Os softwares de home office mais importantes

A pandemia de COVID-19 obrigou muita gente a trabalhar a partir de casa. Nesse momento, se uma pessoa pode fazer seu trabalho em home office, ela deve seguir este caminho.

Toda essa situação ajudou as empresas do mundo todo a abrirem os olhos para os benefícios do home office. Há literalmente dezenas de benefícios, para citar apenas alguns, nós temos: diminuição de custos com transporte de funcionários, pontualidade no trabalho pois não há necessidade de lidar com o trânsito, segurança dos funcionários que não ficam expostos em aglomerações e etc.

É claro que todos os aspectos positivos do home office não podem ser alcançados como uma passe de mágica. São necessárias as ferramentas certas. Nesse artigo você vai conhecer algumas das ferramentas mais importantes para um profissional que trabalha em home office.

Pacote office

O pacote office diz respeito ao Word, Excel, PowerPoint e muito mais. Esse tipo de ferramenta é bastante comum para trabalhos de escritório. Você tem o Word para editar textos, o Excel para lidar com planilhas e o PowerPoint para criar apresentações.

O Office é um produto da Microsoft e funciona no formato de subscrição. O programa Word é particularmente importante devido a sua função de corretor ortográfico.

No modelo de trabalho home office, a comunicação via mensagens de textos aumenta de forma considerável. Você não vai querer enviar mensagens cheias de erros. O Word pode te ajudar nesse sentido.

Um bom VPN

VPN é a sigla para Virtual Private Network, em português: Rede Privada Virtual. Esse software cria uma rede privada dentro de uma rede de computadores pública, como a internet.

Ao trabalhar com home office, muitas vezes é necessário acessar o servidor da empresa. Fazer isso através da internet apenas pode ser perigoso pois essa rede não protege a privacidade dos usuários.  O VPN é a ferramenta que preenche essa lacuna.

Se quiser testar basta baixar o software VPN grátis na internet, através dele você pode acessar servidores com mais privacidade e segurança. Esse tipo de ferramenta é essencial especialmente se você estiver lidando com informações confidenciais.

Sistema operacional livre

O Microsoft Windows dominou completamente o mercado de computadores pessoais. O que pouca gente sabe é que esse sistema operacional é um dos mais vulneráveis disponíveis.

Por outro lado, temos os sistemas operacionais livres. São softwares como o Linux e suas distribuições. Esse tipo de sistema tem o código fonte aberto para o público e são desenvolvidos de forma comunitária com a ajuda de milhares de programadores ao redor do mundo.

Como resultado, o Linux e similares acabam sendo muito melhores em relação ao Windows em diversos aspectos, um deles é a segurança.

É claro que as pessoas que estão acostumadas com o Windows vão precisar de algum tempo para se adaptar. Também é importante destacar que as típicas ferramentas do Windows não funcionam no Linux. Portanto, avalie se vale a pena para o seu caso.

Navegador Google

O Google é uma das empresas mais populares do mundo. Hoje ela conta com diversos produtos que vão muito além dos mecanismos de busca. Um desses produtos é o navegador Google Chrome.

Esta ferramenta tem um design minimalista que é bastante atraente, ela integra todos os recursos do Google e também é um dos navegadores mais rápidos do mercado.

Não seria justo passar por esse tópico sem avisar que há diversas extensões maliciosas disponíveis para o Google. Portanto, é importante deixar um bom antivírus instalado na sua máquina, verificar as extensões que você instala no navegador com cuidado e etc.

Considerações finais

Bom, essas foram algumas das ferramentas mais importantes para qualquer profissional que trabalha a partir de casa. Há várias outras que poderíamos citar aqui como um bom antivírus, uma agenda eletrônica e etc.

Mas a ideia deste artigo é manter as coisas simples e focadas no essencial. O tipo de trabalho que você realiza pode mudar muita coisa, portanto, tire um tempo para refletir sobre o assunto.

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

EUA: Estudo traz primeiros resultados 'promissores' de vacina de RNA mensageiro contra Aids

Uma vacina usando a tecnologia de RNA mensageiro, a mesma que algumas vacinas contra a Covid-19, pode ser usada desta vez contra a Aids. É o que mostram os primeiros resultados promissores de testes …

Viagem de Lula à Argentina visa fortalecer governo de Fernández e teoria de lawfare contra Kirchner

O ex-presidente Lula será o primeiro estrangeiro a discursar diante de uma multidão na Praça de Maio, em Buenos Aires, em um ato destinado a renovar o vínculo do governo argentino com o seu …

Após EUA, vários países se mobilizam em boicote aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim

Reino Unido, Austrália, Canadá, Nova Zelândia seguiram os passos dos Estados Unidos e anunciaram que também vão participar do “boicote diplomático” aos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim, previstos para fevereiro. Os países acusam …

Musk anuncia que Neuralink testará microchips neuronais em humanos em 2022

O bilionário e empreendedor norte-americano referiu que já testou com sucesso um implante cerebral em um macaco, e quer agora que essa tecnologia seja aplicada em humanos. Os humanos poderão ter implantes cerebrais da empresa Neuralink …

Cientistas americanos encontram substância contra coronavírus em algas para sushi

Biólogos americanos esperam que sua descoberta ajude na criação de tratamentos antivírus com base em plantas. Os cientistas determinaram que o sulfato de rhamnan – polissacarídeo componente das algas verdes Monostroma nitidum, utilizadas para embrulhar o …

Mulheres comandam metade dos ministérios no governo Scholz

Futuro chanceler confirma nomes finais do seu governo, que deverá começar os trabalhos ainda esta semana. Percentual de mulheres no comando de ministérios federais é o maior da história da Alemanha. O próximo chanceler federal da …

Biden e Putin fazem videoconferência para tentar resolver impasse na Ucrânia

Joe Biden e Vladimir Putin se preparam para uma vídeoconferência nesta terça-feira (7) em um momento em que as tensões entre Washington e Moscou se intensificam com rumores de uma iminente invasão da Ucrânia …

Aung San Suu Kyi é condenada a 4 anos de prisão

Líder deposta por golpe militar em Mianmar enfrenta série de acusações que a Anistia Internacional chama de falsas. Novo veredicto deve sair nos próximos dias. A líder deposta de Mianmar, Aung San Suu Kyi, foi condenada …

Em último vídeo do mandato, Merkel pede que população se vacine

A chanceler alemã Angela Merkel, que deixará o poder na próxima quarta-feira (8), voltou a defender neste sábado (4) a vacinação contra a Covid-19, no último de uma série de mais de 600 vídeos …

Descobrem na China ferramenta de marfim de 99 mil anos, possivelmente a mais antiga do país

Pesquisadores desenterraram uma pá de marfim datada de há cerca de 99.000 anos em um sítio arqueológico do Paleolítico na província chinesa de Shandong. Acredita-se que o objeto seja uma das primeiras ferramentas de osso utilizadas …