OMS faz apelo para que vacina chegue a todos os países

Diretor da entidade pede doação de US$ 4 bilhões para consórcio que distribuirá imunizantes a nações de renda baixa e média. Ele ainda fez apelo para que países combatam teorias da conspiração e ataques à ciência.

Em discurso para marcar um ano desde que os primeiros casos da covid-19 foram relatados pela China, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu nesta quarta-feira (30/12) que as vacinas sejam disponibilizadas a pessoas em situação de risco em todo o mundo, e não somente aos que moram nas nações ricas.

Tedros também fez um apelo aos países para que destinem 4 bilhões de dólares (21 bilhões de reais) ao consórcio liderado pela OMS que tem o objetivo de distribuir vacinas para países de renda baixa e média, o Covax Facility. O Brasil é um dos países que integra a coalizão.

“Esse é o desafio que precisamos enfrentar no Ano Novo”, disse Tedros, em uma mensagem de vídeo divulgada um dia antes da data que marca um ano de quando a China relatou à OMS os primeiros casos de uma pneumonia de origem então desconhecida, surgidos na cidade de Wuhan.

Vacinas nos dão grande esperança para virarmos a maré da pandemia. Mas, para proteger o mundo, precisamos garantir que todas as pessoas em situação de risco, e não apenas aquelas em países que têm dinheiro para vacinas, sejam imunizadas”, disse.

Tedros também pediu que os países combatam teorias da conspiração e ataques à ciência. Dessa forma, segundo ele, o mundo poderá “atravessar unido os últimos momentos desta crise, ajudando uns aos outros durante o caminho, seja compartilhando vacinas de forma justa ou oferecendo recomendações precisas, compaixão e cuidado” aos que precisam.

2 bilhões de doses

A aliança Covax Facility informou em 18 de dezembro que já firmou acordos para receber cerca de 2 bilhões de doses de diferentes produtores de vacinas já aprovadas em alguns países ou ainda em desenvolvimento, e que as primeiras entregas devem ocorrer no início de 2021.

Uma das vacinas cuja distribuição via Covax já foi acertada é a desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, que recebeu nesta quarta-feira o registro de uso pelo Reino Unido, primeiro país a autorizar que esse imunizante seja aplicado em sua população.

O atual acordo entre a Covax e a Oxford/AstraZeneca prevê a disponibilização de 170 milhões de doses do imunizante. Há também memorandos para adquirir doses das vacinas em desenvolvimento pela Janssen, pela Novavax e pela Sanofi/GSK, que ainda não estão prontas para uso.

“Com um programa de vacinação global efetivo, o cenário mais provável é que o vírus se torne um vírus endêmico, que seguirá de certa forma sendo uma ameaça, mas de baixa intensidade”, disse na segunda-feira (28/12) Mike Ryan, diretor de emergências da OMS.

Uma missão de especialistas internacionais liderados pela OMS deve visitar a China no início de janeiro para investigar a origem da covid-19. Mais de 81 milhões de pessoas em todo o mundo já se infectaram com o vírus, e mais de 1,7 milhão já morreram.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Mandetta diz à CPI que Bolsonaro ignorou a ciência no combate à covid-19

Ex-ministro afirma que presidente queria alterar bula da cloroquina para que fosse indicada no tratamento contra o coronavírus. Falta de unidade nas ações do governo confundiu população e afetou combate à doença, avalia. O ex-ministro da …

Vacina EpiVacCorona tem eficácia de mais de 90%, segundo desenvolvedor

Especialista do centro desenvolvedor da EpiVacCorona informou que os estudos aleatórios em grupos imunizados mostram uma eficácia de mais de 90%. Os anticorpos contra o novo coronavírus, após a vacinação com o imunizante russo EpiVacCorona, se …

Covid: 5 motivos que explicam por que Índia recebe mais ajuda do mundo que Brasil

Hospitais em colapso. Pacientes sem vagas nas UTIs. Falta de oxigênio para quem precisa. O cenário devastador que assola a Índia agora durante a pandemia de covid-19 foi o mesmo do Brasil de algumas semanas atrás. …

Google tem sistema para busca de postos de vacinação contra covid

A partir de agora, o Google vai te ajudar a encontrar o lugar mais próximo para você tomar aquela dose tão sonhada da vacina contra a covid-19. A ferramenta se baseia em buscas do tipo ‘como …

Pessoas vacinadas serão isentas de restrições sanitárias na Alemanha

A Alemanha pretende suspender algumas restrições para as pessoas que já foram vacinadas contra o coronavírus. Quem já foi imunizado não será mais obrigado a apresentar um teste negativo para entrar em lojas que …

Com a tecnologia atual não teríamos nenhuma chance contra esse asteróide

Um asteróide fictício vindo em direção a Terra se mostrou mais poderosos que todos os cientistas. Um grupo de especialistas de agências espaciais dos EUA e da Europa participou de um exercício de uma semana liderado …

Divórcio de Bill e Melinda Gates: as dúvidas sobre o destino de fortuna de US$ 124 bilhões

Bill e Melinda Gates anunciaram na segunda-feira (03/05) que vão se divorciar após 27 anos juntos, pondo fim a um dos casamentos mais famosos do mundo dos negócios. Eles se conheceram na década de 1980, quando …

Atraso para tomar 2ª dose não prejudica imunização contra a COVID-19, explica infectologista

Pelo menos nove capitais brasileiras suspenderam a aplicação da segunda dose da vacina contra a COVID-19 fabricada pelo Instituto Butantan, a CoronaVac. Os municípios alegam que as mudanças nas regras do Ministério da Saúde prejudicaram …

Viaduto de metrô desaba no México e deixa mais de 20 mortos

Colapso de estrutura sobre movimentada avenida deixa 70 feridos na Cidade do México. Linha de metrô que trafegava pelo viaduto foi inaugurada há menos de dez anos. Ao menos 23 pessoas morreram e 70 ficaram feridas …

Converse abre loja virtual na famosa Ilha de Lixo do Pacífico

A Converse quer ajudar a limpar a ilha de Lixo do Pacífico por meio de uma campanha de conscientização que uniu criativos de todo o mundo. A marca de calçados juntou um grupo de jovens artistas …