No Vaticano, edifícios são pintados com leite das vacas do papa

Vadim Zhivotovsky / Wikimedia

Palácio Belvedere, no Vaticano

Das várias soluções sustentáveis que o Vaticano tem encontrado desde que o Papa Francisco escreveu uma encíclica sobre ecologia, a última põe de lado os químicos e faz uso do leite para pintar monumentos.

A sustentabilidade é a palavra de ordem no Vaticano. Conforme pediu o Papa Francisco em 2015, na encíclica “Laudato Si” (em português, “Louvado Seja”), o Vaticano adota novas técnicas a favor de uma nova postura ambientalista.

Exemplo disso é o Palácio Belvedere, datado de 1484, que está atualmente sendo repintado. Não há nada de estranho em restaurar construções históricas, a não ser que, em vez de tinta, seja usado leite. O edifício está sendo pintado com a cor creme original, fazendo uso de uma técnica de restauro que já tem séculos de existência.

À CNN, Vitale Zanchettin diz que o leite, misturado com cal, está sendo aplicado à mão para que adquira, desta forma, a cor exata que foi utilizada no século XV. “Estas soluções envelhecem melhor”, explica o arquiteto-chefe do Vaticano, defendendo que a técnica é mais eficiente e muito mais duradoura.

O leite é proveniente das vacas do próprio Papa Francisco, que são criadas na residência papal de verão, no Castelo Gandolfo.

Além disso, o Vaticano estuda técnicas não evasivas para o meio ambiente no que toca ao restauro das centenas de obras, estátuas e construções. Uma das mais recentes apostas é a utilização de óleos essenciais de orégano e tomilho para limpar e proteger os trabalhos feitos em mármore.

De acordo com a CNN, o Vaticano mantém um grupo permanente de 100 especialistas para as restaurações, preferindo sempre a ação humana à tecnológica – que tornaria o trabalho muito mais rápido.

Ciberia // ZAP

1 COMENTÁRIO

  1. Impressionante é a semelhança do estilo de vida do papa com o de Jesus Cristo e seus apóstolos! Castelos, roupas finas, centenas de criados, guarda profissional, gado, banco etc.
    Que demonstração de cristianismo, hein!
    Os leitores poderão comprovar essa arrebatadora identificação nas páginas do Novo Testamento.

DEIXE UMA RESPOSTA:

Quanto mais rápido corremos, mais rápido e melhor aprendemos

Segundo uma experiência recente, o estímulo locomotor parece ajudar a aprendizagem que se processa no cerebelo em ratos de laboratório. Uma equipe de cientistas liderada por Megan Carey, pesquisadora no Centro Champalimaud, em Portugal, realizou uma …

Reconstruido crânio de Homo naledi, o elo que não encaixa evolução humana

A descoberta há cinco anos do Homo naledi, uma nova espécie de hominídeo que conviveu na savana sul-africana com os humanos mais próximos ao homem moderno, poderia mudar para sempre o que sabemos sobre a …

A vaca pode se tornar o maior mamífero terrestre do mundo

Em poucos séculos, e caso a extinção animal continue no ritmo atual, a vaca pode se tornar o maior mamífero terrestre do mundo. A expansão do Homo sapiens levou a uma tendência de retração no tamanho …

Homeopata trata criança de 4 anos com saliva de cão raivoso

Uma homeopata canadiana tratou um criança hiperativa de 4 anos com saliva de um cão raivoso. A notícia surpreendeu a comunidade médica internacional, que reagiu de forma negativa. Uma homeopata canadense assumiu em seu blog pessoal …

Natalie Portman recusa prêmio por causa do primeiro-ministro israelense

A atriz israelo-americana Natalie Portman não vai comparecer na cerimônia do prêmio Gênesis por não querer ser associada ao primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Em novembro, Natalie Portman foi anunciada como vencedora do prêmio Gênesis, um prêmio instituído …

Ilha troca de país a cada seis meses

No meio do rio Bidasoa, entre a França e a Espanha, há uma ilha que vai alternando de nacionalidade de seis em seis meses. A ilha mede apenas 38 metros de largura e 215 de comprimento, medidas …

Coreia do Sul desliga “máquina de propaganda” na fronteira com o Norte

Os militares da Coreia do Sul anunciaram nesta segunda-feira (23) que desligaram os alto-falantes de propaganda na fronteira militarizada com a Coreia do Norte, em um gesto de boa vontade, com a aproximação do encontro …

Salah Abdeslam é condenado a 20 anos de prisão na Bélgica

O único sobrevivente do grupo responsável pelos atentados de novembro de 2015 em Paris e seu cúmplice, o tunisiano Sofiane Ayari, foram condenados a 20 anos de prisão pela participação em um tiroteio com a …

Começa a vacinação contra a gripe em todo o país

Começa nesta segunda-feira (23) a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Até o dia 1º de junho, devem ser imunizados idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a menores de …

É menino! Nasce terceiro filho de Kate e William; e faz história na monarquia britânica

Nasceu nesta segunda-feira (23), às 11h01 o terceiro filho do Príncipe William e da Duquesa de Cambridge, Kate Middleton. E é um menino, mistério só desfeito depois do parto. O casal real tem mais dois …