“Os Simpsons”: Hank Azaria se desculpa por dar voz ao personagem indiano Apu

(dr) FOX

O ator e dublador Hank Azaria pediu desculpas por sua contribuição ao racismo estrutural contra a população indiana.

Azaria, que é branco, foi a voz por trás do personagem Apu Nahasapeemapetilon no desenho animado Os Simpsons desde 1990 até o início de 2020, quando anunciou que não mais seria responsável pela dublagem, após uma série de colocações públicas e até mesmo um documentário apontaram os impactos negativos que o retrato estereotipado de um imigrante indiano visto no personagem poderia trazer à tal população.

 

O pedido de desculpas aconteceu em entrevista para o podcast Armchair Expert, apresentado por Dan Sheppard ao lado de Monica Padman – ela mesma estadunidense de origem indiana.

“Parte de mim sente que eu preciso ir até cada pessoa indiana nesse país e pessoalmente pedir desculpas”, comentou o ator, que ainda afirmou que às vezes de fato pede desculpas pessoalmente.

Assim ele fez, por exemplo, com a própria Padman: “Eu sei que você não pediu por isso, mas é importante. Eu peço desculpas pela minha parte na criação e por participar disso”, comentou à apresentadora.

Segundo o ator, a decisão de deixar de dublar o personagem veio após uma visita à escola de seu filho, quando conversou com jovens indianos sobre o assunto.

“Um garoto de 17 anos que nunca tinha visto ‘Os Simpsons’ sabia o que Apu significava – havia se transformado em uma ofensa. Tudo que ele sabia é que aquela era a maneira que seu povo era representado e visto para muitas pessoas nesse país”, comentou Azaria, que agora advoga por maior diversidade nos elencos.

O Problema com Apu

Em 2017 o comediante Hari Kondabolu escreveu e dirigiu o documentário The Problem With Apu (O Problema com Apu, em tradução livre).

Nele Kondabolu aponta o impacto dos estereótipos negativos, microagressões raciais e ofensas contra o povo indiano a partir do personagem – que, segundo o documentário, por um período foi a única representação de uma pessoa de herança indiana a aparecer regularmente na TV aberta dos EUA.

O diretor, que afirma apreciar a importância do desenho animado e, apesar de Apu, gostar dos Simpsons, conversou no filme com outros artistas de origem indiana, que revelaram experiências como serem chamados de “Apu” desde a infância, ouvirem as frases do desenho como parte de ofensas, e até mesmo em testes e contextos profissionais, receberem pedidos por atuações no estilo do personagem.

A mudança no elenco de dubladores é parte de uma transformação maior operada, segundo os produtores, na realização de “Os Simpsons” como um todo.

“Eu realmente não sabia direito, não pensava sobre”, comentou o ator durante a entrevista. “Não tinha noção do privilégio que recebi nesse país como um garoto branco do Queens. Só por ter sido feito com boas intenções não quer dizer que não tenha ocorrido consequências negativas reais, sobre as quais eu também tenho responsabilidade”, afirmou.

O personagem está temporariamente sem aparecer em Os Simpsons enquanto buscam por um ator indiano para dublar sua voz. A entrevista com Hank Azaria para o podcast Armchair Expert pode ser ouvida no Spotify, no Apple Podcasts e nas demais plataformas.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como é feito o café descafeinado? A bebida é realmente livre de cafeína?

O café é uma das bebidas mais populares do mundo, e seus altos níveis de cafeína estão entre os principais motivos. É um estimulante natural e muito popular que dá energia. No entanto, algumas pessoas preferem …

“Carros elétricos não são a solução para a transição energética”, diz pesquisador

Peter Norton, autor do livro “Autonorama”, questiona marketing das montadoras e a idealização da tecnologia. Em viagem ao Brasil para o lançamento de seu livro “Autonorama: uma história sobre carros inteligentes, ilusões tecnológicas e outras trapaças …

Método baseado em imagens de satélite se mostra eficaz no mapeamento de áreas agrícolas

Modelo criado no Inpe usa dados da missão Sentinel-2 – par de satélites lançado pela Agência Espacial Europeia para o monitoramento da vegetação, solos e áreas costeiras. Resultados da pesquisa podem subsidiar políticas agroambientais Usadas frequentemente …

Como o Brasil ajudou a criar o Estado de Israel

Ao presidir sessão da Assembleia Geral da ONU que culminou no acordo pela partilha da Palestina em dois Estados, Oswaldo Aranha precisou usar experiência política para aprovar resolução. O Brasil teve um importante papel no episódio …

O que são os 'círculos de fadas', formações em zonas áridas que ainda intrigam cientistas

Os membros da tribo himba, da Namíbia, contam há várias gerações que a forte respiração de um dragão deixou marcas sobre a terra. São marcas semicirculares, onde a vegetação nunca mais cresceu. Ficou apenas a terra …

Mosquitos modificados podem reduzir casos de dengue

Mosquitos infectados com a bactéria Wolbachia podem estar associados a uma queda de 97% nas infecções de dengue em três cidade do vale de Aburra, na Colômbia, segundo o resultado de um estudo realizado pelo …

Chile, passado e presente, ainda deve às vítimas de violações de direitos humanos

50 anos após a ditadura chilena, ainda há questões de direitos humanos pendentes. No último 11 de setembro, durante a véspera do 50° aniversário do golpe de estado contra o presidente socialista Salvador Allende, milhares de …

Astrônomos da NASA revelam caraterísticas curiosas de sistema de exoplanetas

Os dados da missão do telescópio espacial Kepler continuam desvendando mistérios espaciais, com sete exoplanetas de um sistema estelar tendo órbitas diferentes dos que giram em torno do Sol. Cientistas identificaram sete planetas, todos eles suportando …

Em tempos de guerra, como lidar com o luto coletivo

As dores das guerras e de tantas tragédias chegam pelas TV, pelas janelinhas dos celulares, pela conversa do grupo, pelos gritos ou pelo silêncio diante do que é difícil assimilar e traduzir. Complicado de falar …

Pesquisa do Google pode resolver problemas complexos de matemática

O Google anunciou uma série de novidades para melhorar o uso educativo da busca por estudantes e professores. A ferramenta de pesquisa agora tem recursos nativos para resolver problemas mais complexos de matemática e física, inclusive …