Por todo o mundo a pandemia do novo coronavírus e a quarentena fecharam as portas dos museus, deixando as obras de arte solitárias nos corredores esvaziados das instituições, que já há meses não recebem visitantes.
Enquanto o Museu do Vaticano começa a ensaiar sua reabertura com as devidas restrições, um museu no estado do Missouri, nos EUA, apesar de seguir com as portas fechadas, permitiu a visitação de ilustres convidados: três pinguins do zoológico local, que passearam por entre as pinturas e esculturas admirando algumas das mais incríveis obras de arte da humanidade.
O inusitado passeio aconteceu no Nelson-Atkins Museum of Art, localizado na cidade de Kansas City, conhecido por reunir coleções de arte de praticamente todos os cantos e culturas do planeta. Os pinguins Bubbles, de 5 anos, Maggie, de 7 anos e Berkley, de 8 anos, vieram do zoológico de Kansas City cheios de opiniões e olhares críticos sobre as obras. “Eles pareciam reagir muito melhor a Caravaggio do que Monet”, afirmou Julián Zugazagoitia, diretor executivo e CEO do museu.
Originais de áreas costeiras do Peru e do Chile, os pinguins foram devidamente recebidos em espanhol no museu, e puderam passear livremente pelas galerias e corredores da imensa instituição.
“Infelizmente, nossos pinguins não podem falar por si mesmos, mas acreditamos que eles acharam a experiência no museu muito enriquecedora!”, afirmou Randy Wisthof, representante do zoológico que levou os animais ao passeio.
// Hypeness