OMS faz apelo para que vacina chegue a todos os países

Diretor da entidade pede doação de US$ 4 bilhões para consórcio que distribuirá imunizantes a nações de renda baixa e média. Ele ainda fez apelo para que países combatam teorias da conspiração e ataques à ciência.

Em discurso para marcar um ano desde que os primeiros casos da covid-19 foram relatados pela China, o diretor-geral da Organização Mundial de Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, pediu nesta quarta-feira (30/12) que as vacinas sejam disponibilizadas a pessoas em situação de risco em todo o mundo, e não somente aos que moram nas nações ricas.

Tedros também fez um apelo aos países para que destinem 4 bilhões de dólares (21 bilhões de reais) ao consórcio liderado pela OMS que tem o objetivo de distribuir vacinas para países de renda baixa e média, o Covax Facility. O Brasil é um dos países que integra a coalizão.

“Esse é o desafio que precisamos enfrentar no Ano Novo”, disse Tedros, em uma mensagem de vídeo divulgada um dia antes da data que marca um ano de quando a China relatou à OMS os primeiros casos de uma pneumonia de origem então desconhecida, surgidos na cidade de Wuhan.

Vacinas nos dão grande esperança para virarmos a maré da pandemia. Mas, para proteger o mundo, precisamos garantir que todas as pessoas em situação de risco, e não apenas aquelas em países que têm dinheiro para vacinas, sejam imunizadas”, disse.

Tedros também pediu que os países combatam teorias da conspiração e ataques à ciência. Dessa forma, segundo ele, o mundo poderá “atravessar unido os últimos momentos desta crise, ajudando uns aos outros durante o caminho, seja compartilhando vacinas de forma justa ou oferecendo recomendações precisas, compaixão e cuidado” aos que precisam.

2 bilhões de doses

A aliança Covax Facility informou em 18 de dezembro que já firmou acordos para receber cerca de 2 bilhões de doses de diferentes produtores de vacinas já aprovadas em alguns países ou ainda em desenvolvimento, e que as primeiras entregas devem ocorrer no início de 2021.

Uma das vacinas cuja distribuição via Covax já foi acertada é a desenvolvida pela farmacêutica AstraZeneca em parceria com a Universidade de Oxford, que recebeu nesta quarta-feira o registro de uso pelo Reino Unido, primeiro país a autorizar que esse imunizante seja aplicado em sua população.

O atual acordo entre a Covax e a Oxford/AstraZeneca prevê a disponibilização de 170 milhões de doses do imunizante. Há também memorandos para adquirir doses das vacinas em desenvolvimento pela Janssen, pela Novavax e pela Sanofi/GSK, que ainda não estão prontas para uso.

“Com um programa de vacinação global efetivo, o cenário mais provável é que o vírus se torne um vírus endêmico, que seguirá de certa forma sendo uma ameaça, mas de baixa intensidade”, disse na segunda-feira (28/12) Mike Ryan, diretor de emergências da OMS.

Uma missão de especialistas internacionais liderados pela OMS deve visitar a China no início de janeiro para investigar a origem da covid-19. Mais de 81 milhões de pessoas em todo o mundo já se infectaram com o vírus, e mais de 1,7 milhão já morreram.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …