“Os Simpsons”: Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

(dr) FOX

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana.

Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons desde 1990 até o início de 2020, quando anunciou que não mais seria responsável pela dublagem, após uma série de colocações públicas e até mesmo um documentário apontaram os impactos negativos que o retrato estereotipado de um imigrante indiano visto no personagem poderia trazer à tal população.

 

O pedido de desculpas aconteceu em entrevista para o podcast Armchair Expert, apresentado por Dan Sheppard ao lado de Monica Padman – ela mesma estadunidense de origem indiana.

“Parte de mim sente que eu preciso ir até cada pessoa indiana nesse país e pessoalmente pedir desculpas”, comentou o ator, que ainda afirmou que às vezes de fato pede desculpas pessoalmente.

Assim ele fez, por exemplo, com a própria Padman: “Eu sei que você não pediu por isso, mas é importante. Eu peço desculpas pela minha parte na criação e por participar disso”, comentou à apresentadora.

Segundo o ator, a decisão de deixar de dublar o personagem veio após uma visita à escola de seu filho, quando conversou com jovens indianos sobre o assunto.

“Um garoto de 17 anos que nunca tinha visto ‘Os Simpsons’ sabia o que Apu significava – havia se transformado em uma ofensa. Tudo que ele sabia é que aquela era a maneira que seu povo era representado e visto para muitas pessoas nesse país”, comentou Azaria, que agora advoga por maior diversidade nos elencos.

O Problema com Apu

Em 2017 o comediante Hari Kondabolu escreveu e dirigiu o documentário The Problem With Apu (O Problema com Apu, em tradução livre).

Nele Kondabolu aponta o impacto dos estereótipos negativos, microagressões raciais e ofensas contra o povo indiano a partir do personagem – que, segundo o documentário, por um período foi a única representação de uma pessoa de herança indiana a aparecer regularmente na TV aberta dos EUA.

O diretor, que afirma apreciar a importância do desenho animado e, apesar de Apu, gostar dos Simpsons, conversou no filme com outros artistas de origem indiana, que revelaram experiências como serem chamados de “Apu” desde a infância, ouvirem as frases do desenho como parte de ofensas, e até mesmo em testes e contextos profissionais, receberem pedidos por atuações no estilo do personagem.

A mudança no elenco de dubladores é parte de uma transformação maior operada, segundo os produtores, na realização de “Os Simpsons” como um todo.

“Eu realmente não sabia direito, não pensava sobre”, comentou o ator durante a entrevista. “Não tinha noção do privilégio que recebi nesse país como um garoto branco do Queens. Só por ter sido feito com boas intenções não quer dizer que não tenha ocorrido consequências negativas reais, sobre as quais eu também tenho responsabilidade”, afirmou.

O personagem está temporariamente sem aparecer em Os Simpsons enquanto buscam por um ator indiano para dublar sua voz. A entrevista com Hank Azaria para o podcast Armchair Expert pode ser ouvida no Spotify, no Apple Podcasts e nas demais plataformas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Estudo de terapia com MDMA é tão poderoso que 67% dos voluntários foram curados de trauma

Um teste clínico em humanos inovador alcançou resultados extremamente estatisticamente significativos e uma excelente taxa de segurança, demonstrando que a terapia psicodélica assistida por MDMA pode ser um tratamento eficaz para transtorno de estresse pós-traumático …

Bolsonaro diz que pessoas que cumprem isolamento são "idiotas"

Presidente critica apelos para que brasileiros restrinjam os contatos sociais em meio à pandemia, que já provocou 435 mil mortes no país. "Tem alguns idiotas que até hoje ficam em casa", diz. O Presidente Jair Bolsonaro …

EUA vão fornecer 20 milhões de vacinas contra Covid-19 para outros países

Os Estados Unidos fornecerão 20 milhões de doses adicionais de vacinas contra a Covid-19 para outros países até o final de junho, elevando o total destinado ao exterior para 80 milhões de doses. O …

Demi Lovato vai comandar programa de TV investigativo sobre OVNIs

A atriz e cantora Demi Lovato está prestes a se aventurar em um desafio de outro mundo. A artista anunciou na última semana a sua participação em uma série limitada para a plataforma de streaming …

CPI da Covid: como 'isolamento vertical' pode virar arma contra Bolsonaro

Uma das linhas de investigação da CPI da Covid apura se o governo federal adotou a estratégia da imunidade de rebanho, ou seja, a obtenção da imunidade coletiva por meio da infecção da população, no …

Astrônomos continuam encontrando inexplicáveis anéis circulares misteriosos no céu

Nos últimos anos, astrônomos avistaram vários objetos de rádio gigantescos e quase perfeitamente circulares no universo distante. Embora ninguém tenha uma explicação para essas entidades misteriosas ainda, uma equipe adicionou recentemente outra ao seu catálogo, …

Conflito tem seu dia mais sangrento em Gaza

Bombardeios israelenses deixam pelo menos 42 palestinos mortos e elevam total de vítimas a 188. Netanyahu diz que ataques continuarão. Sem um cessar-fogo à vista, o atual conflito entre Israel e Hamas teve neste domingo (16/05) …

Apple é acusada de enganar usuários através de aplicativos fraudulentos na App Store

A Apple segue batendo recordes financeiros. No entanto, escândalos um atrás do outro aumentam a preocupação em torno da App Store. Após chamar a atenção internacional com as recentes revelações sobre a existência de cassinos ocultos …

Chile escolhe representantes para elaborar nova Constituição

O domingo foi o último dia de votação no Chile para a escolha dos redatores da nova Constituição do país. Os 155 representantes eleitos terão a tarefa de mudar o texto herdado da ditadura. …

China consegue pousar veículo não tripulado em Marte

A China conseguiu neste sábado pousar um veículo autônomo não tripulado em Marte. A fase final da operação Tianwen-1 aconteceu sem falhas, informou a TV estatal chinesa, que transmitiu um programa especial chamado Alo …