“O país vai finalmente conhecer a verdade”, diz Lula

Ricardo Stuckert / Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Na primeira entrevista após as reportagens do “Intercept”, ex-presidente ataca Moro e Dallagnol e faz duras críticas ao “monstro” Bolsonaro. Petista diz que ainda quer voltar à presidência.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua primeira entrevista após o escândalo gerado pelas reportagens do site The Intercept Brasil, disse estar feliz com o fato de que “o país finalmente vai conhecer a verdade”, sobre seus detratores e sobre o caso que o levou à prisão. Ele também fez duras críticas ao presidente Jair Bolsonaro.

O Intercept divulga desde domingo trocas de mensagens atribuídas ao coordenador da força-tarefa da operação Lava Jato, Deltan Dallagnol, e ao ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sergio Moro. As conversas levantaram questionamentos sobre o caso que resultou na condenação do ex-presidente.

Moro é mentiroso“, disse Lula aos jornalistas Juca Kfouri e José Trajano na entrevista transmitida nesta quinta-feira pela emissora TVT. Ele avalia que o juiz estava condenado a condená-lo porque “a mentira tinha ido muito longe”.

Segundo o conteúdo das conversas divulgadas, Moro e Dallagnol mantiveram contatos frequentes durante o processo e o então juiz chegou a dar dicas aos promotores sobre como proceder.

Lula disse que Dallagnol deveria ter sido preso ao dizer que não tinha provas contra o ex-presidente, mas tinha convicção. “Ele deveria ter sido preso ali“, afirmou. “Pode pegar a turma da força-tarefa, o Moro, enfiar num liquidificador, e quando for tomar o suco, não dá a honestidade do Lula.”

Ele defende que as investigações contra a corrupção devem continuar, e políticos e empresários corruptos têm de ser presos com base em mecanismos e leis que, segundo ele, foram criadas nos governos do Partido dos Trabalhadores (PT).

Lula disse que o vazamento das mensagens trouxe “a verdade à sociedade brasileira“, mas evitou especular sobre as consequências dessas revelações.

“Estou ficando feliz com o fato de que o país finalmente vai conhecer a verdade”, disse, ressaltando que sempre disse que Moro estava “condenado a condená-lo” porque “a mentira tinha ido muito longe”.

O petista criticou duramente o atual presidente, dizendo que “o país pariu essa coisa chamada Bolsonaro” nas últimas eleições. Ele citou uma frase do escritor moçambicano Mia Couto ao dizer que a sociedade, com medo, se aproximou do “monstro para pegar proteção” e elegeu “o pior dos coronéis”.

“Ele conseguiu se vender para a sociedade enraivecida como antissistema. E a tendência é não dar certo”, observou. O ex-presidente criticou o papel da mídia que, segundo afirma, espalhou temores políticos entre os brasileiros.

Lula até lançou dúvidas sobre a facada sofrida pelo pesselista durante a campanha. “Eu, sinceramente… aquela facada tem uma coisa muito estranha, uma facada que não aparece sangue, uma facada que o cara que dá a facada é protegido pelos seguranças do Bolsonaro”, comentou.

Lula disse que se os eleitores se sentiam traídos pelo PT deveria ter escolhido outras opções para exercerem “vingança”. “Alguém que se sentiu traído pelo PT não poderia ter votado no Bolsonaro. Se o cara se sentiu traído, poderia ter votado em coisa melhor, o Boulos foi candidato, o Ciro, embora não mereça porque é muito grosseiro, foi candidato”, afirmou.

Lula expressou o desejo de voltar à presidência do país para “rever e refazer coisas que eu não tinha consciência de que era preciso fazer”.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …