
Na Crimeia, na região de Kerch, cientistas encontraram e decifraram uma laje de mármore sensacional com uma inscrição antiga
Na península da Crimeia, perto da cidade de Kerch, uma equipe de arqueólogos encontrou uma laje de mármore do século III com uma curiosa inscrição.
A descoberta foi feita durante a limpeza de uma antiga sepultura, na necrópole de Kyz-Aul, informam fontes locais.
A antiga cripta onde se encontrava a placa com a inscrição fora saqueada na Idade Média por representantes da cultura saltavo-mayatskaya, associada com os cazares, um povo de origem turcomana procedente da Ásia Central. Após capturarem a Crimeia no século VI, este povo se estabeleceu nos edifícios de seus predecessores.
“Encontrar algo assim é uma grande sorte, pois qualquer fonte escrita antiga tem muito mais valor do que o mais valioso tesouro“, explica Pavel Getsko chefe da expedição arqueológica.
Para traduzir completamente o texto da placa, é agora necessário realizar mais escavações e buscar suas partes restantes. Além desta peça, no local foram encontrados espaços para cozinhar, um sistema de aquecimento, fragmentos de cerâmica e uma ânfora medieval quase completa.
// Sputnik News