Os softwares de home office mais importantes

A pandemia de COVID-19 obrigou muita gente a trabalhar a partir de casa. Nesse momento, se uma pessoa pode fazer seu trabalho em home office, ela deve seguir este caminho.

Toda essa situação ajudou as empresas do mundo todo a abrirem os olhos para os benefícios do home office. Há literalmente dezenas de benefícios, para citar apenas alguns, nós temos: diminuição de custos com transporte de funcionários, pontualidade no trabalho pois não há necessidade de lidar com o trânsito, segurança dos funcionários que não ficam expostos em aglomerações e etc.

É claro que todos os aspectos positivos do home office não podem ser alcançados como uma passe de mágica. São necessárias as ferramentas certas. Nesse artigo você vai conhecer algumas das ferramentas mais importantes para um profissional que trabalha em home office.

Pacote office

O pacote office diz respeito ao Word, Excel, PowerPoint e muito mais. Esse tipo de ferramenta é bastante comum para trabalhos de escritório. Você tem o Word para editar textos, o Excel para lidar com planilhas e o PowerPoint para criar apresentações.

O Office é um produto da Microsoft e funciona no formato de subscrição. O programa Word é particularmente importante devido a sua função de corretor ortográfico.

No modelo de trabalho home office, a comunicação via mensagens de textos aumenta de forma considerável. Você não vai querer enviar mensagens cheias de erros. O Word pode te ajudar nesse sentido.

Um bom VPN

VPN é a sigla para Virtual Private Network, em português: Rede Privada Virtual. Esse software cria uma rede privada dentro de uma rede de computadores pública, como a internet.

Ao trabalhar com home office, muitas vezes é necessário acessar o servidor da empresa. Fazer isso através da internet apenas pode ser perigoso pois essa rede não protege a privacidade dos usuários.  O VPN é a ferramenta que preenche essa lacuna.

Se quiser testar basta baixar o software VPN grátis na internet, através dele você pode acessar servidores com mais privacidade e segurança. Esse tipo de ferramenta é essencial especialmente se você estiver lidando com informações confidenciais.

Sistema operacional livre

O Microsoft Windows dominou completamente o mercado de computadores pessoais. O que pouca gente sabe é que esse sistema operacional é um dos mais vulneráveis disponíveis.

Por outro lado, temos os sistemas operacionais livres. São softwares como o Linux e suas distribuições. Esse tipo de sistema tem o código fonte aberto para o público e são desenvolvidos de forma comunitária com a ajuda de milhares de programadores ao redor do mundo.

Como resultado, o Linux e similares acabam sendo muito melhores em relação ao Windows em diversos aspectos, um deles é a segurança.

É claro que as pessoas que estão acostumadas com o Windows vão precisar de algum tempo para se adaptar. Também é importante destacar que as típicas ferramentas do Windows não funcionam no Linux. Portanto, avalie se vale a pena para o seu caso.

Navegador Google

O Google é uma das empresas mais populares do mundo. Hoje ela conta com diversos produtos que vão muito além dos mecanismos de busca. Um desses produtos é o navegador Google Chrome.

Esta ferramenta tem um design minimalista que é bastante atraente, ela integra todos os recursos do Google e também é um dos navegadores mais rápidos do mercado.

Não seria justo passar por esse tópico sem avisar que há diversas extensões maliciosas disponíveis para o Google. Portanto, é importante deixar um bom antivírus instalado na sua máquina, verificar as extensões que você instala no navegador com cuidado e etc.

Considerações finais

Bom, essas foram algumas das ferramentas mais importantes para qualquer profissional que trabalha a partir de casa. Há várias outras que poderíamos citar aqui como um bom antivírus, uma agenda eletrônica e etc.

Mas a ideia deste artigo é manter as coisas simples e focadas no essencial. O tipo de trabalho que você realiza pode mudar muita coisa, portanto, tire um tempo para refletir sobre o assunto.

Ciberia //

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Sinais de possível 1º exoplaneta fora da Via Láctea são detectados

Pela primeira vez na história, é possível que os cientistas tenham descoberto um planeta em outra galáxia. O possível exoplaneta recebeu o nome de M51-ULS-1 e se encontra a 28 milhões de anos-luz de distância na …

China vai vacinar crianças a partir de três anos contra a covid-19

Imunizantes aprovados são das farmacêuticas chinesas Sinopharm e Sinovac, fabricante da Coronavac. País será um dos primeiros a começar a vacinar essa faixa etária. No total, China já vacinou 76% da população. Ao menos cinco províncias …

"Bolsonaro ignora todas as necessidades culturais dos brasileiros", diz Gilberto Gil à revista Télérama

A imprensa francesa desta segunda-feira (25) destaca o show de Gilberto Gil nesta noite na Filarmônica de Paris. O músico brasileiro conversou com o jornal Le Monde e com a revista Télérama. "Gilberto Gil", embaixador …

"Peças extraordinárias" achadas na Indonésia podem ser da lendária "ilha do Ouro"

Tesouros no valor de milhões de dólares encontrados nos últimos cinco anos ao longo do rio Musi podem ser do antigo império malaio Serivijaia, na ilha de Sumatra, que por 300 anos dominou as rotas …

Pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", diz diretor da OMS

A pandemia de Covid-19 vai acabar "quando o mundo decidir acabar com ela", disse neste domingo (24) o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Ghebreyesus. O representante da ONU discursou na abertura …

Google está “criando Deus”, alerta ex executivo da Google

Segundo um ex-executivo do Google, a singularidade está chegando. E, segundo ele isso representa uma grande ameaça para a humanidade. Mo Gawdat, ex-diretor de negócios da organização moonshot do Google, que na época se chamava Google …

Pandemia causa a maior redução na expectativa de vida desde a Segunda Guerra

Desde a descoberta do coronavírus SARS-CoV-2, mais de 4,9 milhões de pessoas morreram oficialmente em consequência da infecção, segundo levantamento da Universidade Johns Hopkins. Nesse cenário, a pandemia da covid-19 reduziu a expectativa de vida …

Forças Armadas da Noruega assinam contrato bilionário de mísseis para caças F-35

Noruega tem sido um parceiro ativo no programa de caças dos EUA F-35, tendo em conta que 18 empresas deste país nórdico são parceiros diretos. Subsequentemente, a Noruega decidiu adquirir 52 caças F-35 para substituir …

Brasil fez lobby para mudar relatório climático, diz Greenpeace

Vários países, entre eles o Brasil, tentaram fazer mudanças em um crucial relatório da ONU sobre como combater o aquecimento global, afirmou o Greenpeace nesta quinta-feira (21/10), citando um grande vazamento de documentos. Os documentos aos …

Site da Coreia do Sul é usado para hospedar vírus e distribuí-lo via torrents

Uma campanha de distribuição de malwares na Coreia do Sul está disfarçando cavalos de troia de acesso remoto como um jogo para o público adulto, compartilhado via serviço de hospedagem de arquivos, como o WebHard, …