de cerca de mil anos de idade dentro de uma espécie de caixão vertical, feito de algodão. A descoberta foi realizada em Pachacamac, sítio arqueológico costeiro perto de Lima, no Peru.

A descoberta arqueológica, por pesquisadores da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, está associada à cultura Ichma, que existiu na costa central do Peru entre 900 e 1470 depois de Cristo, de acordo com o comunicado divulgado.

“O defunto ainda está embalado no enorme pacote funerário que lhe serve de caixão”, salienta o diretor das escavações, Peter Eeckhout.

“Acreditamos que o enterro tenha acontecido entre os anos 1.000 e 1.200 da nossa era”, explica também Eeckhout, notando que “as descobertas desta natureza são raríssimas” e que “o estado de conservação é excepcional”.

Em sítios arqueológicos vizinhos foram descobertos corpos envoltos de forma similar e enterrados de cócoras, mas também foram encontrados em posição fetal.

A equipe de arqueólogos planeja agora estudar o conteúdo do “caixão” recorrendo às “mais modernas técnicas de imagiologia médica“, métodos como raios-X, tomografia axial, reconstrução tridimensional e outras técnicas não invasivas, explicam no comunicado.

A intenção dos arqueólogos é descobrir “eventuais patologias”, bem como “oferendas escondidas no caixão”, sem danificar a múmia.

Na mesma câmara funerária do santuário onde foi encontrada, foram descobertas oferendas como vasos, cães e outros animais, e também conchas do Equador.

“Estas descobertas confirmam o papel de Pachacamac como local de culto para as antigas populações locais, antes de os Incas transformarem o local no grande centro de peregrinação imperial no final do século XV”, explicam os pesquisadores.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Caso Marielle: Moro defende Bolsonaro e fala em 'fraude' para envolver nome do presidente

  O ministro da Justiça, Sergio Moro, defendeu nesta quinta-feira o presidente Jair Bolsonaro (PSL), cujo nome nas últimas semanas esteve vinculado ao assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do seu motorista, no Rio de …

Príncipe Andrew vira centro de escândalo sexual

O príncipe Andrew do Reino Unido comunicou nesta quarta-feira (20/11) que decidiu se afastar da vida pública após o agravamento da controvérsia em torno de seu envolvimento com o milionário americano Jeffrey Epstein, acusado de …

Brasil é o maior hub de fintech da América Latina

O Brasil é o maior país da América Latina — tanto em massa quanto em população — e ocupa uma posição influente no cenário global. Depois dos Estados Unidos, o Brasil lidera a lista do …

Entomólogo dos EUA acredita ter identificado fósseis de insetos em Marte

O entomólogo William Romoser, professor emérito da Universidade de Ohio (EUA), analisou fotos captadas por rovers da NASA em Marte e afirma ter achado nelas fósseis de insetos. Romoser analisou detalhadamente estruturas parecidas a abelhas, bem …

China se irrita com decisão americana sobre Hong Kong e convoca diplomata

Pequim convocou nesta quarta-feira (20) um diplomata do alto escalão dos Estados Unidos após a adoção na terça-feira (19), pelo Senado americano, de um texto que apoia os "direitos humanos e democracia" em Hong Kong. Os …

Porteiro que citou Bolsonaro no caso Marielle recua em novo depoimento

O porteiro que citou o presidente Jair Bolsonaro nas investigações sobre a morte da vereadora Marielle Franco e do motorista, Anderson Gomes, depôs nesta terça-feira (19/11) à Polícia Federal e recuou da versão que havia …

Anistia Internacional denuncia mais de 100 mortes em protestos no Irã

ONG relata uso de munição real contra manifestantes e diz que total de mortos pode ser ainda maior. Presidente e líder supremo dizem que país teve êxito ao lidar com distúrbios provocados por inimigos externos. A …

Áustria decide sobre polêmica do destino da casa onde nasceu Hitler

Por enquanto, parece ter se encerrado a polêmica sobre qual destino dar à residência onde nasceu Adolf Hitler. O edifício, que fica na Áustria, se tornará uma delegacia de polícia, segundo anunciou o governo austríaco …

Satélites Starlink já estão atrapalhando observações astronômicas

Em maio, Elon Musk garantiu que seus satélites Starlink não causariam impactos nas observações astronômicas — declaração dada pelo Twitter logo após o lançamento dos primeiros 60 satélites do projeto que visa pelo menos 12 …

As celebridades no esporte que adoram poker - 7 esportistas que jogam poker por lazer!

O poker está cada dia mais alcançando um status como esporte e poderá até mesmo se tornar um esporte olímpico. Desde 2009, o poker é considerado mundialmente como um esporte da mente pela International Mind Sports …