Nem sempre os cromossomos X e Y determinam o sexo do bebê

Cientistas australianos descobriram um novo regulador genético que tem um papel fundamental na determinação do sexo de um bebê.

Na sequência normal dos eventos, um embrião com dois cromossomos X vai se tornar uma menina, enquanto que um embrião com um cromossomo X e um cromossomo Y vai nascer menino. Mas o novo gene descoberto e os genes com quem se relaciona podem interferir no processo.

As conclusões trazem uma nova visão sobre o chamado “junk DNA” – ou DNA não codificante: as partes do código genético que não contêm genes, mas sim reguladores –, que podem ter um impacto na atividade genética.

“O cromossomo Y tem um gene crítico, chamado SRY, que atua em um outro gene designado SOX9 para ser iniciado o desenvolvimento de testículos no embrião. Níveis elevados do gene SOX9 são necessários para o desenvolvimento normal de testículos”, disse Brittany Croft, pesquisadora do Murdoch Children’s Research Institute, na Austrália.

“Contudo, se a atividade de SOX9 for interrompida ou só houver níveis baixos desse gene, os testículos não se desenvolvem, resultando em um bebê com distúrbio no desenvolvimento sexual”.

Esses distúrbios são exatamente o que o nome “intersexual” sugere: condições em que os órgãos reprodutivos ou genitais não se desenvolvem de maneira típica, levando a uma mistura de características masculinas e femininas.

As causas dessas várias condições intersexuais não são muito bem entendidas e afetam cerca de uma em cada 4.500 a 5.500 pessoas.

Com base em uma análise de 44 pessoas com essas características, os pesquisadores  identificaram três reguladores no DNA não codificante que controlavam os níveis de SOX9. Os resultados do estudo foram publicados no dia 15 de dezembro na Nature.

Dentro da amostra, duas pessoas com cromossomos XX e cópias extras dos reguladores (portanto, altos níveis de SOX9) desenvolveram testículos em vez de ovários. O estudo também encontrou duas pessoas com cromossomos XY e uma falta de reguladores (baixos níveis de SOX9) que desenvolveram ovários em vez de testículos.

“Esses reguladores estão no DNA, mas fora dos genes, em regiões anteriormente referidas como junk DNA“, disse um dos membros da equipe, Andrew Sinclair, do MCRI. “A chave para diagnosticar muitos distúrbios pode ser encontrada nesses reguladores que se escondem nessa parte pouco conhecida do nosso DNA.”

Atualmente, essas regiões de DNA não codificante são excluídas quando os pesquisadores estudam as causas genéticas de traços intersexuais – algo que, agora, pode mudar.

Com cerca de um milhão de reguladores controlando cerca de 22 mil genes no genoma humano, há muito potencial para futuras explorações sobre como os reguladores interagem com o código genético – inclusive quando nascemos.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …