OMS critica “egoísmo” de países ricos que recomendam 3ª dose da vacina

Jean-Christophe Bott / EPA

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus

Uma terceira dose da vacina para prolongar a imunidade contra a Covid ganha adeptos em vários países, principalmente ricos, mas a recomendação não tem unanimidade. Entre seus opositores, está a Organização Mundial da Saúde (OMS) que taxa os governos das nações mais desenvolvidas do planeta de “egoístas”.

Os laboratórios Pfizer e BioNTech defendem uma terceira dose para aumentar a eficácia de sua vacina anticovid contra novas variantes, e Israel já começou a aplicar um reforço nos pacientes mais vulneráveis.

O primeiro-ministro francês, Jean Castex, integra o grupo dos governantes favoráveis à medida. O premiê francês estima a terceira dose necessária principalmente para as pessoas mais vulneráveis — idosos e pessoas com comorbidades — que foram imunizadas no começo da campanha de vacinação na França, no início de 2021.

Terceira dose não faz sentido

Para a OMS, um terceiro reforço não faz o menor sentido enquanto a quase totalidade da população dos países pobres ainda não recebeu nenhuma dose da vacina.

Os países ricos prometeram um bilhão de vacinas ao Covax, assim como garantem o financiamento desse programa de distribuição mundial de imunizantes, gerenciado pela agência de saúde da ONU. Mas, além do fato de as promessas e cheques não chegarem no prazo prometido, as potências desenvolvidas barganham o essencial das doses disponíveis no mercado e, muitas delas, são contra a quebra das patentes das vacinas.

Por isso, quando alguns dirigentes mundiais falam em terceira dose, o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, passa à ofensiva.

“Os países ricos começam a dizer : ‘nós controlamos o vírus, isso não é mais nosso problema…’ Não tenho certeza que eles já se livraram da pandemia ou tenham controlado a circulação do coronavírus por causa da variante Delta e de outras variantes que podem surgir. Sinto dizer isso, mas, se a solidariedade não funcionar, todo mundo vai saber o porquê. A culpa é da cobiça. Ninguém ainda está livre dessa história”, alerta o diretor-geral da OMS.

O aviso vale também para os fabricantes, e em primeiro lugar para os laboratórios Pfizer et Moderna. A organização pediu para que eles não priorizem as encomendas de terceiras doses de países que apresentam uma taxa de vacinação elevada. A OMS pede que as farmacêuticas privilegiem o Covax, que praticamente não tem recebido vacinas.

// RFI

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …