NASA inventa maneira bizarra de evitar erupção do Yellowstone ‘antes de tudo explodir de uma vez’

A erupção do supervulcão Yellowstone pode causar devastação em todo o mundo, no entanto os cientistas acreditam que a catástrofe poderia ser evitada graças a uma solução bizarra, mas criativa.

De acordo com o cientista da NASA, a erupção mortal poderia ser evitada usando tubos de arrefecimento introduzidos nas câmaras de magma da caldeira do supervulcão.

Yellowstone, que está localizado no estado norte-americano de Wyoming, é um dos vulcões mais poderosos no nosso planeta. A última erupção de grande escala aconteceu há 640 mil anos. Já passou tanto tempo desde a derradeira erupção que o Yellowstone está cada vez mais próximo de uma nova explosão.

Os especialistas estão se preparando para o pior, investigando como a enorme erupção, que ameaça destruir instantaneamente boa parte dos EUA, pode ser prevenida.

Um dos cientistas da NASA acredita ter encontrado uma solução única para impedir que algo devastador aconteça. A solução é colocar tubos com água nas câmaras da caldeira, arrefecendo o magma.

Entre 60 a 70 por centro do calor gerado pelo Yellowstone vaza para a atmosfera, mas o resto se acumula dentro. Se muito calor ficar acumulado, isso poderá provocar uma erupção.

Investigadores da NASA acreditam que, ao fazer uma perfuração de 10 quilômetros em Yellowstone e bombeando água a alta pressão para dentro do vulcão irá fazer com que o líquido frio absorva parte do calor, sendo o processo repetido várias vezes.

O engenheiro da NASA Brian Wilcox disse aos jornalistas que a realização deste plano poderia custar cerca de US$ 3,5 bilhões (aproximadamente R$ 14 bilhões) com o benefício adicional de se poder usar o vapor para criar uma fonte de energia geotermal livre de carbono, com um custo menor do que outras fontes de energia atualmente disponíveis no mercado, escreve Daily Express.

“O que torna Yellowstone uma força da natureza é que ele armazena o calor por centenas de milhares de anos antes de tudo explodir de uma vez”, disse o cientista.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Criaram um escape room baseado em La Casa de Papel

As empresas Fever Originals, Atresmedia e Enigma Exprés criaram um escape room na Espanha baseado em “La Casa de Papel“. Mais de 80 mil pessoas participaram da primeira temporada do desafio. Vestidos com os uniformes e …

Guaidó desafia proibição de deixar Venezuela e inicia giro internacional em busca de apoio

O opositor venezuelano Juan Guaidó voltou a desafiar a proibição de deixar o país. O autoproclamado presidente interino viajou para a Colômbia, antes de seguir para Bélgica e Suíça. Ele pretende participar do Fórum …

FMI prevê melhora para economia brasileira, apesar da redução do crescimento mundial

O Fundo Monetário Internacional reduziu nesta segunda-feira (20) sua expectativa de crescimento global para este ano. A instituição é mais otimista sobre a situação do Brasil, que deve crescer nos próximos anos. O FMI disse …

Harry diz estar triste por deixar deveres reais

O príncipe Harry falou neste domingo (19/01) de sua tristeza por ser obrigado a desistir de seus deveres reais em um acordo com a família real britânica, dizendo não haver outra opção se ele e …

Ultrassom destrói células cancerosas

Cientistas do Instituto de Tecnologia da Califórnia e do Instituto de Pesquisa Beckman da Cidade da Esperança desenvolveram uma técnica de ultrassom direcionado de baixa intensidade que mata células cancerígenas sem afetar as células saudáveis …

Robôs são maior ameaça à humanidade que mudança climática, segundo especialista

Especialista em inteligência artificial acredita que robôs podem ser hackeados por terroristas, além de outros problemas, tornando-os potencialmente perigosos para o homem. Se por um lado a tecnologia pode ajudar o homem em suas tarefas do …

Sem capacidade para reciclar, Malásia devolve lixo para países desenvolvidos

A Malásia devolveu 150 contêineres de lixo ilegal para seus países de origem. Entre eles estão os Estados Unidos, a França, o Reino Unido e o Canadá, anunciaram as autoridades nesta segunda-feira (20). Segundo …

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …