Cientistas entendem (finalmente) por que sonhamos

Sonhar é uma das coisas mais estranhas que fazemos e continuamos tentando entender por que a nossa mente é tão ativa quando estamos dormindo. Finalmente, uma nova pesquisa defende ter evidências sobre o que é, afinal, “sonhar” – e provavelmente não vai surpreender ninguém.

De acordo com a equipe da Swansea University Sleep Lab, no Reino Unido, sonhar realmente nos ajuda a processar as memórias e emoções que experienciamos quando estamos acordados, escreve o Science Alert.

A hipótese de que sonhar está, de fato, relacionado com a nossa vida enquanto estamos acordados já tinha sido sugerida, no século XX, pelo neurologista Sigmund Freud, em um fenômeno que chamou de “resíduos diurnos”.

Muitas outras pesquisas já estudaram essa ligação, mas a verdade é que os sonhos são algo difícil de estudar, uma vez que acontecem inteiramente na mente de uma pessoa que, naquele momento, está incapacitada de se comunicar.

Os cientistas não têm as ferramentas necessárias para observá-los diretamente – pelo menos por enquanto – em vez disso, têm que confiar nas memórias que cada pessoa tem dos seus sonhos e, como todos sabemos, nem sempre é fácil fazê-lo.

No entanto, essa equipe de pesquisa britânica parece ter conseguido chegar a uma fórmula vencedora, descobrindo que a intensidade emocional de uma determinada experiência pode ser ligada à intensidade da atividade cerebral quando estamos sonhando, assim como o conteúdo do sonho.

Os pesquisadores recrutaram 20 voluntários para esse estudo, sendo que todos  conseguiam, com frequência, se lembrar do conteúdo dos sonhos.

Em primeiro lugar, os participantes tinham que fazer uma espécie de diário detalhado do seu cotidiano durante dez dias: as atividades diárias que ocupavam grande parte do seu tempo, eventos pessoais e emocionalmente significativos e qualquer preocupação que tivessem tido.

Para cada uma das ocasiões, os voluntários tinham que gravar como se sentiam e avaliar a intensidade de cada emoção em uma escala. Chegada a noite do décimo dia, o grupo passou a dormir no laboratório, enquanto era monitorado com toucas de eletroencefalografia.

Dessa forma, os cientistas conseguiam observar a atividade das ondas cerebrais associadas ao sono de ondas lentas (grande atividade irregular – LIA) e os movimentos rápidos dos olhos (ondas theta).

Dez minutos depois de cada um desses ciclos, os pesquisadores acordavam os participantes e questionavam sobre o que sonharam. Os sonhos eram então comparados com os diários para ver se existia alguma ligação: o que se veio a ser comprovado.

O número de eventos escritos nos diários estavam ligados à intensidade das ondas theta, ou seja, quanto mais coisas estivessem acontecendo na vida de um participante, mais intenso era o seu sono REM – mas não o seu sono de ondas lentas.

Além disso, sonhos que tinham um maior impacto emocional eram mais prováveis de acontecer do que coisas chatas e monótonas. E essas correlações também só foram observadas em experiências recentes – não houve correlação entre experiências de vida mais antigas e a atividade dos sonhos.

“Essa é a primeira descoberta de que as ondas theta estão relacionadas com sonhar com as experiências recentes que temos quando estamos acordados, e é a mais forte evidência de que sonhar está relacionado com processar o que o cérebro está fazendo com as memórias recentes”, afirma o psicólogo Mark Blagrove, da Universidade Swansea ao New Scientist.

O próximo passo da pesquisa, publicada no mês passado no Social Cognitive and Affective Neuroscience, será usar batidas binaurais para induzir as ondas theta em pessoas adormecidas, para ver se isso as induz a sonhar com suas experiências recentes.

Se isso acontecer, os pesquisadores podem ter encontrado um método de manipular o sono REM e as ondas theta para encorajar o processamento de memória e emoção que ocorre durante essa fase do sono – uma espécie de forma passiva de terapia.

