No Vaticano, edifícios são pintados com leite das vacas do papa

Vadim Zhivotovsky / Wikimedia

Palácio Belvedere, no Vaticano

Das várias soluções sustentáveis que o Vaticano tem encontrado desde que o Papa Francisco escreveu uma encíclica sobre ecologia, a última põe de lado os químicos e faz uso do leite para pintar monumentos.

A sustentabilidade é a palavra de ordem no Vaticano. Conforme pediu o Papa Francisco em 2015, na encíclica “Laudato Si” (em português, “Louvado Seja”), o Vaticano adota novas técnicas a favor de uma nova postura ambientalista.

Exemplo disso é o Palácio Belvedere, datado de 1484, que está atualmente sendo repintado. Não há nada de estranho em restaurar construções históricas, a não ser que, em vez de tinta, seja usado leite. O edifício está sendo pintado com a cor creme original, fazendo uso de uma técnica de restauro que já tem séculos de existência.

À CNN, Vitale Zanchettin diz que o leite, misturado com cal, está sendo aplicado à mão para que adquira, desta forma, a cor exata que foi utilizada no século XV. “Estas soluções envelhecem melhor”, explica o arquiteto-chefe do Vaticano, defendendo que a técnica é mais eficiente e muito mais duradoura.

O leite é proveniente das vacas do próprio Papa Francisco, que são criadas na residência papal de verão, no Castelo Gandolfo.

Além disso, o Vaticano estuda técnicas não evasivas para o meio ambiente no que toca ao restauro das centenas de obras, estátuas e construções. Uma das mais recentes apostas é a utilização de óleos essenciais de orégano e tomilho para limpar e proteger os trabalhos feitos em mármore.

De acordo com a CNN, o Vaticano mantém um grupo permanente de 100 especialistas para as restaurações, preferindo sempre a ação humana à tecnológica – que tornaria o trabalho muito mais rápido.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Impressionante é a semelhança do estilo de vida do papa com o de Jesus Cristo e seus apóstolos! Castelos, roupas finas, centenas de criados, guarda profissional, gado, banco etc.
    Que demonstração de cristianismo, hein!
    Os leitores poderão comprovar essa arrebatadora identificação nas páginas do Novo Testamento.

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Série adaptada de livro de George R.R. Martin ganha trailer

O autor de Game of Thrones, George R.R. Martin, terá mais uma de uma de suas histórias adaptada para a televisão. Agora é a vez do conto de terror e ficção científica Nightflyers, publicado pela primeira …

Cientistas encontram vestígios de material nuclear de Fukushima em vinho californiano

Vinhos californianos produzidos nos anos seguintes ao desastre da usina nuclear de Fukushima contêm os isótopos da precipitação do acidente, informaram pesquisadores do Centro Nacional Francês de Pesquisa Científica (CNRS). Após o incidente na usina nuclear …

PSL faz convenção neste domingo para lançar candidatura de Bolsonaro

O Partido Social Liberal (PSL) faz hoje (22), no Rio de Janeiro, convenção nacional para lançar a candidatura do deputado federal Jair Bolsonaro à Presidência da República. É esperado o anúncio de quem irá compor …

Pais pintam casa como 'A Noite Estrelada' para que filho autista não se perca

Um casal da Flórida, nos Estados Unidos, adotou uma solução original para evitar que seu filho autista se perdesse ao voltar para casa: contratou um artista para pintar toda a fachada do imóvel à semelhança …

Dez anos depois do arquivamento de caso Madeleine, o mistério segue aberto

Dez anos depois de a Justiça portuguesa arquivar o caso de Madeleine McCann, a menina britânica que desapareceu em Algarve em 2007, o mistério segue aberto em Portugal, onde as autoridades analisam indícios que obrigaram …

Cuba discute permitir união entre pessoas do mesmo sexo

Reunida neste sábado (21), no Palácio das Convenções, em Havana, a 9ª Assembleia Nacional do Poder Popular de Cuba discute mudanças na Constituição. Na primeira etapa dos debates, foram discutidas mudanças nas áreas sociais e econômicas. …

Maria Madalena não era pobre

Um livro recente sobre Maria Madalena afirma que a fervorosa seguidora de Jesus era, afinal, uma mulher rica que financiou as atividades do Messias. O livro foi escrito pela pesquisadora norte-americana Jennifer Ristine e será publicado neste …

Cobra bebê mais velha do mundo é encontrada em "túmulo" de âmbar

Uma cobra bebê nasceu há 99 milhões de anos – ainda no tempo dos dinossauros – no sudeste da Ásia, mas nunca teve a oportunidade de crescer. O pequeno réptil encontrou um fim “pegajoso” na …

Um "emprego de sono": empresa oferece R$ 4.400 para dormir 8 horas por dia

Um salário de 1000 euros (cerca de R$ 4.400) no fim do mês para dormir oito horas por dia. Eis a oferta de emprego da marca portuguesa Desonno, especializada em colchões e almofadas, que é, …

Índio vive sozinho há 22 anos na Amazônia; e está muito bem, obrigado

Foram registradas novas imagens do índio que vive sozinho há 22 anos, na Amazônia, depois de a comunidade a que pertencia ter sido dizimada em um ataque de fazendeiros. Segundo a TSF, o índio vive sozinho …