Netflix lança curta de terror totalmente escrito por inteligência artificial

Sem título e com uma animação da “melhor pior” qualidade possível, o curta de quatro minutos carrega forte inspiração na franquia Jogos Mortais, mas foi criado totalmente por um bot.

Muito se fala sobre como a Netflix utiliza algoritmos e sistemas automatizados para entregar seus próprios conteúdos com base nos temas e elementos mais populares. Mas o que acontece quando uma tecnologia de inteligência artificial é usada para criar seu próprio filme?

A obra que você vê logo abaixo, publicada neste mês de Halloween pelo serviço de streaming, foi totalmente escrita por uma inteligência artificial e o resultado é, no mínimo, curioso.

Sem título e com uma animação da “melhor pior” qualidade possível, o curta de quatro minutos carrega forte inspiração na franquia Jogos Mortais, mas foi criado totalmente por um bot. Ao lado do autor Keaton Patti, que já publicou um livro escrito totalmente dessa maneira, a Netflix alimentou uma IA com 400 mil horas de filmes de terror de diferentes gêneros, pedindo que, na sequência, ela escrevesse seu próprio.

O resultado é o drama de Jennifer, que se vê presa em uma armadilha mortal e deve resolver enigmas para livrar a si e um colega de trabalho, entre outros personagens, da morte certa. Estão presentes, claro, diferentes clichês do gênero, como o detetive com um drama familiar e lutando contra o alcoolismo, animais marinhos assassinos, traumas do passado que resultam na morte de inocentes, personagens clássicas do horror e, claro, o inevitável plot twist no final.

O curta foi publicado no YouTube, em um perfil da Netflix dedicado a suas produções humorísticas, mas, infelizmente, não tem legendas em português. Ele se junta, no mesmo espaço, a outras produções feitas pela empresa em parceria com Patti, como uma comédia romântica também escrita inteiramente por bots e com o mesmo nível de animação, dublagem e, principalmente, clichês bem utilizados.

Patti também é conhecido por outra obra, infelizmente disponível apenas em inglês. Em agosto de 2019, ele publicou um roteiro do que seria um filme do Batman escrito somente por bots, após estes assistirem a mais de 1.000 horas de conteúdo sobre o herói; apenas a primeira página já vale a leitura, e enquanto podemos lamentar que a obra não se tornará realidade, ela, pelo menos, já ganhou suas versões animadas não-oficiais.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …