Avião com 114 pessoas a bordo cai em Havana; há 3 sobreviventes

Omara García / EPA

Um avião alugado pela Cubana de Aviación com 114 pessoas a bordo e tripulação estrangeira caiu nesta sexta-feira (18) nas imediações do aeroporto internacional de Havana. Apenas três pessoas sobreviveram, informaram fontes oficiais.

O Boeing 737 caiu momentos depois da decolagem em Havana, capital de Cuba, com 114 pessoas a bordo entre passageiros (incluindo um bebê e quatro crianças) e tripulantes, todos de nacionalidade estrangeira.

Nas imediações do aeroporto José Martí observava-se uma intensa coluna de fumaça e várias dotações de bombeiros, polícia e assistência médica. O avião iniciava um voo doméstico para Holguín. Ao que indica, a bordo seguiam 105 passageiros e 9 membros da tripulação.

Segundo a CubaTV, o Boeing 737 foi alugado pela companhia aérea cubana de aviação da Blune Panorama Airlines, e caiu em uma área agrícola perto do aeroporto.

A origem do acidente ainda está sendo apurada, tendo sido aberto inquérito para apurar as causas da queda do dispositivo, que tinha sido fretado pela companhia cubana a uma pequena transportadora aérea mexicana chamada Damojh.

No local do acidente, o presidente de Cuba, Miguel Diaz-Canel, afirmou que o desastre teria causado um “número elevado” de vítimas. “Um lamentável acidente aéreo aconteceu. As notícias não são animadoras, parece que há um número elevado de vítimas”, disse Diaz-Canel, em declarações a jornalistas presentes no local do acidente.

“Existe um número elevado de pessoas que morreram. As coisas estão organizadas, as chamas foram apagadas e os restos mortais estão sendo identificados”, disse o presidente cubano, Miguel Diaz-Canel, que esteve no local do acidente.

As autoridades mexicanas anunciaram que o Boeing 737-201 que caiu nesta sexta em Cuba, com 114 pessoas a bordo, foi construído em 1979, explicando que o avião foi alugado pela companhia estatal cubana.

O avião caiu momentos depois da decolagem do aeroporto Internacional José Martí, em Havana, com 105 passageiros e nove membros da tripulação, informaram as autoridades no local.

A tripulação era formada por estrangeiros. De acordo com as informações da imprensa oficial, a Damojh tem mais de 15 anos de experiência.

Quatro sobreviventes foram transportados para o hospital de Havana e três deles continuam vivos”, afirmou o diretor do hospital, Martinez Blanco, em declarações à televisão estatal cubana, com informações que estão em estado crítico.

Entre as vítimas, havia um bebê de 2 anos e mais quatro crianças.

As autoridades ainda não confirmaram oficialmente o número de vítimas. Os familiares das pessoas a bordo do avião estão sendo encaminhadas para uma área privada do aeroporto em Havana, enquanto aguardam informações.

Cuba decretou dois dias de luto na sequência do acidente. “O Conselho de Estado da República de Cuba decidiu decretar luto oficial desde as 6h (locais) do dia 19 de maio até a meia-noite de 20 de maio”, informou a mídia estatal.

Ciberia // Agência Brasil / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Twitter entra na briga pela compra do TikTok e pode fundir redes sociais

O banimento do TikTok nos Estados Unidos virou uma verdadeira novela mexicana. O aplicativo chinês, que tem até 45 dias para encontrar uma companhia americana para assumir suas operações no país e não ser bloqueado …

Motoboy é vítima de racismo de homem branco: "Você tem inveja disso aqui [minha cor]"

A manhã de sexta-feira (7) começou com mais um caso de racismo no Brasil. Um vídeo que viralizou no Twitter registra um homem branco fazendo injúrias raciais contra um entregador de delivery. As fortes imagens são …

‘Grande ameaça à saúde pública’: cientistas descobrem mutação resistente a remédio contra a malária

Pesquisadores em Ruanda identificaram uma cepa do parasita causador da malária que é resistente a medicamentos. O estudo, publicado na revista Nature, revelou que os parasitas eram capazes de resistir ao tratamento com a artemisinina, um …

Brasil, um ano no foco da crítica ambiental mundial

Em agosto de 2019, país virou pária ambiental devido a incêndios e aumento do desmatamento. Bolsonaro reagiu com agressividade e insultos. Agora, aumenta a pressão de investidores estrangeiros por uma mudança de rumo. Foi uma catástrofe …

Com medo da Covid-19, Venezuela discrimina venezuelanos que voltam ao país

Várias medidas vêm sendo aplicadas na Venezuela para conter a Covid-19. Um estádio foi transformado em hospital de campanha, blocos de concreto foram colocados nas vias, festas estão proibidas e há um canal de …

Centro Gamalei, desenvolvedor de vacina russa, explica como funciona e se há riscos para o paciente

O diretor do Centro Nacional de Pesquisa de Epidemiologia e Microbiologia Gamalei falou sobre os testes da vacina, que será registrada oficialmente na quarta-feira (12). As partículas do coronavírus na vacina da COVID-19 não podem prejudicar …

Mistura inusitada de amônia e água cria raios superficiais e granizos em Júpiter

Júpiter, o maior gigante gasoso do Sistema Solar, é um lugar coberto por tempestades estranhas. O que os cientistas ainda não sabiam é que no meio dessas tormentas, existem raios de natureza bem diferente dos …

Emocionante avanço da teoria para a realidade: bizarro efeito quântico é observado

No núcleo toda estrela anã branca — o denso resto de uma estrela que queimou todo seu combustível — existe um fenômeno quântico enigmático: enquanto ganha massa ela reduz de tamanho chegando a um ponto …

Estudo prevê 300 mil mortes por covid até fim do ano nos EUA

Pesquisadores da Universidade de Washington pintam cenário sombrio caso restrições não sejam respeitadas. Enquanto primeiros epicentros registram queda, outros estados americanos divulgam taxas de infecções recordes. A epidemia de covid-19 deve matar aproximadamente 300 mil americanos …

Coronavírus: Exportações devem cair mais de 20% na América Latina, diz ONU

As exportações da América Latina e do Caribe podem cair mais de 20% em 2020 devido às consequências da pandemia do coronavírus, que também terá um impacto negativo nas importações, disse uma agência da …