O distúrbio que pode levar pacientes a fazer coisas absurdas durante o sono

DR sleepcare.com

Ela se queimou com o isqueiro que o marido usa para fumar, mas nem percebeu.Gastou quase US$ 4 mil em compras pela internet e tomou uma overdose de medicamentos.

Grávida de seis meses, ela colocava em risco sua vida e a do bebê com esses comportamentos, que não eram conscientes. Mãe de três filhos, Kelly Knipes, que vive no Reino Unido, sofre de um distúrbio do sono que faz parte do grupo das parassonias, transtornos caracterizados por comportamentos anormais durante o sono.

Dependendo da fase do sono em que ocorrem, podem se manifestar como sonambulismo, pesadelos ou despertar confuso. No caso de Knipes, ela acordava sonâmbula no meio da noite e realizava todo tipo de atividade. Na manhã seguinte, não se lembrava de nada.

Os médicos descobriram que ela parava de respirar várias vezes durante a noite, forçando seu cérebro a despertar parcialmente, o que provocava o sonambulismo. “Eles acreditam que meu cérebro estava me acordando para respirar, porque eu tinha parado de respirar. Basicamente, nesse período em que meu cérebro estava tentando me acordar, eu estava fazendo minhas atividades.” Ou seja, era a forma que o corpo dela tinha de dizer que algo não estava bem.

As compras pela internet incluíam centenas de dólares em doces e latas de tinta. “Eram coisas completamente aleatórias”, explica Knipes à BBC.

Os estudos sobre sonambulismo mostram que as partes do cérebro que controlam a visão, o movimento e a emoção parecem estar despertas. No entanto, áreas do cérebro envolvidas na memória, tomada de decisão e pensamento racional aparentam permanecer em sono profundo.

São breves episódios em que a pessoa pode realizar atividades simples ou complexas, como sair da cama, ir ao banheiro, caminhar ou sair de casa, enquanto permanece inconsciente.

“Na maioria dos casos, o paciente é assintomático e não tem consciência de nada“, diz Elena Urrestarazu Bolumburu, especialista do serviço de neurofisiologia da clínica da Universidade de Navarra, na Espanha. “Muitas vezes o sono da família é mais afetado que o do próprio paciente”, acrescenta.

Esses episódios deixaram Knipes exausta. Mas agora ela usa uma máscara de oxigênio à noite, para garantir que vai respirar enquanto dorme. “Estava cansada o tempo todo, me sentia fisicamente exausta. E agora não, me sinto como uma pessoa completamente diferente.”

As parassonias são mais comuns na infância e na adolescência – é muito raro que continuem na idade adulta. Os especialistas do Instituto do Sono, com sedes em Madri, Panamá e Santiago do Chile, recomendam não despertar os sonâmbulos, apenas acompanhá-los gentilmente até a cama para que não se machuquem.

Esses episódios geralmente terminam espontaneamente, quando o paciente retorna ao leito e, portanto, ao sono normal. Se eles acordam repentinamente, vão ficar confusos.

Para os especialistas da Universidade de Navarra, o tratamento se baseia principalmente em medidas preventivas. É aconselhável instalar dispositivos de segurança no quarto, dormir em uma cama no nível do chão, de preferência no andar térreo, fechar as janelas e cobrir objetos de vidro. Além disso, alguns remédios psiquiátricos, como diazepam ou alprazolam, ansiolíticos com efeito calmante, demonstraram ser eficazes quando tomados sob prescrição médica.

// BBC

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …