Netflix não está enviando seus filmes para os festivais como costumava fazer

A pandemia de COVID-19 causou complicações em todas as áreas e festivais de todos os tipos tem sofrido intensamente com a impossibilidade de reunir pessoas.

O Oscar 2021, um dos maiores festivais de cinema e, certamente, o mais popular, sofreu grandes perdas com a falta de estreias, já que os cinemas estão fechados e muitas grandes produções preferiram adiar os lançamendos para que os filmes não chegassem ao público através de plataformas de streaming e vídeos por demanda (VOD, na sigla em inglês).

Agora, segundo informações do IndieWire, a Netflix estaria se recusando a enviar seus filmes para os festivais, que, se acontecerem, serão adaptados para a virtualidade conveniente ao período de isolamento.

Anteriormente, os festivais eram essenciais para que a Netflix conseguisse conquistar a crítica e construir seu caminho para concorrer ao Oscar. Mas, desde que a plataforma fez um acordo para lançamento dos seus filmes nos cinemas Paris Theatre em New York e Egyptian Theatre em Los Angeles, os festivais, embora sempre úteis, tornaram-se descartáveis para a sua estratégia de divulgação.

Além disso, como medida de adaptação temporária, o Oscar e o Globo de Ouro dispensaram os lançamentos em cinemas como pré-requisito para que um filme pudesse concorrer aos prêmios, o que coloca a Netflix e demais streamings em uma zona de conforto ainda maior.

Alguns filmes da Netflix que eram aguardados pelos festivais incluem o drama biográfico Mank, de David Fincher, com Gary Oldman, Amanda Seyfried e Lily Collins; o drama Hillbilly Elegy, de Ron Howard, com Amy Adams, Freida Pinto e Glenn Close; e a adaptação do livro de Iain Reid, I’m Thinking of Ending Things, dirigido por Charlie Kaufman e estrelado por Toni Collette e Jesse Plemons.

Ainda não há informações sobre se os demais estúdios, que também estão sofrendo diversos problemas com a pandemia, irão acompanhar a Netflix e ficar de fora do circuito de festivais. O que não causará grandes efeitos para a Netflix, é um grande baque para os festivais, sobretudo aqueles menores e de alcance local, que dependem de grandes produções para atrair um público maior.

Com o Oscar e o Globo de Ouro de 2021 aceitando filmes lançados diretamente em streaming, a Netflix, que também já desenvolveu acordos para lançamentos no cinema, agora está abandonando o circuito de festivais

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Samsung pode ser beneficiada por tensão entre China e Índia

Enquanto os exércitos da China e da Índia se estranham na fronteira entre os dois países, quem pode sair ganhando com a rivalidade é uma empresa sul-coreana. A Samsung deve ser a principal beneficiada com o …

Com epidemia de Covid-19 controlada, Cuba inicia retomada do turismo internacional

Enquanto o coronavírus segue se propagando pelo continente americano, Cuba garante que a epidemia está controlada no país e reabre algumas praias ao turismo internacional. No total, país registrou pouco mais de 2.300 contaminações …

Pesquisadores encontram novos dados sobre época de Genghis Khan

Grande parte da vida de Genghis Khan permanece ainda um mistério, mas um novo estudo de pesquisadores da Austrália e Mongólia fornece novos dados sobre sua época. Genghis Khan, que teria vivido entre 1162 e 1227, …

Índia vê casos explodirem e vira um dos epicentros da pandemia

Com quase 700 mil casos de covid-19, a Índia ultrapassou a Rússia e se tornou nesta segunda-feira (07/07) o terceiro país mais atingido pela pandemia de covid-19 em todo o mundo. O Ministério da Saúde indiano …

Filho interrompe ao vivo de repórter para pedir biscoitos

Em mais uma das patacoadas do home-office, a jornalista Deborah Haynes da Sky News acabou sendo interrompida por seu filho, que fez um pedido bastante singelo para a mãe: ele queria alguns biscoitos. O vídeo foi …

Encontrados metais em crateras da Lua que podem dar pistas sobre sua formação

A hipótese mais aceita sobre a formação da Lua diz que ela surgiu após a colisão entre a Terra e um planeta do tamanho de Marte, chamado Theia. O suposto evento é chamado de “hipótese …

Coronavírus empurra Cuba de volta à crise

Apesar de a covid-19 estar sob controle no país, os problemas econômicos têm se agravado, e a já difícil situação de abastecimento se torna mais crítica. Segundo semestre deve ser ainda pior na ilha caribenha. Cuba …

Boicote ao Facebook: como a debandada de grandes anunciantes pode afetar sobrevivência da rede social

Boicotes podem ser extremamente eficazes: é o que o Facebook está descobrindo. No final do século 18, o movimento abolicionista encorajou o povo britânico a ficar longe de bens produzidos pelos escravos. Funcionou. Cerca de 300 …

Cientista conta quais formas de vida os humanos podem encontrar em Marte

A humanidade tem cada vez mais chances de conhecer outras formas de vida, conforme desenvolve suas capacidades de exploração espacial. Em Marte, poderemos encontrar organismos introduzidos por veículos espaciais e modificados sob influência das condições no …

O coronavírus do ocidente é uma versão mais perigosa do que a original

Esforços são realizados para identificar se o vírus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, passou por mutações em relação ao primeiro identificado em Wuhan, na China, em dezembro do ano passado. Em abril, um estudo não revisado pelos …