Naves espaciais da Blue Origin para turistas não terão banheiro

(dr) Blue Origin

-

Os turistas que sonham em conhecer o espaço terão de pensar duas vezes antes de decidirem viajar pela Blue Origin, comandada por Jeff Bezos, CEO da Amazon. Isso porque o executivo revelou que a aeronave que levará os passageiros não vai permitir que eles usem o banheiro e, caso se sintam enjoados, não haverá nenhum recipiente para vomitar.

Vão ao banheiro antecipadamente“, alertou Bezos durante o 33º Simpósio Espacial, realizado no início deste mês. De acordo com o empresário, as cápsulas da New Shepard, a primeira nave que sairá da nossa atmosfera, não foi projetada para suportar espaços adicionais além daqueles destinados aos passageiros.

Na verdade, ela é bastante compacta: são apenas seis poltronas giratórias, cada uma com uma janela própria, e nada além disso.

Bezos acredita que não haverá incidentes envolvendo enjoos ou uma vontade brusca de usar o banheiro, mesmo em pessoas de estômago mais fraco.

Segundo o fundador da varejista americana, os voos da New Shepard serão rápidos – cerca de 40 minutos, sendo que os primeiros 11 minutos são só da decolagem. Os turistas ficarão orbitando por quatro minutos, tempo em que poderão aproveitar uma vista privilegiada do nosso planeta.

Também foi confirmado de que não há planos para alterar o design das cápsulas e integrar banheiros ou sistemas de dejetos humanos, pelo menos por enquanto.

“As pessoas não passam mal imediatamente. Não vamos nos preocupar com isso. É um efeito retardado [provocado pelo início] da viagem, que leva entre 10 e 11 minutos. Então os turistas vão ficar bem“, disse Bezos.

A Viagem

A New Shepard é um veículo totalmente autônomo, o que significa que não haverá um piloto humano a bordo, apenas passageiros comuns.

Os turistas chegarão nas instalações da Blue Origin em Van Horn, no Texas (Estados Unidos), dois dias antes do lançamento da nave, onde farão um rápido treinamento e conhecerão os profissionais da empresa. Estes, por sua vez, poderão ser contatados pelos passageiros mesmo quando chegarem ao espaço.

A nave viajará para até certo ponto acima da linha de Kármán, um limite que fica a uma altitude de 100 quilômetros acima do nível do mar.

Essa distância é considerada como o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior e, a partir dessa altitude, os turistas vão experimentar a gravidade zero, ver a curva da Terra e enxegar a escuridão do espaço. Os primeiros voos estão agendados para algum momento de 2018.

O turismo espacial deve ser algo comum nos próximos anos, mas ainda está longe de ser acessível.

A Blue Origin ainda não divulgou os preços de suas passagens – para efeito de comparação, a Virgin Galactic, companhia do bilionário Richard Branson, está vendendo passes entre US$ 200 mil e 250 mil (algo entre R$ 600 mil e 800 mil), mesmo sem ter uma data confirmada para o lançamento das naves.

Bezos espera que, com o tempo, os valores diminuam de forma significativa.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …