Enigma do fundo do mar: revelado o que esconde Grande Buraco Azul

A expedição Blue Hole Belize 2018 alcançou o seu objetivo de sondar o fundo do Grande Buraco Azul, um dos maiores buracos azuis do mundo, localizado no mar do Caribe, mais especificamente em Belize.

O abismo escuro, que é Patrimônio da Humanidade da UNESCO, é uma pequena ilha oceânica de corais — atol — de uns 300 metros de largura e 124 metros de profundidade, que atrai atenção de muitos turistas e mergulhadores pela beleza e desperta o interesse de pesquisadores de descobrir caraterísticas exatas desse enigma do mundo oceânico.

Na expedição Blue Hole Belize 2018 participaram Richard Branson, fundador da Virgin Group e diretor da iniciativa Ocean Unite, Fabien Cousteau, oceanógrafo francês, Erika Bergman, oceanógrafa e capitã de submarino da Aquatica Foundation, e uma equipe de filmagem.

Os membros da expedição desceram ao fundo do buraco para revelar o que há dentro dele. Eles conseguiram mapear o fundo da famosa caverna submarina, usando ondas acústicas. Posteriormente, com ajuda de sensores, os pesquisadores criaram o primeiro mapa 3D completo do buraco azul.

Além disso, eles conseguiram descobrir muito mais, como, por exemplo, uma estalactite da época em que o nível do mar era 150 metros inferior em comparação ao atual, e o Grande Buraco Azul ainda não estava debaixo das águas, indicou Bergman em seu blog.

No fundo do buraco azul, a equipe encontrou um “cemitério de caracóis“, moluscos que morreram no abismo escuro após cair nele e ficar sem oxigênio.

No entanto, o detalhe mais preocupante foi a presença de grande quantidade de garrafas de plástico. “Os verdadeiros monstros enfrentados pelo oceano são as mudanças climáticas e o plástico“, lamentou Branson no Facebook.

A expedição Blue Hole Belize 2018 será ainda mais detalhada em um documentário que a INE Entertainment estreará no segundo trimestre deste ano.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Vacinação contra COVID-19 será facultativa em Portugal; especialistas divergem sobre o tema

Portugal anunciou seu plano nacional de vacinação contra COVID-19 nesta quinta-feira (3). As vacinas serão distribuídas em 1.200 centros de saúde pública a partir de janeiro, de forma gratuita e facultativa. Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil …

Nosso sistema solar será destruído antes do que pensávamos

Embora o solo sob nossos pés pareça sólido e reconfortante (na maioria das vezes), nada neste Universo dura para sempre. Um dia, nosso sol morrerá, ejetando uma grande proporção de sua massa antes que seu núcleo …

Mãe em Estocolmo não é mais suspeita de aprisionar filho

Promotores suecos estão retirando seu caso contra uma mulher acusada de prender o filho por vários anos. De acordo com as últimas informações, não há provas suficientes de que ele havia sido detido contra sua …

Mistério de galáxia desprovida de matéria escura é revelado

As observações astronômicas apontam para forças de "maré" e comportamento "canibal" de uma galáxia vizinha, que explicariam a escassez deste componente invisível. Se alguma galáxia é pobre em matéria escura, pode ser devido a uma interação …

Maioria das vacinas da Moderna será reservada no início para os Estados Unidos

A Moderna espera disponibilizar entre 100 e 125 milhões de doses de sua vacina contra a Covid-19 no primeiro trimestre de 2021. A empresa anunciou, nesta quinta-feira que, no início, entre 85 e 100 …

Amazonas é 3º estado com mais queimadas, emissões e desmatamento

Pela primeira vez, o Amazonas assume a terceira posição nos três principais rankings que indicam o avanço da degradação florestal na Amazônia brasileira, incluindo indicadores de queimadas, emissões de gases de efeito estufa e desmatamento …

Sudão bane casamento infantil e mutilação genital feminina, mas prática apresenta desafios

Depois de derrubar o ditador Omar al-Bashir no ano passado, o Sudão deu importante passo para reverter alguns dos tantos horrores cometidos contra a população feminina no país – e tornou ilegal tanto o casamento …

Namíbia elege deputado chamado Adolf Hitler

O nome de um recém-eleito político da Namíbia, vem chamando atenção na mídia nacionais e internacionais. "Adolf Hitler teve uma vitória esmagadora nas eleições regionais na Namíbia", relatou o portal de notícias alemão Spiegel Online nesta …

Astrônomos mapeiam 1 milhão de galáxias previamente desconhecidas

Cerca de um milhão de galáxias previamente desconhecidas para além da Via Láctea foram adicionadas a um mapa detalhado de seção de espaço. Pesquisas sobre o espaço normalmente demoram anos para serem completas, mas um novo …

Brasil recebe vacina de Oxford em janeiro, promete Pazuello

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que o primeiro lote das vacinas de Oxford chega ao Brasil em janeiro. Serão 15 milhões de doses entre janeiro e fevereiro, totalizando 260 milhões ao longo do …