Ciberia // ZAP

COMPARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Nikola Tesla já descobriu isso há mais de 100 anos. Ele viu um quadro de anjos num hotel e na mesma noite sonhou com anjos. Então, concluiu que sonhos são formados em parte com acontecimentos do dia anterior.

  2. Amigos esses jornalistas só sabe CRÍTICAR!!! Pro desespero deles BOLSONARO vai ganhar no primeiro turno. O que precisamos é de um presidente que indique as pessoas certas para administrarem nosso país. Não precisamos de um presidente que conheça tudo sobre tudo sobre economia, saúde,…. LULA era um JUMENTO e governou nosso país! Precisamos sim de uma pessoa honesta e que indique as pessoas certas!!!

    Duvido este jornalzinho manter este comentário.
    Mas não esquenta não, temos as redes sócias!! Isso basta…

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Pais gays viram alvo de investigações na Rússia

Alguns anos atrás, o advogado Vladimir (nome modificado), morador de uma grande cidade russa, decidiu ter um filho com o auxílio de uma mãe de aluguel. Sua família inteira ficou contente quando uma menina nasceu. …

Líbano: Saad Hariri volta ao posto de primeiro-ministro para formar novo governo

Saad Hariri foi nomeado novamente primeiro-ministro do Líbano, com o desafio de chegar a um acordo com as várias forças políticas do país e formar um governo capaz de realizar as reformas necessárias para …

Alunos incentivam câmeras ligadas para que professores não ‘falem’ com telas em branco

Para amenizar a sensação de solidão de professores em aulas online, alunos norte-americanos começaram a usar o TikTok para incentivar mais estudantes a abrirem as câmeras durante encontros educacionais à distância. A usuária da rede social …

Identificada a causa da maior extinção em massa na história da Terra

A vida na Terra tem uma história longa, mas também extremamente turbulenta. Em mais de uma ocasião, a maioria de todas as espécies foi extinta e uma biodiversidade já altamente desenvolvida reduziu para um mínimo …

Cães farejadores de covid: eficazes e baratos, mas esnobados

A Europa está em pânico em meio ao segundo surto de covid-19, com taxas de contágio explodindo e os PIBs despencando. A Bélgica acaba de anunciar que não mais testará cidadãos assintomáticos, mesmo que tenham …

Bolsonaro é avaliado positivamente por 37% da população, diz pesquisa

Entre os que souberam do dinheiro na cueca do senador Chico Rodrigues (52%), 74% não mudaram sua avaliação sobre o presidente Bolsonaro. Os que mais mudaram de opinião foram os pesquisados com ensino superior (26%) …

Tribunal Constitucional da Polônia invalida direito ao aborto por malformação do feto

O Tribunal Constitucional da Polônia invalidou nesta quinta-feira (22) uma disposição que permitia a interrupção voluntária da gravidez (IVG) em caso de malformação do feto. Uma vez que a decisão entre em vigor, apenas o …

Estudo descobre 1,8 bilhão de árvores no deserto do Saara e no Sahel

Um estudo publicado na revista Nature descobriu que na região do Saara Ocidental e no Sahel, há mais de um bilhão de árvores. No meio da aridez do local, a surpreendente descoberta colocou um novo …

Guerra Fria 2.0 entre EUA e China será uma batalha tecnológica, dizem especialistas

A batalha mundial pelo domínio da alta tecnologia está cada vez mais centrada em EUA e China. Com confronto aberto no caso da Huawei, especialistas do clube Valdai alertam para uma longa guerra fria tecnológica …

Combate à corrupção reduz mortalidade infantil, aponta estudo

Auditorias anticorrupção realizadas em municípios brasileiros entre 2003 e 2015 reduziram a mortalidade infantil. Esta é a principal conclusão de um estudo, conduzido por pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, que relacionou o …