Norueguês investe milhões para refutar darwinismo

Einar Rasmussen, um dos homens mais ricos da Noruega, não acredita na evolução e investe dinheiro para fazer com que crianças pensem como ele. O projeto apoiado pelo norueguês é considerado por teólogo como “versão moderada” do criacionismo norte-americano.

Um abastado norueguês acaba de alocar cerca de R$ 6 milhões de reais para a recém-criada fundação BioCosmos, organização de fundo religioso que tem como objetivo refutar a Teoria da Evolução de Darwin.

A fundação está empenhada em propagar a teoria, ainda não provada pela ciência, de “design inteligente”, que parte do pressuposto de que a natureza tem um caráter tão harmonioso que a evolução não poderia ter ocorrido aleatoriamente, como Darwin estabeleceu. Para os entusiastas desta ideia, a evolução seria o resultado de uma qualquer “engenharia”.

De acordo com o bilionário de 81 anos de Kristiansand, formado em engenharia naval e herdeiro de uma companhia de transportes fundada pelo seu pai, essa é a teoria que deveria ser ensinada nas escolas norueguesas.

“Meu desejo é fazer com que essas pesquisas modernas venham ao conhecimento do público. Ela vai contra Darwin em pontos importantes“, disse Rasmussen a um canal local. “No que se refere à microevolução, isso é algo que ocorre na natureza. Mas não observamos nenhum grande salto evolutivo, isso não está documentado”, complementou.

Apesar das suas alegações de que sua fundação se baseia na ciência, o milionário é alvo de críticas tanto de cientistas, como de políticos.

O professor de Biologia Evolutiva da Universidade de Oslo, Glenn-Peter Satre, autor do livro “Genética Evolutiva”, publicado pela Oxford University Press, condenou a fundação BioCosmos por ter as crianças como público-alvo. “Esse movimento está totalmente à margem da ciência“, disse Satre.

A fundação, que tem caráter religioso, é também questionada pelo teólogo Martin Jakobsen, da Faculdade de Teologia Ansgar, em Kristiansand. “A ideia é mostrar que não há conflito entre a ciência e a fé, mas o que acaba acontecendo é confirmar a ideia preconceituosa de que as pessoas religiosas são céticas em relação à ciência e às novas ideias”, disse Jakobsen.

O acadêmico classificou o projeto como uma “versão moderada do criacionismo norte-americano”. “Quando você se pergunta sobre como funciona a natureza, você deveria ir falar com um naturalista. Quando você se pergunta sobre a natureza de Deus, você pode falar com um teólogo. O sapateiro deveria se focar no seu próprio ofício”, sintetizou.

Vários políticos também expressaram suas críticas ao investimento do milionário. O político trabalhista Torstein Tvedt Solbert classificou a ideia de “design inteligente” de “ambígua”. Ele também argumentou que é “completamente errado” que pessoas ricas “gastem dinheiro para comprar acesso às salas de aulas norueguesas”.

Nas redes sociais, muitas pessoas ficaram chocadas com a notícia, notando que o dinheiro poderia ter sido aplicado de maneira mais inteligente, por exemplo, em pesquisas sobre o tratamento do câncer.

A Teoria da Evolução, formulada pelo biólogo inglês Charles Darwin, explica por que os organismos mudam de forma ao longo do tempo. O principal argumento de Darwin é a ação da seleção natural e da mutação aleatória. De acordo com o biólogo, a evolução é fruto da relação entre variação, hereditariedade e luta pela sobrevivência.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …