Extraterrestres podem ser mais parecidos com os humanos do que pensamos

Pesquisadores da Universidade de Oxford, no Reino Unido, acreditam que os extraterrestres podem apresentar mais semelhanças com os seres humanos do que se pensa.

De acordo com a pesquisa realizada por cientistas da conceituada Universidade de Oxford, os extraterrestres podem ter passado por processos de evolução, como por seleção natural, semelhantes aos humanos.

Em comunicado sobre o estudo, os cientistas notam que as formas de vida alienígenas podem ter também evoluído para se tornarem “mais capazes e mais fortes” com o tempo.

A nova teoria, publicada no International Journal of Astrobiology, aponta que o processo de seleção natural descrito por Darwin e verificado na Terra, com os organismos vivos, pode ter ocorrido também em outros planetas.

Com base nesta ideia, os cientistas partiram para a previsão de como podem ser fisicamente os extraterrestres. “Nós oferecemos uma abordagem alternativa que é usar a teoria evolucionária para fazer previsões que são independentes dos detalhes da Terra”, explica Samuel Levin, do Departamento de Zoologia da universidade, citado no comunicado.

“É uma abordagem útil porque as previsões teóricas se aplicariam a extraterrestres que são formados de silício, que não têm DNA e que respiram azoto, por exemplo”, conclui.

E se é certo que ainda não se pode definir exatamente o aspecto desses extraterrestres, os cientistas acreditam que podemos tirar conclusões sobre que tipo de formas de organismos podem ser.

“Ainda não podemos dizer se os extraterrestres andam em duas pernas ou se têm grandes olhos verdes. Mas acreditamos que a teoria evolucionária oferece uma ferramenta única adicional para tentar entender como os extraterrestres seriam, e mostramos alguns exemplos dos tipos com fortes previsões que podemos fazer com ela”, diz Levin.

Um desses exemplos é o “Octomite”, uma espécie de criatura de tubos “feita de entidades menores que alinharam seus interesses para cooperarem, muito como as células do corpo humano trabalham juntas para manter a pessoa viva”, destacam os pesquisadores.

Helen.S.Cooper

O ‘Octomite’, um extraterrestre complexo, formado por uma hierarquia de entidades que cooperam e mantêm o organismo a funcionar

A teoria da evolução natural na Terra assenta na ideia de que “grandes transições”, ou seja, eventos ou fenômenos com grande impacto, levaram grupos de organismos a evoluírem para formas de vida mais complexas. Assim, organismos de células únicas deram origem a organismos multicelulares.

“Prevendo que os extraterrestres passaram por grandes transições – que é como a complexidade surgiu nas espécies da Terra –, podemos dizer que há um certo nível de previsibilidade de evolução que faria com que se pareçam conosco“, destaca Levin.

“Como os humanos, prevemos que são feitos de uma hierarquia de entidades, com todas cooperando para produzirem um extraterrestre. Em cada nível do organismo, haveria mecanismos para eliminar o conflito, manter a cooperação e o organismo funcionando”, acrescenta o cientista.

Levin lembra ainda que “há, potencialmente, centenas de milhares de planetas habitáveis só na nossa galáxia”. E se “não podemos dizer se estamos ou não sozinhos no Universo”, esta pesquisa sobre a vida alienígena é “um pequeno passo para responder outra questão: como seriam nossos vizinhos“, conclui.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …