Cientistas entendem (finalmente) por que sonhamos

Sonhar é uma das coisas mais estranhas que fazemos e continuamos tentando entender por que a nossa mente é tão ativa quando estamos dormindo. Finalmente, uma nova pesquisa defende ter evidências sobre o que é, afinal, “sonhar” – e provavelmente não vai surpreender ninguém.

De acordo com a equipe da Swansea University Sleep Lab, no Reino Unido, sonhar realmente nos ajuda a processar as memórias e emoções que experienciamos quando estamos acordados, escreve o Science Alert.

A hipótese de que sonhar está, de fato, relacionado com a nossa vida enquanto estamos acordados já tinha sido sugerida, no século XX, pelo neurologista Sigmund Freud, em um fenômeno que chamou de “resíduos diurnos”.

Muitas outras pesquisas já estudaram essa ligação, mas a verdade é que os sonhos são algo difícil de estudar, uma vez que acontecem inteiramente na mente de uma pessoa que, naquele momento, está incapacitada de se comunicar.

Os cientistas não têm as ferramentas necessárias para observá-los diretamente – pelo menos por enquanto – em vez disso, têm que confiar nas memórias que cada pessoa tem dos seus sonhos e, como todos sabemos, nem sempre é fácil fazê-lo.

No entanto, essa equipe de pesquisa britânica parece ter conseguido chegar a uma fórmula vencedora, descobrindo que a intensidade emocional de uma determinada experiência pode ser ligada à intensidade da atividade cerebral quando estamos sonhando, assim como o conteúdo do sonho.

Os pesquisadores recrutaram 20 voluntários para esse estudo, sendo que todos  conseguiam, com frequência, se lembrar do conteúdo dos sonhos.

Em primeiro lugar, os participantes tinham que fazer uma espécie de diário detalhado do seu cotidiano durante dez dias: as atividades diárias que ocupavam grande parte do seu tempo, eventos pessoais e emocionalmente significativos e qualquer preocupação que tivessem tido.

Para cada uma das ocasiões, os voluntários tinham que gravar como se sentiam e avaliar a intensidade de cada emoção em uma escala. Chegada a noite do décimo dia, o grupo passou a dormir no laboratório, enquanto era monitorado com toucas de eletroencefalografia.

Dessa forma, os cientistas conseguiam observar a atividade das ondas cerebrais associadas ao sono de ondas lentas (grande atividade irregular – LIA) e os movimentos rápidos dos olhos (ondas theta).

Dez minutos depois de cada um desses ciclos, os pesquisadores acordavam os participantes e questionavam sobre o que sonharam. Os sonhos eram então comparados com os diários para ver se existia alguma ligação: o que se veio a ser comprovado.

O número de eventos escritos nos diários estavam ligados à intensidade das ondas theta, ou seja, quanto mais coisas estivessem acontecendo na vida de um participante, mais intenso era o seu sono REM – mas não o seu sono de ondas lentas.

Além disso, sonhos que tinham um maior impacto emocional eram mais prováveis de acontecer do que coisas chatas e monótonas. E essas correlações também só foram observadas em experiências recentes – não houve correlação entre experiências de vida mais antigas e a atividade dos sonhos.

“Essa é a primeira descoberta de que as ondas theta estão relacionadas com sonhar com as experiências recentes que temos quando estamos acordados, e é a mais forte evidência de que sonhar está relacionado com processar o que o cérebro está fazendo com as memórias recentes”, afirma o psicólogo Mark Blagrove, da Universidade Swansea ao New Scientist.

O próximo passo da pesquisa, publicada no mês passado no Social Cognitive and Affective Neuroscience, será usar batidas binaurais para induzir as ondas theta em pessoas adormecidas, para ver se isso as induz a sonhar com suas experiências recentes.

Se isso acontecer, os pesquisadores podem ter encontrado um método de manipular o sono REM e as ondas theta para encorajar o processamento de memória e emoção que ocorre durante essa fase do sono – uma espécie de forma passiva de terapia.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nikola Tesla já descobriu isso há mais de 100 anos. Ele viu um quadro de anjos num hotel e na mesma noite sonhou com anjos. Então, concluiu que sonhos são formados em parte com acontecimentos do dia anterior.

  2. Amigos esses jornalistas só sabe CRÍTICAR!!! Pro desespero deles BOLSONARO vai ganhar no primeiro turno. O que precisamos é de um presidente que indique as pessoas certas para administrarem nosso país. Não precisamos de um presidente que conheça tudo sobre tudo sobre economia, saúde,…. LULA era um JUMENTO e governou nosso país! Precisamos sim de uma pessoa honesta e que indique as pessoas certas!!!

    Duvido este jornalzinho manter este comentário.
    Mas não esquenta não, temos as redes sócias!! Isso basta…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …