OMS critica “egoísmo” de países ricos que recomendam 3ª dose da vacina

Jean-Christophe Bott / EPA

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus

Uma terceira dose da vacina para prolongar a imunidade contra a Covid ganha adeptos em vários países, principalmente ricos, mas a recomendação não tem unanimidade. Entre seus opositores, está a Organização Mundial da Saúde (OMS) que taxa os governos das nações mais desenvolvidas do planeta de “egoístas”.

Os laboratórios Pfizer e BioNTech defendem uma terceira dose para aumentar a eficácia de sua vacina anticovid contra novas variantes, e Israel já começou a aplicar um reforço nos pacientes mais vulneráveis.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, integra o grupo dos governantes favoráveis à medida. O premiê francês estima a terceira dose necessária principalmente para as pessoas mais vulneráveis — idosos e pessoas com comorbidades — que foram imunizadas no começo da campanha de vacinação na França, no início de 2021.

Terceira dose não faz sentido

Para a OMS, um terceiro reforço não faz o menor sentido enquanto a quase totalidade da população dos países pobres ainda não recebeu nenhuma dose da vacina.

Os países ricos prometeram um bilhão de vacinas ao Covax, assim como garantem o financiamento desse programa de distribuição mundial de imunizantes, gerenciado pela agência de saúde da ONU. Mas, além do fato de as promessas e cheques não chegarem no prazo prometido, as potências desenvolvidas barganham o essencial das doses disponíveis no mercado e, muitas delas, são contra a quebra das patentes das vacinas.

Por isso, quando alguns dirigentes mundiais falam em terceira dose, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, passa à ofensiva.

“Os países ricos começam a dizer : ‘nós controlamos o vírus, isso não é mais nosso problema…’ Não tenho certeza que eles já se livraram da pandemia ou tenham controlado a circulação do coronavírus por causa da variante Delta e de outras variantes que podem surgir. Sinto dizer isso, mas, se a solidariedade não funcionar, todo mundo vai saber o porquê. A culpa é da cobiça. Ninguém ainda está livre dessa história”, alerta o diretor-geral da OMS.

O aviso vale também para os fabricantes, e em primeiro lugar para os laboratórios Pfizer et Moderna. A organização pediu para que eles não priorizem as encomendas de terceiras doses de países que apresentam uma taxa de vacinação elevada. A OMS pede que as farmacêuticas privilegiem o Covax, que praticamente não tem recebido vacinas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …