Um planeta do tamanho de Júpiter conseguiu sobreviver perto de uma anã branca

NASA / JPL-Caltech

Normalmente, para que uma anã branca seja formada, uma estrela passa pelo fim de sua evolução através de um processo que destrói qualquer coisa que estiver por perto. Entretanto, os astrônomos se depararam com um objeto que contraria esse fato: um planeta do tamanho de Júpiter conseguiu sobreviver e ficar perto de uma anã branca.

Este planeta é chamado WD 1856 b e foi encontrado através de dados do Transiting Exoplanet Survey Satellite (o telescópio espacial TESS) e do já aposentado telescópio espacial Spitzer, ambos da NASA.

O planeta completa uma volta ao redor da anã branca, que se chama WD 1856+534, a cada 34 horas — mais de 60 vezes mais rápido do que Mercúrio orbita nosso Sol.

Apenas 40% maior do que Terra, a anã branca tem 18.000 km de diâmetro e pode ter até 10 bilhões de anos. O sistema está relativamente perto de nós, a 80 anos-luz de distância, na constelação de Draco.

O que surpreendeu os cientistas é que o planeta está mais perto do que deveria desta anã branca, mesmo que o processo de morte de uma estrela seja devastador, principalmente na fase de gigante vermelha, na qual a estrela moribunda aumenta de centenas a milhares de vezes.

Nesse processo, a gigante vermelha ejeta suas camadas externas de gás até que o núcleo quente se torne uma anã branca. Até isso acontecer, todos os objetos próximos acabam sendo incinerados. Então, como seria possível o WD 1856 b continuar ali? Bem, uma das hipóteses é que ele costumasse ficar bem mais distante quando sua estrela ainda estava viva.

Já se sabia que nesse processo, cometas e asteroides pequenos poderiam ser atraídos pela imensa força gravitacional de uma anã branca e formar um disco de detritos ao seu redor. Mas essa é a primeira vez que se tem notícia de um planeta que conseguiu fazer o percurso sem se despedaçar pelo caminho.

Não existem dados para explicar como isso aconteceu, mas há algumas hipóteses. Uma delas é que estrelas “irmãs” da anã branca (que, na verdade, formam um sistema estelar triplo) teriam influenciado a órbita do planeta para que ele se aproximasse.

A coautora do estudo Lisa Kaltenegger, diretora do Instituto Carl Sagan, afirma que “esses mundos poderiam manter condições favoráveis ​​para a vida por mais tempo do que a escala de tempo prevista para a Terra” Com isso, “podemos explorar muitas novas possibilidades intrigantes para mundos orbitando esses núcleos estelares mortos”, concluiu.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …