Cientistas descobrem novo método para termos sonhos lúcidos

Os sonhos lúcidos são incrivelmente realistas e estamos tão conscientes do que estamos sonhando que podemos, inclusive, decidir como proceder. Cientistas descobriram a forma mais eficaz até agora de induzir esse tipo de sonho.

Incríveis, espetaculares, memoráveis… Há muitos adjetivos para descrever esse tipo de sonho – em que estamos cientes daquilo que sonhamos –, mas talvez o melhor seja o fato de parecerem tão realistas.

Infelizmente, nem todas as pessoas conseguem ter essa experiência, e os estudos que testaram vários métodos para desencadear o fenômeno tiveram sempre resultados mistos. Mas, agora, segundo o Science Alert, uma nova pesquisa da Universidade de Wisconsin-Madison e do Instituto de Lucidez do Havaí, nos EUA, descobriu a forma mais eficaz até agora de induzir um sonho lúcido.

Com base em pesquisas anteriores, os cientistas decidiram estudar como certos compostos químicos, chamados de inibidores da acetilcolinesterase (AChEIs), poderiam promover esses sonhos.

Acredita-se que o neurotransmissor acetilcolina ajude a modular o sono REM, a fase na qual ocorrem os sonhos mais expressivos, e o AChEIs ajuda o composto a se agregar no cérebro, inibindo uma enzima (acetilcolinesterase) que, por sua vez, inativa a acetilcolina.

Uma droga comum usada para tratar o declínio da memória em pacientes com Alzheimer, conhecida como galantamina, é um AChEI de ação rápida com efeitos colaterais leves. Assim, os pesquisadores decidiram testá-la em 121 voluntários (importante destacar que eram pessoas entusiastas de sonhos lúcidos e já tinham treinado outro tipos de indução de sonhos como, por exemplo, a técnica MILD).

Resultados

Quando esse treino cognitivo foi combinado com a galantamina, as coisas começaram a acontecer. Durante três noites consecutivas, os participantes tomaram doses crescentes da substância, começando com um placebo, passando para 4mg e por último 8mg.

Todas as noites, os voluntários acordavam quatro horas e meia depois de as luzes apagarem, praticavam suas técnicas de indução de sonhos, ingeriam a cápsula e voltavam a dormir.

A combinação da técnica de indução com a medicação associada ao Alzheimer foi a que mais ajudou a desencadear sonhos lúcidos. Quanto maior a dose, mais forte o resultado.

Quando tomaram apenas o placebo, 14% dos participantes relataram um sonho lúcido, mas essa porcentagem aumentou quanto tomaram os 4mg de galantamina (27%) e ainda mais com os 8mg da substância (42%).

Método promissor

“Esse protocolo combinado resultou em um total de 69 dos 121 participantes (57%) a conseguirem ter um sonho lúcido em pelo menos uma das duas noites com uma dose ativa de galantamina”, escreveram os autores do estudo publicado, no início de agosto, na revista científica PLOS One.

“Esse é um dos métodos mais eficazes conhecidos até hoje para induzir sonhos lúcidos e é promissor na medida em que pode tornar esse tipo de sonho disponível a uma população mais ampla”, dizem ainda.

Além de ajudar as pessoas a desfrutarem de sonhos fantásticos, nos quais podem controlar aquilo que acontece, esse tipo de estudo também é importante porque pode explicar os vínculos entre nossa consciência e sonhos lúcidos, bem como auxiliar pacientes a enfrentar seus medos e a processar traumas enquanto dormem.

“Esse novo método finalmente atinge a taxa de sucesso que precisamos para sermos capazes de fazer devidamente o estudo sobre os sonhos lúcidos”, afirma Denholm Aspy, da Universidade de Adelaide, na Austrália, que não esteve envolvido na pesquisa, em declarações à New Scientist.

Porém, até os cientistas fazerem mais pesquisas sobre a segurança da técnica, ninguém deve testar os efeitos da galantamina à gosto. No futuro, quando houver mais resultados, a descoberta poderá nos levar a um mundo quase ilimitado de aventura e diversão dentro da nossa própria mente.

“Enquanto passava a minha mão por uma parede de tijolos… pude sentir a textura grosseira e o contorno de cada um”, conta Benjamin Baird, neurocientista cognitivo da Universidade de Wisconsin-Madison e um dos pesquisadores responsáveis pelo estudo.

“É quase como entrar no holodeck de Star Trek, onde podemos ter qualquer experiência imaginável à nossa escolha”, acrescenta.

Ciberia // HypeScience / ZAP

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …