Ninguém consegue explicar 64 misteriosos estrondos vindos do céu este ano

No dia 14 de novembro, um forte estrondo foi ouvido em toda a região norte do estado do Alabama, nos Estados Unidos. Mas, só este ano, já foram registrados 64 episódios semelhantes nos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Inicialmente, o National Weather Service, em Birmingham, colocou a hipótese de o som no Alabama ter vindo de uma aeronave supersônica ou de um meteoro quebrando a barreira do som – o que é consistente com a ocorrência da chuva de meteoros Leônidas, cujos picos aconteceram nos dias 17 e 18 deste mês.

No entanto, o porta-voz do Meteoroid Environment Office (MEO) da NASA, Bill Cooke, duvida da teoria de que o som teria sido causado por um meteoro.

Ron Hranac, especialista em astronomia, explicou à CBS que, se os estrondos fossem realmente produzidos por um meteoro, não podiam ter relação com Leônidas, porque os meteoritos desta tempestade são muito pequenos para chegarem ao solo e produzir um barulho de tal dimensão.

Cooke explicou ao ABC 3340 que o chamado Bama Boom poderia ter sido causado por uma aeronave  supersônica, uma explosão terrestre ou, até, um bólide – um grande meteoro que explode na atmosfera sem qualquer tipo de relação com a chuva Leônidas.

USGS / NASA

O gráfico do som registado pelo US Geological Survey perto de Centerville, Alabama

O estrondo foi registrado pelo Lakeview Retreat, do U.S. Geological Survey’s. No entanto, os dados sísmicos sugerem que o boom não resultou de nenhum evento relacionado com atividade sísmica.

Segundo o Popular Mechanics, a fonte mais comum deste misterioso tipo de explosões sonoras são voos militares não anunciados em aviões supersônicos. O voo poderia ter sido a razão do forte estrondo ouvido, já que algumas pessoas associam o barulho a um “boom sônico“.

O “boom sônico” é um som associado a ondas de choque criadas por um objeto que viaja pelo ar a uma velocidade mais rápida do que a velocidade do som. O som destas ocorrências são parecidos com o som de uma explosão ao ouvido humano, uma vez que é criada uma quantidade significativa de energia sonora.

Embora as causas do barulho variem e ainda não se saiba a sua verdadeira causa, os misteriosos booms estão se tornando cada vez mais frequentes. Segundo o Daily Mail, só em 2017 foram registrados 64 sons nos EUA, Reino Unido, Austrália e Nova Zelândia.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …