Netflix não está enviando seus filmes para os festivais como costumava fazer

A pandemia de COVID-19 causou complicações em todas as áreas e festivais de todos os tipos tem sofrido intensamente com a impossibilidade de reunir pessoas.

O Oscar 2021, um dos maiores festivais de cinema e, certamente, o mais popular, sofreu grandes perdas com a falta de estreias, já que os cinemas estão fechados e muitas grandes produções preferiram adiar os lançamendos para que os filmes não chegassem ao público através de plataformas de streaming e vídeos por demanda (VOD, na sigla em inglês).

Agora, segundo informações do IndieWire, a Netflix estaria se recusando a enviar seus filmes para os festivais, que, se acontecerem, serão adaptados para a virtualidade conveniente ao período de isolamento.

Anteriormente, os festivais eram essenciais para que a Netflix conseguisse conquistar a crítica e construir seu caminho para concorrer ao Oscar. Mas, desde que a plataforma fez um acordo para lançamento dos seus filmes nos cinemas Paris Theatre em New York e Egyptian Theatre em Los Angeles, os festivais, embora sempre úteis, tornaram-se descartáveis para a sua estratégia de divulgação.

Além disso, como medida de adaptação temporária, o Oscar e o Globo de Ouro dispensaram os lançamentos em cinemas como pré-requisito para que um filme pudesse concorrer aos prêmios, o que coloca a Netflix e demais streamings em uma zona de conforto ainda maior.

Alguns filmes da Netflix que eram aguardados pelos festivais incluem o drama biográfico Mank, de David Fincher, com Gary Oldman, Amanda Seyfried e Lily Collins; o drama Hillbilly Elegy, de Ron Howard, com Amy Adams, Freida Pinto e Glenn Close; e a adaptação do livro de Iain Reid, I’m Thinking of Ending Things, dirigido por Charlie Kaufman e estrelado por Toni Collette e Jesse Plemons.

Ainda não há informações sobre se os demais estúdios, que também estão sofrendo diversos problemas com a pandemia, irão acompanhar a Netflix e ficar de fora do circuito de festivais. O que não causará grandes efeitos para a Netflix, é um grande baque para os festivais, sobretudo aqueles menores e de alcance local, que dependem de grandes produções para atrair um público maior.

Com o Oscar e o Globo de Ouro de 2021 aceitando filmes lançados diretamente em streaming, a Netflix, que também já desenvolveu acordos para lançamentos no cinema, agora está abandonando o circuito de festivais

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Como brasileiros driblam a alta dos preços dos alimentos

Inflação mudou os itens nos carrinhos de supermercado e chegou a afetar a popularidade de Lula. Famílias de diferentes bairros de São Paulo contam sobre sua forma de lidar com a situação. "Driblar os preços." É …

Como Alzheimer deixou ator Gene Hackman sozinho em seus últimos dias: 'Era como se vivesse em um filme que se repetia'

O ator Gene Hackman estava sozinho em sua casa, na cidade de Santa Fé, Novo México, nos EUA, quando faleceu. A estrela de Hollywood, com duas estatuetas do Oscar, não fez uma única ligação e não …

Fenômeno misterioso no centro de galáxia pode revelar nova matéria escura

Pesquisadores do King's College London apontaram, em um novo estudo, que um fenômeno misterioso no centro da nossa galáxia pode ser o resultado de um tipo diferente de matéria escura. A matéria escura é um dos …

ONU caminha para 80 anos focando em reformas e modernização

O líder das Nações Unidas, António Guterres, anunciou o lançamento da iniciativa ONU 80 que quer atualizar a organização para o século 21. Na manhã desta quarta-feira, ele falou a jornalistas na sede da ONU que …

Premiê português cai após denúncia de conflito de interesses

Luís Montenegro perdeu voto de confiança no Parlamento, abrindo caminho para novas eleições. Denúncia envolve pagamentos de uma operadora de cassinos a empresa de consultoria fundada por político. O primeiro-ministro de Portugal, Luís Montenegro, e sua …

Como a poluição do ar em casa afeta a saúde e piora doenças respiratórias

Um levantamento feito em 2024 pela associação Santé Respiratoire France, a pedido da empresa francesa Murprotec, uma das maiores do setor, mostrou que a poluição em ambientes fechados é até nove vezes maior do …

1ª mulher presidente no STM: “Se chegarem denúncias sobre o 8 de janeiro, vamos julgá-las”

Em entrevista à Agência Pública, Maria Elizabeth Rocha, fala de golpe, Justiça Militar e extremismo nas Forças Armadas. O caminho da ministra do Superior Tribunal Militar (STM) Maria Elizabeth Rocha até a presidência da Corte, no …

Fim do Skype: veja 7 apps para fazer chamadas de vídeo

A Microsoft anunciou que o Skype será desativado em 5 de maio de 2025, depois de mais de 20 anos de serviço. Depois do encerramento da plataforma, os usuários poderão migrar para o Microsoft Teams …

O que aconteceu nos países que não fizeram lockdown na pandemia de covid

Em março de 2020, bilhões de pessoas olhavam pelas janelas para um mundo que não reconheciam mais. De repente, confinadas em suas casas, suas vidas haviam se reduzido abruptamente a quatro paredes e telas de …

Iniciativa oferece 3,1 mil bolsas para mulheres em programação e dados

Confederações de bancários e Febraban anunciaram vagas em três cursos. A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) e as confederações de bancários – como a Contraf e o Contec – anunciaram nesta terça-feira (11) a oferta …