Astrônomos revelam nova teoria sobre misterioso Oumuamua

-

Impressão artística do primeiro asteroide interestelar: Oumuamua

O objeto espacial interestrelar pode ser definido como um cometa com propriedades estranhas e não uma nave espacial alienígena, como foi sugerido anteriormente.

O Oumuamua viajou no espaço durante milhões de anos e é o primeiro grande corpo celeste de clara origem interstelar a chegar ao Sistema Solar. Pelo comportamento de Oumuamua, as teorias sobre sua origem incluem todas as hipóteses, desde ser um fragmento planetário até uma nave espacial.

Por sua pequena aceleração, mas persistente – que não pode se explicar simplesmente pela atração gravitacional do Sol – houve uma série de reclassificações e revisões das teorias: foi classificado como um cometa, logo como um asteroide e, finalmente, como um objeto interestelar, publicou o SciTechDaily.

Três cientistas (Darryl Seligman, o primeiro autor de um estudo sobre a investigação publicada na revista Astrophysical Journal Letters, Gregory Laughlin, professor de astronomia da Universidade Yale, e Konstantin Batygin, professor do Instituto de Tecnologia da Califórnia) disseram que o motivo da aceleração do Oumuamua é bastante prosaico: a ventilação do gás aquecido pelo Sol.

Trata-se do processo de “desgaseificação” que acontece regularmente com os cometas, revelaram os autores do estudo. Quando um cometa se aproxima do Sol e aquece, o seu gelo irrompe num jato. O rastro (ou cauda) do cometa se forma quando as partículas de pó são apanhadas no jato e refletem a luz solar.

Entretanto, Oumuamua não mostra vestígios nem de cauda, nem apresenta o movimento giratório revelador, provocado pelo jato de gás. Ou seja, em vez de girar como um típico cometa, o Oumuamua oscila de um lado para o outro como um pêndulo, acrescentou.

O Oumuamua já passou além da órbita de Saturno, levará mais de 10.000 anos a sair do Sistema Solar por completo. No entanto, os investigadores disseram que sua descoberta sugere que quase todas as estrelas na galáxia podem expulsar tais objetos durante o processo de formação dos planetas.

Se isso for verdade, uma nova geração de telescópios como o Large Synoptic Survey Telescope no Chile pode ajudar os cientistas a saber mais sobre esses objetos.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Homem é preso por tossir em policial que perguntou se ele tinha covid-19

O britânico Casey Saint foi condenado a 11 meses de prisão após tossir no rosto de um policial durante a pandemia do novo coronavírus. O morador de Bury St Edmunds, na Inglaterra, estava fazendo uma festa …

Astrônomos encontram "embrião" de planeta em formação a 330 anos-luz da Terra

Uma equipe de astrônomos encontrou algo que parece ser um planeta embrionário, girando em torno de sua estrela, bem pertinho dela, completando uma volta a cada mês. A estrela em questão é a HD 163296, que …

Físico propõe mega-satélite povoado por humanos orbitando Ceres

O físico Pekka Janhunen, do Instituto Meteorológico Finlandês, desenvolveu uma nova ideia para colonizar um lugar diferente da Terra, e não é a lua ou Marte. Em vez disso, Janhunen está sugerindo em um artigo publicado …

Biden promete "esforço de guerra" contra covid-19

O novo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, divulgou nesta quinta-feira (21/01) o plano de resposta de seu governo à pandemia de covid-19, que inclui dez decretos. A estratégia amplia iniciativas que já haviam sido antecipadas …

'Não teremos escolha': Google adverte que pode bloquear seu mecanismo de busca na Austrália

Governo australiano trabalha em uma nova lei que deve governar as relações entre os meios de comunicação e as gigantes que dominam a Internet, entre as quais se destacam Google e Facebook. O Google anunciou nesta …

UE restringe viagens não essenciais, mas mantêm fronteiras internas abertas

Diante da inquietante propagação das variantes do coronavírus e a explosão de novos casos de contaminação no continente, líderes europeus, reunidos por videoconferência nesta quinta-feira, decidiram restringir as viagens não essenciais para os países …

‘Bridgerton’ abre debate sobre avó negra de rainha Elizabeth que Windsor prefere esconder

Disponível desde dezembro de 2020, a série Bridgerton, da Netflix, apresentou uma intérprete negra para viver a rainha Charlotte (1744 – 1818), a avó da rainha Elizabeth (1900 – 2002). Apesar da falta de consenso geral …

"Raios" azuis misteriosos podem ser mais comuns do que os cientistas pensavam

Entre os vários fenômenos climáticos que existem, os raios continuam enigmáticos para nós: embora tempestades não sejam tão raras, ainda não entendemos completamente as descargas elétricas geradas no céu — muito menos aquelas apelidadas de …

Dono de cachorro machucado gasta R$ 2.200 para descobrir que o bicho estava imitando o dono por solidariedade

De vez em quando, nossos amados animais de estimação provam ser ainda mais doces e solidários do que muitas pessoas. Conheça Bill — um lurcher de Londres que está imitando a mancada de seu dono …

Minas Gerais é uma das 10 regiões mais acolhedoras do mundo: ranking

Minas Gerais está entre as 10 regiões mais acolhedoras do mundo. É que diz a eleição do Traveller Review Awards 2021, que incluiu pela primeira vez uma localidade brasileira no ranking internacional divulgado todo ano. Minas …