A área de Kozlice, no sudoeste do país, foi liberada por tropas soviéticas em janeiro de 1945. Uma tumba coletiva de 18 soldados alemães foi descoberta próximo ao povoado de Kozlice, no sudoeste da Polônia.
O Laboratório de Pesquisas Históricas e Arqueológicas POMOST, responsável pela descoberta, publicou em sua página do Facebook fotografias da fossa e os objetos encontrados dentro dela.
Entre estes objetos há punhais, capacetes, cantis, além de fragmentos metálicos com o emblema da Luftwaffe – a Força Aérea do Terceiro Reich – que continha a suástica. Três etiquetas de identidade permitiram estabelecer que os soldados eram paraquedistas.
Além do mais, na fossa foram encontradas duas condecorações, uma delas uma Cruz Espanhola, a medalha que se entregava aos alemães que participaram da Guerra Civil da Espanha ao lado do general Franco.
Segundo explicou ao portal polonês The First News Tomasz Czabanski, presidente do laboratório, próximo a Kozlice “ocorriam muitas coisas. Foram descobertas muitas tumbas individuais nesta área […] Contudo, ainda existem muitas tumbas não descobertas“.
// SputnikNews