Cientistas entendem (finalmente) por que sonhamos

Sonhar é uma das coisas mais estranhas que fazemos e continuamos tentando entender por que a nossa mente é tão ativa quando estamos dormindo. Finalmente, uma nova pesquisa defende ter evidências sobre o que é, afinal, “sonhar” – e provavelmente não vai surpreender ninguém.

De acordo com a equipe da Swansea University Sleep Lab, no Reino Unido, sonhar realmente nos ajuda a processar as memórias e emoções que experienciamos quando estamos acordados, escreve o Science Alert.

A hipótese de que sonhar está, de fato, relacionado com a nossa vida enquanto estamos acordados já tinha sido sugerida, no século XX, pelo neurologista Sigmund Freud, em um fenômeno que chamou de “resíduos diurnos”.

Muitas outras pesquisas já estudaram essa ligação, mas a verdade é que os sonhos são algo difícil de estudar, uma vez que acontecem inteiramente na mente de uma pessoa que, naquele momento, está incapacitada de se comunicar.

Os cientistas não têm as ferramentas necessárias para observá-los diretamente – pelo menos por enquanto – em vez disso, têm que confiar nas memórias que cada pessoa tem dos seus sonhos e, como todos sabemos, nem sempre é fácil fazê-lo.

No entanto, essa equipe de pesquisa britânica parece ter conseguido chegar a uma fórmula vencedora, descobrindo que a intensidade emocional de uma determinada experiência pode ser ligada à intensidade da atividade cerebral quando estamos sonhando, assim como o conteúdo do sonho.

Os pesquisadores recrutaram 20 voluntários para esse estudo, sendo que todos  conseguiam, com frequência, se lembrar do conteúdo dos sonhos.

Em primeiro lugar, os participantes tinham que fazer uma espécie de diário detalhado do seu cotidiano durante dez dias: as atividades diárias que ocupavam grande parte do seu tempo, eventos pessoais e emocionalmente significativos e qualquer preocupação que tivessem tido.

Para cada uma das ocasiões, os voluntários tinham que gravar como se sentiam e avaliar a intensidade de cada emoção em uma escala. Chegada a noite do décimo dia, o grupo passou a dormir no laboratório, enquanto era monitorado com toucas de eletroencefalografia.

Dessa forma, os cientistas conseguiam observar a atividade das ondas cerebrais associadas ao sono de ondas lentas (grande atividade irregular – LIA) e os movimentos rápidos dos olhos (ondas theta).

Dez minutos depois de cada um desses ciclos, os pesquisadores acordavam os participantes e questionavam sobre o que sonharam. Os sonhos eram então comparados com os diários para ver se existia alguma ligação: o que se veio a ser comprovado.

O número de eventos escritos nos diários estavam ligados à intensidade das ondas theta, ou seja, quanto mais coisas estivessem acontecendo na vida de um participante, mais intenso era o seu sono REM – mas não o seu sono de ondas lentas.

Além disso, sonhos que tinham um maior impacto emocional eram mais prováveis de acontecer do que coisas chatas e monótonas. E essas correlações também só foram observadas em experiências recentes – não houve correlação entre experiências de vida mais antigas e a atividade dos sonhos.

“Essa é a primeira descoberta de que as ondas theta estão relacionadas com sonhar com as experiências recentes que temos quando estamos acordados, e é a mais forte evidência de que sonhar está relacionado com processar o que o cérebro está fazendo com as memórias recentes”, afirma o psicólogo Mark Blagrove, da Universidade Swansea ao New Scientist.

O próximo passo da pesquisa, publicada no mês passado no Social Cognitive and Affective Neuroscience, será usar batidas binaurais para induzir as ondas theta em pessoas adormecidas, para ver se isso as induz a sonhar com suas experiências recentes.

Se isso acontecer, os pesquisadores podem ter encontrado um método de manipular o sono REM e as ondas theta para encorajar o processamento de memória e emoção que ocorre durante essa fase do sono – uma espécie de forma passiva de terapia.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nikola Tesla já descobriu isso há mais de 100 anos. Ele viu um quadro de anjos num hotel e na mesma noite sonhou com anjos. Então, concluiu que sonhos são formados em parte com acontecimentos do dia anterior.

  2. Amigos esses jornalistas só sabe CRÍTICAR!!! Pro desespero deles BOLSONARO vai ganhar no primeiro turno. O que precisamos é de um presidente que indique as pessoas certas para administrarem nosso país. Não precisamos de um presidente que conheça tudo sobre tudo sobre economia, saúde,…. LULA era um JUMENTO e governou nosso país! Precisamos sim de uma pessoa honesta e que indique as pessoas certas!!!

    Duvido este jornalzinho manter este comentário.
    Mas não esquenta não, temos as redes sócias!! Isso basta…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

George W. Bush: o suposto plano para matar ex-presidente dos EUA desbaratado pelo FBI

Um simpatizante do Estado Islâmico planejava assassinar o ex-presidente dos EUA George W. Bush, mas o plano foi descoberto pelo FBI (polícia federal americana), segundo autoridades dos Estados Unidos. O suspeito, um residente de Ohio, supostamente …

O que se sabe sobre misterioso surto de varíola dos macacos

Casos recentes da doença na América do Norte e Europa acenderam o alerta entre especialistas. Endêmico na África, vírus é transmitido por animais contaminados e por contato próximo prolongado entre pessoas. Autoridades de saúde na América …

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …