OPEP concorda em reduzir produção de petróleo

A Organização dos Países Exportadores do Petróleo (OPEP) chegou ao acordo para reduzir a produção da matéria-prima em 1,2 milhões de barris, informa uma fonte próxima das negociações.

A fonte anônima foi citada pela agência de notícias Bloomberg e a decisão ainda não foi divulgada oficialmente.

Se o acordo for consumado, a produção mundial ficará ao nível de 32,5 milhões de barris por dia. Os países produtores de petróleo que não fazem parte da OPEP também terão que reduzir a produção em cerca de 600 mil barris diários.

Durante o encontro anterior da OPEP, que teve lugar em Viena no final de outubro, o secretário do Petróleo do Ministério de Minas e Energia brasileiro, Márcio Félix, representante do Brasil no evento, mostrou a posição contrária do Brasil a um corte na produção, alegando que não via como uma oferta menor poderia resolver o problema dos atuais preços baixos da matéria-prima.

Embora não faça parte da organização, o Brasil foi convidado, juntamente com outros países produtores mas não filiados, a participar da reunião. O governo brasileiro se fez representar, tal como outros produtores como a Rússia, o México, o Azerbaijão, o Cazaquistão e Omã.

OPEP planeja reunir-se com demais países produtores de petróleo

A OPEP planeja agora uma reunião para discutir a estabilização do mercado de petróleo com demais países produtores, que não fazem parte da organização, no dia 9 de dezembro, em Doha.

Segundo a fonte da agência Bloomberg, a OPEP pretende organizar a reunião em Doha, no Catar, mas outras cidade também estão sendo avaliadas para sediar o encontro.

No final de setembro, durante um encontro informal na Argélia, o cartel chegou a um acordo para congelamento da produção entre 32,5 e 33 milhões de barris de petróleo por dia. No entanto, na ocasião faltou discutir a contribuição concreta de cada país da organização para o plano.

COMPARTILHAR

DEIXE UM COMENTÁRIO:

Nuvem monstruosa de poeira do Saara é observa da espaço vindo em direção a Amazônia

  Todo os anos o deserto do Saara, lá do lado oposto do Oceano Atlântico, sopra uma nuvem tão gigantesca de poeira em direção as Américas que foi apelidada de Godzilla. É a maior destas nuvens em …

Oi? Kanye West compara vacina para COVID-19 com "a marca da besta"

Em nova polêmica, o rapper norte-americano Kanye West fez uma série de revelações sobre como ele enxerga uma possível vacina contra o novo coronavírus (SARS-CoV-2). Durante entrevista concedida para a revista Forbes, o cantor também comentou …

Comentarista da CNN Brasil insinua que gays são promíscuos e ‘têm chance muito maior de ter Aids’

A CNN Brasil convidou o comentarista Leandro Narloch para falar sobre ao vivo sobre a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de liberar a doação de sangue por parte de homens homossexuais e mulheres transsexuais, …

China detecta rastros de coronavírus em pacotes de alimentos do Equador

A China anunciou nesta sexta-feira (10/07) a suspensão das importações de alimentos do Equador após encontrar rastros do novo coronavírus em embalagens de camarão. Os vestígios foram encontrados em contêineres com pacotes de camarão branco do …

Pesquisadores se deparam com '1º colar' humano de 160.000 anos

Fósseis de conchas de amêijoas de 160 mil anos encontradas em cavernas de Israel são os primeiros exemplares de conchas usadas como adorno no corpo humano, defendem pesquisadores. Há cerca de 160 mil a 120 mil …

A China diz ter identificado uma nova doença muito mais mortal do que o Covid-19

A embaixada da China no Cazaquistão alertou sobre uma nova pneumonia desconhecida que seria ainda mais mortífera do que o coronavírus (Sars-CoV-2) causador Covid-19, de acordo com o South China Morning Post (SCMP). “A taxa de …

The Sims ganhará reality show para premiar jogadores em US$ 100 mil

A longeva franquia The Sims, onde gamers gerenciam todos os aspectos da vida de avatares virtuais, vai ganhar um reality show. Veiculado pela emissora norte-americana CBS, a atração se chamará “Spark’d” e deve ir ao ar …

Nudes de 100 anos encontrados dentro de parede são avaliados em milhares de dólares

O senso comum sugere que as gerações passadas eram mais conservadoras que as atuais, especialmente no que diz respeito à sexualidade. Basta escavarmos um pouco a memória – ou as paredes de nossas casas – para …

Presidente interina da Bolívia testa positivo para covid-19

A presidente interina da Bolívia, Jeanine Áñez, revelou nesta quinta-feira (09/07) que foi infectada pelo novo coronavírus e que iniciará um período de quarentena. "Junto com toda a minha equipe, temos trabalhado pelas famílias bolivianas durante …

Após Bolsonaro tirar máscara em entrevista, ABI entra com ação contra presidente no STF

A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) apresentou nesta quinta-feira (9) uma queixa criminal ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o presidente Jair Bolsonaro, depois que ele tirou a máscara em uma entrevista em que anunciou …