Avião com 114 pessoas a bordo cai em Havana; há 3 sobreviventes

Omara García / EPA

Um avião alugado pela Cubana de Aviación com 114 pessoas a bordo e tripulação estrangeira caiu nesta sexta-feira (18) nas imediações do aeroporto internacional de Havana. Apenas três pessoas sobreviveram, informaram fontes oficiais.

O Boeing 737 caiu momentos depois da decolagem em Havana, capital de Cuba, com 114 pessoas a bordo entre passageiros (incluindo um bebê e quatro crianças) e tripulantes, todos de nacionalidade estrangeira.

Nas imediações do aeroporto José Martí observava-se uma intensa coluna de fumaça e várias dotações de bombeiros, polícia e assistência médica. O avião iniciava um voo doméstico para Holguín. Ao que indica, a bordo seguiam 105 passageiros e 9 membros da tripulação.

Segundo a CubaTV, o Boeing 737 foi alugado pela companhia aérea cubana de aviação da Blune Panorama Airlines, e caiu em uma área agrícola perto do aeroporto.

A origem do acidente ainda está sendo apurada, tendo sido aberto inquérito para apurar as causas da queda do dispositivo, que tinha sido fretado pela companhia cubana a uma pequena transportadora aérea mexicana chamada Damojh.

No local do acidente, o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, afirmou que o desastre teria causado um “número elevado” de vítimas. “Um lamentável acidente aéreo aconteceu. As notícias não são animadoras, parece que há um número elevado de vítimas”, disse Diaz-Canel, em declarações a jornalistas presentes no local do acidente.

“Existe um número elevado de pessoas que morreram. As coisas estão organizadas, as chamas foram apagadas e os restos mortais estão sendo identificados”, disse o presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, que esteve no local do acidente.

As autoridades mexicanas anunciaram que o Boeing 737-201 que caiu nesta sexta em Cuba, com 114 pessoas a bordo, foi construído em 1979, explicando que o avião foi alugado pela companhia estatal cubana.

O avião caiu momentos depois da decolagem do aeroporto Internacional José Martí, em Havana, com 105 passageiros e nove membros da tripulação, informaram as autoridades no local.

A tripulação era formada por estrangeiros. De acordo com as informações da imprensa oficial, a Damojh tem mais de 15 anos de experiência.

Quatro sobreviventes foram transportados para o hospital de Havana e três deles continuam vivos”, afirmou o diretor do hospital, Martinez Blanco, em declarações à televisão estatal cubana, com informações que estão em estado crítico.

Entre as vítimas, havia um bebê de 2 anos e mais quatro crianças.

As autoridades ainda não confirmaram oficialmente o número de vítimas. Os familiares das pessoas a bordo do avião estão sendo encaminhadas para uma área privada do aeroporto em Havana, enquanto aguardam informações.

Cuba decretou dois dias de luto na sequência do acidente. “O Conselho de Estado da República de Cuba decidiu decretar luto oficial desde as 6h (locais) do dia 19 de maio até a meia-noite de 20 de maio”, informou a mídia estatal.

Ciberia // Agência Brasil / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Defesa de Trump diz que processo de impeachment é ilegal

Em primeira manifestação formal desde o início do julgamento do presidente, defesa acusa oposição democrata de tentar interferir nas eleições de 2020. Os advogados do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disseram neste sábado que o …

Cidade de interior de SP inicia tarifa zero no transporte público

Enquanto diversas capitais ao redor do país aumentam o valor das passagens no transporte público, algumas outras cidades pensam diferente. Se o transporte coletivo gratuito parece um sonho inalcançável e utópico, algumas administrações públicas buscam maneiras …

Quantos anos de vida saudável os ricos ganham em relação aos pobres?

Um novo estudo europeu e americano descobriu que os ricos possuem cerca de nove anos de vida saudável a mais do que os pobres. A pesquisa foi bastante abrangente – os cientistas analisaram dados de mais …

O país sul-americano que deve crescer 14 vezes mais que a China neste ano

A Guiana ganhou na loteria e está prestes a resgatar o prêmio. Seus vizinhos, especialmente a Venezuela, aguardam intrigados para saber em que ela vai gastar. De acordo com o Fundo Monetário Internacional (FMI), a economia …

Portugal supera marca histórica de 500 mil imigrantes residindo no país; brasileiros são a maioria

Portugal atingiu um número recorde de imigrantes vivendo no país. O anúncio foi feito pelo governo nesta quarta-feira (15), durante debate no Parlamento sobre o Orçamento de Estado para 2020. "Os dados preliminares levam a dizer …

Papa Francisco nomeia primeira mulher para cargo de alto escalão no Vaticano

Pela primeira vez, uma mulher ocupará um cargo de alto nível no Vaticano. O Papa Francisco nomeou Francesca Di Giovanni para a função de vice-ministra da Secretaria de Estado da Santa Sé, órgão equivalente ao …

Khamenei chama Trump de "palhaço" e exalta ataque a bases dos EUA

Em primeiro sermão desde 2012, líder supremo do Irã afirma que Trump finge apoio ao povo iraniano e pede união após dizer que queda de avião foi "acidente trágico". EUA admitem que militares ficaram feridos. O …

Uma desconhecida explosão de ondas gravitacionais foi detectada na Terra

Os detectores de ondas gravitacionais da Terra, os observatórios LIGO e Virgo, identificaram uma misteriosa “explosão” de ondas gravitacionais não prevista na última terça-feira, 14 de janeiro. As ondas gravitacionais detectadas até hoje foram resultado de …

Twitter pede desculpas por permitir anúncios direcionados a neonazistas

O Twitter emitiu hoje (16), um pedido de desculpas público, logo após a BBC fazer uma denúncia de que a plataforma de anúncios da empresa estava permitindo o direcionamento de conteúdo para neonazistas e outros …

SP quer lei para incentivar uso de veículos híbridos e elétricos

Um novo projeto de lei apresentado em São Paulo pretende combater os problemas ambientais provocados pelos carros à combustão, que utilizam os tão poluentes combustíveis fósseis, através do incentivo ao uso de veículos elétricos ou …