Múmia rara é descoberta intacta em “caixão” de algodão

Uma equipe de arqueólogos belga encontrou uma múmia de cerca de mil anos de idade dentro de uma espécie de caixão vertical, feito de algodão. A descoberta foi realizada em Pachacamac, sítio arqueológico costeiro perto de Lima, no Peru.

A descoberta arqueológica, por pesquisadores da Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica, está associada à cultura Ichma, que existiu na costa central do Peru entre 900 e 1470 depois de Cristo, de acordo com o comunicado divulgado.

“O defunto ainda está embalado no enorme pacote funerário que lhe serve de caixão”, salienta o diretor das escavações, Peter Eeckhout.

“Acreditamos que o enterro tenha acontecido entre os anos 1.000 e 1.200 da nossa era”, explica também Eeckhout, notando que “as descobertas desta natureza são raríssimas” e que “o estado de conservação é excepcional”.

Em sítios arqueológicos vizinhos foram descobertos corpos envoltos de forma similar e enterrados de cócoras, mas também foram encontrados em posição fetal.

A equipe de arqueólogos planeja agora estudar o conteúdo do “caixão” recorrendo às “mais modernas técnicas de imagiologia médica“, métodos como raios-X, tomografia axial, reconstrução tridimensional e outras técnicas não invasivas, explicam no comunicado.

A intenção dos arqueólogos é descobrir “eventuais patologias”, bem como “oferendas escondidas no caixão”, sem danificar a múmia.

Na mesma câmara funerária do santuário onde foi encontrada, foram descobertas oferendas como vasos, cães e outros animais, e também conchas do Equador.

“Estas descobertas confirmam o papel de Pachacamac como local de culto para as antigas populações locais, antes de os Incas transformarem o local no grande centro de peregrinação imperial no final do século XV”, explicam os pesquisadores.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Inacreditável: homem de 101 sobrevive à gripe de 1918, guerra mundial e coronavírus

É quase inacreditável, mas aconteceu: um italiano de 101 anos sobreviveu a não uma, mas duas pandemias globais: a gripe espanhola de 1918 e o surto de COVID-19. Conhecido apenas como “Senhor P”, o homem foi …

IA usa imagens de satélites para localizar bombas não detonadas da Guerra do Vietnã

Muitas bombas lançadas durante a Guerra do Vietnã nunca explodiram e representam um sério perigo para a população local. Cientistas desenvolveram uma nova ferramenta alimentada por IA que facilitaria a detecção e desmantelamento desses explosivos. Um …

Crianças exibem pinturas de arco-íris nas janelas para alegrar colegas no Reino Unido

O Reino Unido deixou o negacionismo de lado para encarar a quarentena devido ao Coronavírus com seriedade desde esta segunda-feira, 23. Com as escolas fechadas, crianças desenham arco-íris e os exibem nas janelas para alegrar …

Covid-19: Austrália testa vacina contra tuberculose para imunizar profissionais da saúde

Uma equipe de cientistas australianos anunciou nesta sexta-feira (27) que decidiu testar em larga escala uma vacina usada durante décadas contra a tuberculose, a BCG, para comprovar se é capaz de imunizar profissionais da área …

'Pula no esgoto e nada acontece': Brasil tem mais de 300 mil internações por ano por doenças causadas por falta de saneamento

Dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) contrariam a declaração do presidente Jair Bolsonaro de que o brasileiro seria resistente a infecções, já que "pula no esgoto e nada acontece". Em 2016, houve 166,8 …

Camada de ozônio está se recuperando e mudança de fluxos de vento

A recuperação da camada de ozônio acima da Antártica continua lenta e constante. Um sintoma claro desta recuperação é a mudança na circulação atmosférica registrada por pesquisadores da Universidade de Colorado Boulder e publicada na …

Esta geleira da Antártica inquieta pesquisadores

Com seu recuo de 5 km em somente 22 anos, a geleira de Denman, na parte leste da Antártica, inquieta os pesquisadores, que consideram os graves riscos associados ao seu potencial desaparecimento completo. A ravina Denman, …

Jornalista da Globo chora ao pedir que idosos fiquem em casa por coronavírus

Em tempos de pandemia da Covid-19 pelo mundo – e afetando o Brasil, é claro – mesmo o jornalista mais profissional e experiente pode acabar se rendendo as emoções, como aconteceu com Jessica Senra, apresentadora …

Mãe conta como adolescente francesa de 16 anos morreu de quadro fulminante da Covid-19

A angústia dos franceses aumenta com a morte de uma adolescente de 16 anos, Julie, vítima do novo coronavírus. Ela morreu na terça-feira (24) no Hospital Necker de Paris, especializado em doenças infantis, 24 horas …

Ex-ministros da Saúde repudiam postura de Bolsonaro em pandemia

Ex-ministros da Saúde dos governos petistas criticaram nesta quinta-feira (26/03) o posicionamento do presidente Jair Bolsonaro diante da pandemia do novo coronavírus. Em carta, eles defenderam as restrições impostas por governos estaduais e ressaltaram a …