Existe um truque provado cientificamente para se lembrar de tudo (ou quase)

Se precisa lembrar de algo, o que poderia fazer para ter certeza de não esquecer é… desenhar. Segundo um novo estudo, o desenho pode ser uma ajuda mais eficaz do que escrever.

A fim de evitar que uma tarefa seja esquecida, a maior parte das pessoas recorre ao hábito de anotá-la. No entanto, a probabilidade de se lembrar de algo importante pode ser maior se fizer um desenho, segundo uma pesquisa realizada por pesquisadores canadenses.

A equipe de cientistas realizou várias análises cognitivas a um grupo de jovens adultos e idosos, concluindo que ilustrar é um método extremamente eficiente para ajudar a reter novas informações, principalmente no caso de pessoas com idade avançada. As conclusões foram publicadas recentemente na Experimental Aging and Research.

Os pesquisadores estão animados com esse novo estudo e convencidos de que a descoberta pode ser uma grande ajuda em tratamentos para problemas de memória, como o Alzheimer.

Em estudos anteriores, os cientistas já tinham detectado que o desenho é uma interessante estratégia de codificação de informações, muito eficaz para jovens adultos, proporcionando maiores benefícios de memória do que outras técnicas semelhantes.

Nessa nova pesquisa, a equipe decidiu analisar se a técnica produzia os mesmos resultados satisfatórios em adultos mais velhos.

“Estávamos especificamente interessados em determinar o quão benéfico poderia ser a prática do desenho para reter informações na população de adultos mais velhos, já que essa faixa etária experimenta declínios significativos no funcionamento da memória“, afirmou Melissa Meade, uma das autoras do estudo.

Durante a experiência, os cientistas compararam diferentes técnicas. Foram analisados 30 participantes, divididos em dois grupos: estudantes do ensino superior e idosos.

Os voluntários podiam desempenhar tarefas diferentes para memorizar palavras, desde a escrita ao desenho, ou até fazer uma lista de atributos físicos relacionados com a palavra em questão.

Depois da atividade, a memória dos participantes foi avaliada. Os cientistas descobriram então que ambos os grupos mostraram melhor retenção quando recorreram ao desenho, sendo que o desempenho foi ainda maior entre os idosos.

Dessa forma, mais do que todas as outras técnicas testadas, o desenho otimizou a memória do grupo composto por adultos mais velhos. Com base nessas evidências, a equipe concluiu que o desenho melhora a memória e a simplicidade dessa estratégia significa que poder ser usada nos mais variados ambientes.

Quando envelhecemos, a retenção de novas informações diminui devido à deterioração das estruturas cerebrais envolvidas na memória, como o hipocampo e os lobos frontais. O desenho é particularmente importante para pessoas com demência dado que faz um melhor uso das regiões do cérebro que ainda estão preservadas.

Quando desenhamos, usamos a parte relacionada com a visão espacial, uma parte do cérebro que é mantida em pleno funcionamento até mesmo durante o envelhecimento.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …