Naves espaciais da Blue Origin para turistas não terão banheiro

(dr) Blue Origin

-

Os turistas que sonham em conhecer o espaço terão de pensar duas vezes antes de decidirem viajar pela Blue Origin, comandada por Jeff Bezos, CEO da Amazon. Isso porque o executivo revelou que a aeronave que levará os passageiros não vai permitir que eles usem o banheiro e, caso se sintam enjoados, não haverá nenhum recipiente para vomitar.

Vão ao banheiro antecipadamente“, alertou Bezos durante o 33º Simpósio Espacial, realizado no início deste mês. De acordo com o empresário, as cápsulas da New Shepard, a primeira nave que sairá da nossa atmosfera, não foi projetada para suportar espaços adicionais além daqueles destinados aos passageiros.

Na verdade, ela é bastante compacta: são apenas seis poltronas giratórias, cada uma com uma janela própria, e nada além disso.

Bezos acredita que não haverá incidentes envolvendo enjoos ou uma vontade brusca de usar o banheiro, mesmo em pessoas de estômago mais fraco.

Segundo o fundador da varejista americana, os voos da New Shepard serão rápidos – cerca de 40 minutos, sendo que os primeiros 11 minutos são só da decolagem. Os turistas ficarão orbitando por quatro minutos, tempo em que poderão aproveitar uma vista privilegiada do nosso planeta.

Também foi confirmado de que não há planos para alterar o design das cápsulas e integrar banheiros ou sistemas de dejetos humanos, pelo menos por enquanto.

“As pessoas não passam mal imediatamente. Não vamos nos preocupar com isso. É um efeito retardado [provocado pelo início] da viagem, que leva entre 10 e 11 minutos. Então os turistas vão ficar bem“, disse Bezos.

A Viagem

A New Shepard é um veículo totalmente autônomo, o que significa que não haverá um piloto humano a bordo, apenas passageiros comuns.

Os turistas chegarão nas instalações da Blue Origin em Van Horn, no Texas (Estados Unidos), dois dias antes do lançamento da nave, onde farão um rápido treinamento e conhecerão os profissionais da empresa. Estes, por sua vez, poderão ser contatados pelos passageiros mesmo quando chegarem ao espaço.

A nave viajará para até certo ponto acima da linha de Kármán, um limite que fica a uma altitude de 100 quilômetros acima do nível do mar.

Essa distância é considerada como o limite entre a atmosfera terrestre e o espaço exterior e, a partir dessa altitude, os turistas vão experimentar a gravidade zero, ver a curva da Terra e enxegar a escuridão do espaço. Os primeiros voos estão agendados para algum momento de 2018.

O turismo espacial deve ser algo comum nos próximos anos, mas ainda está longe de ser acessível.

A Blue Origin ainda não divulgou os preços de suas passagens – para efeito de comparação, a Virgin Galactic, companhia do bilionário Richard Branson, está vendendo passes entre US$ 200 mil e 250 mil (algo entre R$ 600 mil e 800 mil), mesmo sem ter uma data confirmada para o lançamento das naves.

Bezos espera que, com o tempo, os valores diminuam de forma significativa.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …